Skip to content

Quais são as vantagens, vantagens e desvantagens de um plano de produção agregada?

21 de abril de 2021

Uma vez que se saiba com certeza qual é a diferença e semelhança entre ‘produtividade’ e ‘produção’ e outros princípios básicos, é hora de estabelecer os planos. Se você deseja criar estratégias para a produção do seu negócio, é recomendável conhecer quais benefícios, vantagens e desvantagens tem um plano de produção agregado.

O que é produção / planejamento agregado

A produção ou planejamento agregado refere-se especificamente a uma proposta na qual os planos de produção são estabelecidos em períodos mais curtos. Na maioria dos casos, o planejamento agregado estabelece objetivos em períodos de menos de 18 meses.

Na verdade, o planejamento agregado é frequentemente tratado mesmo em períodos entre 3 e 6 meses. Pode-se dizer que este tipo de produção tem como foco o desenvolvimento imediato, o que pode ser útil para melhorar a produção em períodos relativamente curtos.

O planejamento agregado se expressa, na maioria dos casos, em unidades de produção, ou seja, na quantidade de produtos planejados para serem feitos em um determinado tempo. Em qualquer caso, aspectos como o horário de trabalho e as coisas típicas da produção também são considerados.

Uma característica intrínseca desse sistema de produção é que a demanda é analisada e a partir dela se estabelece o planejamento. O objetivo é satisfazer o demanda de produto e com base nisso, são tomadas as decisões pertinentes. Claramente, para entender melhor todas as informações abaixo, é imprescindível conhecer o planejamento da produção e o controle de estoque.

Os benefícios e vantagens de um plano de produção agregado

  • As etapas a seguir serão analisadas em profundidade: Levando em consideração aspectos como a capacidade produtiva total e a demanda da empresa, serão estabelecidos planos de ação. Graças a isso, os custos, os trabalhadores e, finalmente, o desenvolvimento da produção são levados em consideração. Em conclusão, normalmente obtém-se um bom desempenho quando a procura está estável.
  • Planejando a produção mais adequada: A análise da demanda traz a vantagem de um melhor planejamento da produção. Graças a esse planejamento, são estabelecidos os horários de trabalho e aspectos como a matéria-prima a ser utilizada. Geralmente é eficiente para o funcionário, pois ele terá os critérios estabelecidos desde o início.
  • Os custos indiretos são reduzidos: Conhecer a importância da teoria do custo e da produção e empregar métodos como o planejamento agregado da produção costuma ser benéfico. Esse método, que se baseia especificamente na demanda para o estabelecimento de planos de ação, resulta em custos baixos, uma vez que serão utilizados apenas o pessoal e a matéria-prima necessária.

plano de produção agregado

As desvantagens de um plano de produção agregado

  • Isso pode implicar em despesas extras: Pode parecer uma contradição, já que observamos anteriormente que os custos indiretos são reduzidos. Mesmo assim, se o setor / empresa não estiver totalmente desenvolvido, o planejamento pode gerar despesas extras. Por exemplo: treinamento, melhoria de infraestrutura e outros fatores para atingir os objetivos.
  • Um pouco ineficiente quando a demanda não é estável: O plano de produção agregado contempla diretamente a demanda pelo produto. Quando a demanda por um produto / serviço está longe dos parâmetros estabelecidos, ocorre ineficiência, o que pode levar a perdas, seja a demanda maior ou menor. Na verdade, é uma das razões pelas quais aumentam os custos da matéria-prima e da produção.
  • A natureza do estabelecimento deve ser analisada: Isso não é propriamente uma desvantagem, no entanto, a natureza do negócio deve ser levada em consideração. Em instalações comerciais variáveis ​​ou complexas, pode representar uma grande dificuldade para planos de produção agregados.