Skip to content

Quais são os requisitos de espaço e design de um escritório de advocacia para advogados?

28 de abril de 2021

Se você é advogado e está planejando criar um espaço para praticar o que você é apaixonado, você precisará saber tudo o que precisa em termos de espaço e design de um espaço jurídico. Se você quiser saber todos os detalhes sobre isso, não se desligue da tela do seu aparelho e aproveite o artigo Quais são os requisitos de espaço e layout de um escritório de advocacia para advogados?

Quais são os requisitos de espaço e layout de um escritório de advocacia para advogados?

Espaços essenciais

  • Recepção: Já que a primeira impressão é o que conta, é importante que seu escritório tenha uma boa recepção, que tenha uma recepcionista que avalie clientes e fornecedores de forma agradável. Este espaço deve ter cadeiras onde as pessoas possam sentar e esperar confortavelmente, onde o número de assentos seja pelo menos três vezes maior que o número de advogados, onde o tamanho do espaço vai depender do número de advogados que lá trabalham, mas com alguns que ficam vazios para evitar que o local pareça lotado.
  • Escritórios: Quanto ao espaço atribuído aos escritórios, deve-se ter em consideração que cada advogado tem o seu respectivo gabinete com espaço receber dois clientes ao mesmo tempo, mínimo. Além disso, um escritório de advocacia deve ter uma sala para reuniões; o espaço deve ser de um tamanho que permita que pelo menos dois advogados e alguns clientes se encontrem ao mesmo tempo.
  • Sala de documentos: Deve estar em um local de fácil acesso, para que os cabos possam ser conectados e cheguem às impressoras de cada computador sem problemas; entretanto, tudo relacionado a cabos e conexões elétricas deve ser facilmente acessível aos provedores de serviço.
  • As prateleiras também são necessárias para posicionar o equipamento e armazenar os suprimentos de maneira ordenada e correta. Deve ser incluída uma grande mesa de trabalho para a encadernação e organização dos documentos, com espaço suficiente para que o local não seja desconfortável. Além disso, você deve tentar seguir o requisitos de sua localidade quanto à ventilação do espaço da sala de documentos.

Espaços domésticos

  • Sanitários: la ubicación de los baños debe ser en un lugar que sea accesible a la zona de recepción, pero sin estar tan cerca de esta, además si es posible, se debería crear un muro de privacidad y un pasillo, que divida los baños y la zona de espera. Claro, fazer isso nem sempre é possível, pois envolve mais despesas, então, se isso não for possível, você deve criar banheiros privativos para advogados, para que seja mantido um tipo de ambiente de trabalho profissional entre funcionários e advogados.

advogado lê livro na frente do símbolo de equilíbrio justiça

  • Cozinha: Embora não seja obrigatório ter uma cozinha em um escritório de advocacia, ela pode ser adicionada ao design, pois adiciona um toque de conforto e permite mais hospitalidade aos clientes. Uma pequena cozinha com geladeira, cafeteira, micro-ondas, pia e armários para guardar suprimentos é mais do que suficiente para o espaço, além de poder ser montada uma mesa para que os funcionários possam comer com conforto.

Um escritório de advocacia sem escritórios: isso é possível?

Atualmente, os espaços imobiliários estão cada vez mais caros, por isso pode ser difícil pegue um bom espaço onde colocar escritório de advocacia, devido aos custos envolvidos. Pois bem, deves saber que existe uma alternativa para a colocação de um espaço físico para o escritório de advocacia, se queres saber o que é, continue a ler o que te falamos a seguir:

O modelo de “dispersão” como alternativa ao estudo jurídico

O modelo de negócios de ‘dispersão’ é que, em vez de ter um grande escritório para advogados, eles cada um trabalha de suas casas ou espaço que eles próprios estabelecem para realizar o seu trabalho, estando assim em “dispersão”. Portanto, usando a tecnologia, o escritório de advocacia pode trabalhar em equipe como qualquer escritório de advocacia tradicional, mas à distância.

Isso significaria uma grande economia nas despesas com aluguel de um imóvel, despesas de um estabelecimento físico e outras, além de dar conforto aos advogados, promovendo o autonomia do empregado e ser mais produtivo no teletrabalho.