Skip to content

Quais são os padrões técnicos ISO para projeto ergonômico? – Aqui está a resposta

23 de abril de 2021

Os espaços em que trabalhamos são determinantes de quão bem executamos uma tarefa. É importante para um chef, por exemplo, ter uma cozinha que lhe permita transitar rapidamente entre diferentes ambientes e também que tenha acesso a todos os seus ingredientes e suplementos de forma eficiente e simples.

Ergonomia é a ciência que lida com estudar o layout e design de tarefas e espaços de trabalho, isso para conseguir um fluxo de trabalho decente, que possa maximizar a eficiência dos trabalhadores e, portanto, aumentar a receita que a empresa pode gerar.

Um bom exemplo da necessidade de um bom design ergonômico são os restaurantes de fast food, como McDonalds ou Burger King, que precisam de espaços projetados para facilitar o movimento de ordens e trabalhadores dentro de uma cozinha densamente povoada.

Tipos de Ergonomia

A ergonomia estabelece que em um sistema existem 3 fatores, que são humano, máquina e meio ambiente, e que tudo isso deve ser otimizado para melhorar as fases do processo produtivo de uma empresa.

Esta é uma ciência tão importante que tem um organismo internacional que o regulamenta, que é a International Ergonomics Association, a quem cabe estabelecer um conjunto de normas com as quais se garantem o desenvolvimento do ser humano e de seu ambiente de trabalho.

Esta ciência é dividido em 3 grupos, Ergonomia cognitiva, que busca explicar os processos internos do indivíduo; Ergonomia física, que estuda os elementos da capacidade física do indivíduo; e Ergonomia Organizacional, que estuda as melhorias que podem ser feitas na distribuição de objetos em um espaço.

Por outro lado, existem várias organizações que cuidam da ergonomia, assim como o ISO. Esta é uma associação internacional que mantém os processos de controle de qualidade das empresas para garantir que o cliente receba o melhor produto que pode ser oferecido.

Esta organização dar um agradecimento a todas as empresas capazes de cumprir todas as etapas para obter a certificação ISO 9000.

Uma vez obtida a certificação, é imediatamente aparente que a empresa irá adquirir certas características das normas ISO 9000 que eles farão com que se destaque dos outros e dão muito prestígio no ambiente de trabalho e econômico.

pessoas reunidas trabalhando

Quais são os padrões técnicos ISO para design ergonômico?

São uma série de regras de altíssima validade, isso porque foram criados com base em estudos de cientistas renomados, que estabelecem as regras básicas para a elaboração de ambientes de trabalho. Esses estudos foram compilados por um comitê especial da ISO e emitiram os requisitos básicos para alcançar um ambiente ergonômico para a empresa e seus trabalhadores.

Esses especialistas que compõem o comitê são personagens de diferentes países como Suíça, México, Estados Unidos, Espanha e Reino Unido, Coréia do Sul e Japão, e o importante dessas regras é que nenhuma é publicada. a menos que você tenha o consenso de todos os personagens que compõem o fórum.

Devido ao natureza repetitiva de nossos trabalhosPodemos adotar movimentos que a princípio parecem inofensivos para o nosso corpo, mas que, a longo prazo, podem ter consequências terríveis para o nosso corpo, como a doença do túnel do carpo em pessoas que escrevem muito.

Existem vários trabalhos cujas rotinas e movimentos são avaliados especificamente por uma série de especialistas que podem determinar se o trabalho exige uma modificação na sua rotina ou se deve ser mantida, já que a verificação da segurança do trabalhador é fundamental na formação de equipes de trabalho eficazes e sólidas.

É importante destacar que a forma como uma tarefa é estruturada é fundamental nas consequências de sua repetição a longo prazo. O conjunto de regras mais básico deixado pela ISO é a ISO 11228, que avalia os efeitos do levantamento e deslocamento de cargas no corpo humano e estabelece o guia básico para quase todo trabalho de esforço físico.