Skip to content

Quais são as vantagens, desvantagens e objetivos do Acordo de Livre Comércio do ALC?

23 de abril de 2021

O acordo de livre comércio mais conhecido pela sigla FTA é um acordo multilateral que existe para facilitar o comércio entre os diferentes continentes; Em outras palavras, são acordos estabelecidos que auxiliam e promovem o comércio internacional de bens e serviços. Da mesma forma, é estabelecido para atingir objetivos específicos que levarão a uma série de vantagens e desvantagens em geral, como a oferta de livre comércio entre as nações.

Objetivos do acordo de livre comércio

Para começar, vale mencionar que o objetivo principal desses tratados é garantir que as nações tenham zonas ou áreas de livre comércio. Que são acordados que são estabelecidos ou regulamentados entre dois ou mais países que permitem estes realizar comércio isento de impostos, impostos e ainda o controle e monitoramento que essas transações costumam ter.

Da mesma forma também visa promover e criar as condições certas o que levará a um intercâmbio justo e ao acesso a serviços por países com menos recursos econômicos. E por sua vez contribuir para uma competição equilibrada entre as nações e laços e acordos serão consolidados em outras áreas.

Da mesma forma, o objetivo do NAFTA é que todos os países possam acessar e contribuir para as diferentes nações do mundo, transportando produtos e serviços de primeira necessidade tais como serviços tecnológicos entre outros.

Vantagens do NAFTA

Uma das vantagens mais notáveis ​​do acordo de livre comércio é que favorece relações entre países envolvido; Uma vez que trabalhando juntos e em cooperação, um ambiente favorável é criado para estabelecer acordos em outras áreas, como social, cultural ou outras áreas afins.

Também favorece o mercado organizacional e regional dos países, pois ao oferecer um serviço ou produto no mercado será muito solicitado. favorecendo a geração de empregos diretos e indiretos e aumentar a qualidade de vida dos cidadãos. Em geral, ajudará os países com menos recursos a acessar e se integrar à economia mundial, já que todos os países ganharão se comercializarem entre si.

Também proporciona melhorias significativas para as empresas, pois poderão acessar diferentes níveis de qualidade das matérias-primas, melhorando o sistema de estoque e controle de custos. E ainda poderão optar pela aquisição de máquinas e tecnologia de maior qualidade.

container com mercadoria

Desvantagens do acordo de livre comércio

Embora pareça contraditório, o NAFTA pode contribuir para condições de trabalho ruins e ruins nos trabalhadores; Em outras palavras, o acordo de livre comércio pode prejudicar os benefícios dos trabalhadores, especialmente da classe trabalhadora, se eles não tiverem movimentos ou organizações que garantam seus direitos.

Por outro lado, esses acordos podem favorecer países ou organizações com maior poder econômico; porque poderão cobrir o mercado externo nos países mais vulneráveis, afetando o estoque nacional e a economia interna dessas nações. Em alguns casos, exacerbando o nível de pobreza nesses países.

Na mesma linha, se os tratados não forem bem estruturados, isso pode levar a empresários com uma classificação de PMEs desaparecem do mercado; Devido ao nível de competitividade que existirá com as organizações multinacionais, é impossível para elas manter e competir com os custos que irão estabelecer.

Por fim, o acordo de livre comércio é uma estratégia que ajudará no intercâmbio comercial entre diferentes nações, facilitando a obtenção de serviços e matérias-primas que pode aumentar a qualidade de vida dos cidadãos; No entanto, deve-se observar que é importante que os países estabeleçam acordos e medidas que protejam as organizações menores, pois podem ser seriamente afetadas.