Skip to content

Quais são os benefícios de um cartão de credenciamento de grau de deficiência?

25 de abril de 2021

É importante identificar as pessoas que tem algum tipo de deficiência, isso nos permite canalizar a ajuda e os cuidados necessários para o seu bem-estar e conforto.

Da mesma forma que essas pessoas precisa identificar com algum documento para poder usufruir dos benefícios, serviços e tratamentos especiais que a lei e algumas instituições privadas lhes concedem, da mesma forma que para eles a economia também é importante.

O que é um cartão que credencia o grau de deficiência?

É um documento geralmente feito de plástico ou material plastificado, semelhante a um cartão bancário, que é concedido pelos escritórios cedidos e autorizados pelo Estado, a pessoas com algum grau de deficiência, o que estabelece a política estadual de cessão de estes, o que mostra o reconhecimento da referida deficiência perante o estado.

Os cartões que credenciam o grau de deficiência são os que atualmente substituem o certificados de deficiência. Eles são entregues apenas a certas pessoas que atendem ao grau de deficiência estabelecido pelo estado. Trata-se de um documento único e intransferível para as pessoas.

Este documento facilita o acesso a certos serviços, bem como conceder certos privilégios para aqueles que o carregam. O cartão que credencia o grau de deficiência pode ser apresentado em qualquer situação que o titular considere necessária, juntamente com o seu documento de identificação nacional para comprovar que se trata da mesma pessoa.

A utilização de um cartão que credencia o grau de deficiência tem como objetivo simplificar e priorizar a utilização de determinados serviços e agilizar os processos de pedidos de procedimentos específicos de forma a que compensar desvantagens sociais envolvendo deficiência.

Benefícios de um cartão que credencia o grau de deficiência

Um dos benefícios dos cartões que credenciam o grau de deficiência é o apoio para entrar como funcionário para instituições ou empresas, visto que existem locais que têm a obrigação de contratar um determinado percentual de funcionários com deficiência, eles devem possuir este cartão.

Eles têm a possibilidade de trabalhar em uma área na qual a pessoa se sinta confortável e não afete seu bem-estar. As áreas mais comuns a estas pessoas são as áreas de informação, aconselhamento, apoio ou na área da economia tradicional. Eles também tem vantagens fiscais no momento de receber um plano de aposentadoria e obter seu cartão de aposentadoria.

Para as pessoas que possuem cartão que credencia o grau de deficiência, algumas contas são reduzidas na quitação de débitos tributários com o estado, da mesma forma, essas pessoas eles são exonerados de impostos sobre veículos se for usado exclusivamente e você obtém redução de preços no pagamento de contas de estacionamento.

Os titulares dos cartões que comprovam o grau de deficiência podem contar com reduções de preços em certos serviços públicos, como o custo da passagem de transporte público, desde que você tenha esse documento em sua posse junto com sua identificação nacional.

Eles também têm ajuda do estado em relação ao aquisições e instalações de qualquer produto técnico necessário ao seu bem-estar, como cadeiras elétricas ou plataformas elevatórias. Atualmente existem programas de aconselhamento e informação para a obtenção de determinados empregos.

Os detentores desses cartões têm a opção em seus empregos de fazer parte do modalidade não contributiva, ou seja, essas pessoas podem ou não realizar suas atividades correspondentes no trabalho.

Além dos benefícios que acabamos de citar, os portadores de um cartão que ateste o grau de deficiência, obtêm inúmeros benefícios oferecidos pela empresas ou instituições públicas e privadas, e o mesmo em alguns centros de ajuda comunitária.

Pessoa em cadeira de rodas

Como obter um cartão que comprove o grau de deficiência?

Para a pedido de cartão de credenciamento do grau de deficiência O titular interessado deverá dirigir-se a um dos escritórios autorizados pelo Estado para a emissão deste tipo de documento, juntamente com a documentação exigida que comprove a validade das informações.

Caso não possa comparecer pessoalmente, deverá realizar o procedimento em representante legal. Você também pode optar por realizar o procedimento pela internet, desde que o cartório público selecionado tenha essa opção.