Skip to content

Quais são os elementos e funções básicas de um sistema de informação contábil?

27 de abril de 2021

Em todas as empresas é realizado um registro de todos os movimentos de receitas e despesas, com o objetivo de manter a ordem. Neste artigo, vamos ajudá-lo a entender o que é um sistema de informações contábeis seus elementos básicos e funções em uma empresa.

O que é um sistema de informação contábil?

Um sistema de informação contábil é o responsável pela compilação, armazenamento e processamento de dados financeiros e contábeis pelos seguintes usuários:

  • Investidores.
  • Credores
  • Autoridades fiscais.

O mecanismo informatizado serve para desenvolver um acompanhamento do exercício contábil, isto é feito em conjunto com a remessa de tecnologia da informação. Este é um conjunto de procedimentos contábeis tradicionais, como os princípios contábeis geralmente aceitos (GAAP), usando recursos de TI modernos. Também se baseia em diferentes elementos significativos que existem no ciclo contábil, é claro que as informações podem variar de acordo com a capacidade da indústria.

Por exemplo, um sistema de dados contábeis típico pode incluir os seguintes itens gerenciáveis ​​que um contador público ou privado executa:

  • Dados vinculados à receita.
  • Despesas ou desembolsos.
  • Informação ao Cliente.
  • Informações sobre o pessoal da empresa.
  • Dados fiscais.

Dados específicos de um relatório contábil.

  1. Pedido de venda.
  2. Relatórios de análise.
  3. Pedido de compra.
  4. Faturas.
  5. Saldos financeiros.
  6. Verificações de negócios.
  7. Folha de pagamento.
  8. Declarações de contas.
  9. Livro maior.

São características que definem um processo de informação contábil que uma instituição ou empresa administra, que deve ser gerenciado de forma organizada e supervisionada.

Funções de um sistema de informação contábil

Basicamente, um sistema de informação contábil, como já explicamos, tem por objetivo realizar as seguintes tarefas em uma empresa:

  1. Processe, colete e armazene dados de forma eficaz relacionadas às atividades financeiras de uma instituição comercial manufatureira. Esses dados incluem a captura de dados de transações de arquivos de origem, o registro de transações e a emissão de informações em livros contábeis.
  2. Outra função de um SIC é fornecer dados úteis para a tomada de decisões, incluindo a produção de relatórios de contabilidade gerencial e demonstrações financeiras.
  3. Um sistema de dados contábeis deve garantir que os controles estejam em seu devido lugar para aplicar registro e processamento de dados com a maior precisão possível.

Funções específicas de dados contábeis

  1. Retenção e recuperação de dados com a ajuda da tecnologia da informação.
  2. Saídas de dados que incluem uma grande variedade de documentos, como relatórios de envelhecimento, contas a receber, listas de clientes, informações de clientes, calendários, entre outros.
  3. Interação com os departamentos onde é realizado o orçamento de vendas em conjunto com o equipe de gestão de estoque.
  4. Controles internos, baseados em políticas e procedimentos que salvaguardam e garantem que os dados possam ser inseridos no sistema.

Elementos básicos do sistema de informação contábil

Anteriormente, podíamos revisar e cobrir as características de um sistema de contabilidade, e que essas são vitais para indústrias ou empresas em micros e macros. Agora veremos quais são os elementos básicos e fundamentais para realizar com sucesso uma boa gestão de dados contábeis.

  • Documentos de suporte: Esses procedimentos são informações escritas que servem como prova da realização de uma transação ou movimento comercial de alguma empresa. Nestes realizam três atividades no âmbito do desenvolvimento de uma empresa, tais como Operação, Investimento e Financiamentos de natureza jurídica.
  • Documento de suporte contábil: Antes de iniciar o controle dos diversos movimentos socioeconômicos no razão de lançamentos ou resumos, deve-se criar um reconhecimento contábil com base nos apoios de pedidos em débitos e créditos.
  • Plano de contas: É a lista que inclui todas as contas que podem ser utilizadas para fazer a contabilidade de uma empresa.

usando o livro-razão

  • Livros de contabilidade: O código comercial determina que um comerciante, para fazer sua contabilidade, deve manter um diário, livro-razão, livro de balanço e contas correntes.
  • Estados financeiros: Eles têm um propósito especial, que é atender às necessidades dos usuários que não estão em condições de solicitar relatórios contábeis de uma instituição.

Pronto, o conhecimento dessas informações ajudará a agilizar os registros contábeis de forma bem sucedida, ordenada e responsável em qualquer empresa.