Skip to content

Quais são os princípios básicos da tomada de decisão individual em economia?

23 de abril de 2021

O princípios básicos de tomada de decisão individual em economia, eles devem ser entendidos como um conjunto de fatores que nos permitem compreender escolhas particulares. As pessoas tomam decisões com base em seus gostos e necessidades de consumo, pelo menos é assim que podem ser entendidas por certas ideias da economia tradicional.

Mas como determinar tudo o que influencia esta tomada de decisão?, já que muitas vezes as motivações que orientam as pessoas a consumir são muito variadas. Portanto, conhecer esses princípios faz parte do que qualquer processo de pesquisa de mercado deve realizar na execução de suas tarefas.

As ideias desses princípios são altamente relevantes na economia, visto que muitos especialistas na área postularam conceitos em vigor hoje.

Por que os princípios básicos da tomada de decisão individual são importantes em economia?

A economia na tomada de decisões desempenha um papel muito importante, por sua vez, o economia sofre tendências devido a decisões individuais dos consumidores. Tudo parte da ideia de que qualquer problema econômico está fortemente relacionado à tomada de decisão.

Então, o papel da decisão individual está ligada à escolha dos indivíduos que compõem o setor de consumo. Desta forma, esses indivíduos oferecem informações sobre o o que fazere, por sua vez, ideias sobre o o que não fazer.

Daí a relevância da existência e gestão de princípios básicos que permitiriam compreender a interação de certas escolhas individuais dentro de um mercado. Já que daqui nascerão os planos estratégicos futuros que continuarão a dar fluidez dentro da economia.

Os princípios básicos da tomada de decisão individual em economia

Conhecer os princípios básicos da tomada de decisão individual em economia é um dos principais requisitos deste campo de estudo.

Os recursos são limitados

Economia, por definição, estuda a administração de recursos limitados para atender a necessidades ilimitadas. Isso significa que a abundância de alguns recursos, ou conseqüentemente sua escassez, pode afetar diretamente a decisão individual de um consumidor.

dinheiro para economizar

Pessoas e compromissos

É fato que as pessoas enfrentam compromissos, que descreve o processo pelo qual uma pessoa passa para tomar uma decisão antes de executar qualquer atividade. Em outras palavras, quando uma pessoa estima uma certa quantia de dinheiro para um produto, ela também considera as outras necessidades que não poderá mais cobrir gastando esse dinheiro.

O texto acima é o que algumas pessoas chamam de avaliação e controle do poder de compra pelo consumidor. Como conseqüência, uma pessoa sempre será forçada a cobrir as necessidades primárias e relevantes.

Determinando o custo

Existem consumidores que apenas comparam o preço de um produto, quando pode não ter relação com o seu verdadeiro custo total. O que traz consumidores prudentes para outra classificação, que avaliam os custos menos tangíveis associados a uma determinada compra ou ação econômica.

Um exemplo do acima é quando uma pessoa prefere comprar um produto em detrimento de outro, levando em consideração apenas o seu preço mais baixo. Quando o custo total será refletido no manutenção e durabilidade desse produto para atender à sua necessidade em primeiro lugar.

Portanto, é importante avaliar o quão limitados estão os consumidores antes de cumprir e cobrir as despesas de seus desejos desnecessários.

Considerações sobre o excedente

As pessoas como seres racionais eles projetam seu desejo de comprar um bom enquanto, ao mesmo tempo, contam com um excedente marginal. Ou seja, na quantidade de unidades extras daquele bem eles podem ser adquiridos de acordo com seu custo.

Incentivos como estimulantes

As pessoas sempre serão capazes de responder aos estimulantes, é quase um comportamento automático incentivar o consumidor por meio de diferentes estratégias que o mercado planeja. Nada mais é do que apresentar motivos suficientes que o façam compreender, ao consumir, que vale mais a pena comprar um bem do que guardar o seu dinheiro.

Até aqui você pode conhecer o princípios mais básicos sob o qual a tomada de decisão individual é administrada dentro da grande economia de acordo com as idéias de diferentes autores.