Skip to content

Quais são os padrões da OSHA para o uso de eletricidade no local de trabalho?

19 de abril de 2021

OSHAs são um conjunto de padrões promovidos principalmente pelo Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon (R) em 1970. Nessa época, o taxa de mortalidade e acidentes de trabalho era extremamente alto nas empresas.

Em 29 de dezembro de 1970, foi assinada a Lei de SST (Lei de Segurança e Saúde Ocupacional). E não foi até 28 de abril de 1971, quando finalmente entrou em vigor no país.

Se você está se perguntando o que significa OSHA, de acordo com sua sigla em inglês, ‘Administração de Segurança e Saúde Ocupacional’ em espanhol se traduz em ‘Administração de Segurança e Saúde Ocupacional’.

É importante notar que, embora o termo OSHA esteja relacionado principalmente a padrões, o A própria OSHA é uma agência governamental dependente do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.

Atualmente, esta agência conta com mais de 3.000 inspetores e 600 assessores estaduais em mais de 140 escritórios em todo o território nacional, protegendo assim mais de 130 milhões de trabalhadores em mais de 8 milhões de empresas.

Para que servem os padrões OSHA?

As normas OSHA se encarrega de cuidar do bem-estar e a segurança em geral dos trabalhadores, porém, um de seus principais focos é o cuidado com possíveis falhas elétricas que possam prejudicar os colaboradores.

Desta forma, OSHA tem três estágios de regulação: O cuidado e a observação das instalações elétricas, a aplicação e manuseio que podem ser prestados aos equipamentos elétricos no trabalho e manutenção, bem como a utilização de materiais de segurança.

Ao longo desses anos com os padrões OSHA, mais de 600 mil pessoas garantem que foram salvas graças a essa regulamentação obrigatória nas empresas. É por isso que o seu a importância é validada e suportada por milhares de americanos no país

Para o setor público ou privado? Uma pergunta muito importante com uma resposta simples: Embora os padrões da OSHA tenham sido criados principalmente para empresas privadas, é importante saber que existem determinados escritórios autorizados pela OSHA, para o controle de órgãos públicos.

Cores de segurança OSHA

Sendo claro o que é o osha e sua função, vamos continuar a saber quais são as cores de segurança do osha. Conhecer o guia de cores da OSHA, permite entender uma grande quantidade de informações presentes nas empresas, e que provavelmente você não conhecia ou simplesmente não deu importância até agora.

Vamos começar com o cores preto e brancoIndicam zonas de tráfego, espaços que devem ser livres e escadas. A cor azul é útil para denotar sistemas que podem ser iniciados, como fornos, elevadores, bem como equipamentos em reparo.

A radiação é sinalizada por a cor roxo, que também pode ser acompanhada por certos detalhes ou letras em laranja ou vermelho.

Por sua parte, a cor verde indica o equipamento de primeiros socorros, como kits de primeiros socorros ou sinais de rota de fuga. A cor amarela é especialmente indicada para objetos que não se movem, mas podem causar alguns danos, como queda de degraus, postes ou objetos pendurados. O cor laranja refere-se a advertência para equipamentos que podem causar danos por corte ou esmagamento.

Recomendações para trabalhar com equipamentos elétricos

Se você quer saber quais precauções devem ser tomadas ao usar equipamentos elétricos, esta seção é para você. Vestido é muito importante ao trabalhar com equipamentos elétricos.

Evite usar roupas largas e use o tipo à prova de fogo, se possível. Por sua vez, Botas e luvas dielétricas eles são grandes aliados a serem considerados.

Analise detalhadamente cada circuito e conexão que irá operar. O que mais, trabalhar sem eletricidade é uma prevenção que você pode fazer e que pode ser de grande ajuda.

Da mesma forma, você pode se perguntar quais são os condições ambientais causando choques elétricos, a resposta é simples, mas ampla, chuvas fortes são extremamente perigosas se você estiver trabalhando com equipamentos elétricos.

resistores de eletricidade no trabalho

Tempestades, vento forte e nevasca contínua também são situações de risco no caso de trabalhar com circuitos.

Por fim, entendendo as medidas de segurança para trabalhar com eletricidade, é inesquecível que manusear circuitos elétricos e equipamentos com água ao redor não é uma boa ideia, e que cores podem significar vários avisos.