Skip to content

Quais são os Princípios e Teorias Modernas de ‘Gestão’ e ‘Liderança’?

22 de abril de 2021

A ocupação que sobrecarrega o departamento administrativo de uma empresa exige compromisso e dedicação absolutos para atingir as metas e objetivos que são definidos pela instituição.

Pois, apesar de não ser a autoridade máxima de nenhuma dessas organizações, trabalhando em conjunto com outras áreas que lhe são semelhantes, conseguem fazer uma gestão correta que garanta o sucesso de seus serviços.

No entanto, trabalhar de uma certa forma que garanta uma produção adequada de capital requer a intervenção de fatores como liderança, para que cada entidade que compõe a empresa encontre o caminho a seguir para o cumprimento das suas tarefas.

Teorias e princípios subjacentes à administração

Por ser uma ciência cujo estudo possibilita o bom funcionamento de uma organização, os administradores também devem ser personagens de notável habilidade humana para garantir o sucesso de sua gestão.

Para formar o profissional que vai desempenhar essa função, existem teorias criado por Henri Foyal e outros personagens emblemáticos, cujo pensamento pode ser adotado pelos funcionários da administração para que cumpram os parâmetros de planejamento, organização, desenvolvimento, coordenação e controle de um ambiente de trabalho.

Algumas teorias conhecidas pelos administradores

Ao longo dos anos, cada teoria conhecida passou por diferentes mudanças a fim de adaptar-se a várias circunstâncias que condicionam um espaço de trabalho.

A partir do neoclássico, onde a administração desenvolvia tarefas mecanicamente, sem dar um interesse mínimo pela natureza do ser humano e seu comportamento.

Posteriormente, essa ideia foi descartada e por meio da Abordagem Comportamental, entendeu-se que cada profissional teve a capacidade de encontrar soluções flexíveis e democráticas, para favorecer a entidade.

A partir deste ponto, outras abordagens são geradas onde cada pessoa que compõe uma empresa funciona como um sistemae, portanto, ao tomar uma decisão, todos os aspectos-chave que estarão sujeitos a alterações devem ser levados em consideração.

Desta forma, em áreas de grande importância como os recursos humanos, sua administração trabalha com base nessas teorias de forma a cumprir seus objetivos e funções.

Princípios básicos da administração

Qualquer que seja a entidade ou instituição que possui uma equipe administrativa, deve trabalhar com base em princípios que possibilitem o bom funcionamento de suas tarefas.

Isso inclui hierarquia, que nada mais é do que um pirâmide de comando que compõe as instituições, que anda de mãos dadas com o controle, a unidade de comando e a delegação de autoridade aos demais departamentos.

Da mesma forma, também são acompanhados pela especialização, que atribui as tarefas a cada agente para o qual foram contratados, que são classificadas de acordo com a centralização e descentralização de cada empresa.

Teorias e princípios subjacentes à liderança

Além da administração, a liderança também é um fator predominante no sucesso de uma instituição, cujas teorias são debatidas entre o nascimento ou criação daqueles que cumprem este papel.

Teorias que orientam os líderes

Através da teoria da liderança participativa, é fundamentado que um bom líder permite a participação de diversos indivíduos para entender melhor as decisões e chegar a um acordo sobre uma meta que proporcione benefícios para todas as entidades.

Da mesma forma, existe liderança transacional onde benefícios e punições são dados para aqueles que os merecem, para motivar de uma forma ou de outra aos componentes de uma empresa.

empresa de funcionários de liderança

Da mesma forma, a liderança transformacional estabelece que as pessoas tendem a seguir uma pessoa que as inspira e serve de exemplo, portanto, sua visão e entusiasmo lhes permitirão gerar mudanças significativas.

Princípios de liderança

Ao contrário dos princípios de administração, aqueles que sustentam a liderança nada mais são do que valores que um indivíduo deve possuir para realizar suas tarefas corretamente.

Conforme refletido na teoria da trajetória da meta, o líder adequado de uma empresa deve atender às habilidades sociais, como honestidade, inteligência, competência, justiça, coragem, mente aberta e receptiva, que pode permitir que você veja a longo prazo e obter os maiores benefícios para a instituição.