Skip to content

Quais são as características, vantagens e desvantagens das negociações de atacado?

22 de abril de 2021

O comércio atacadista consiste em, ser um intermediário entre produtores e empresas de varejo, que baseiam a sua atividade económica na compra e venda de produtos por grosso a outras empresas retalhistas e grossistas. A maioria dos produtos vendidos nas lojas vem de atacadistas.

Isto é porque esses tipos de lojas ajudam na cadeia de distribuição, que é o processo pelo qual um produto passa, desde a fabricação até o momento em que chega às mãos do comprador final. Neste artigo falaremos sobre as empresas de atacado, suas características, vantagens e desvantagens.

Quais são as características de um comércio atacadista?

No mundo do comércio nos encontramos além do atacadista ao varejista, que é responsável pela venda dos produtos em pequenas quantidades. diferente atacadista que vende a granel. Temos que saber quais são as características dos atacadistas que os tornam o que são. A seguir, veremos alguns desses recursos.

  • São os mais básicos na cadeia de transporte, até porque lhe dão organização, gerenciando de forma eficaz, toda a logística que transporta, e distribuição dos produtos em grandes quantidades.
  • Só trabalhe com grandes quantidadesIsso tanto na compra quanto na venda dos produtos. Geralmente, eles nunca têm contato com o cliente final, pois vendem para os varejistas, que entregam o produto. Há casos em que podem vender para outros atacadistas ou produtores.
  • Tem menos custos operacionais do que as lojas de varejo, porque muito do trabalho das lojas de atacado é gerenciar um grande estoque para abastecer os varejistas.

Quais são as vantagens e desvantagens dos negócios de atacado?

Como acontece com todas as empresas, as empresas de atacado têm várias vantagens e desvantagens. Porém, sua eficiência é inegável. O aumento dos supermercados afetou os negócios de atacado, apesar de todos os negócios continuarem aparecendo. A seguir, iremos mencionar e explicar as vantagens e desvantagens dos negócios de atacado.

Vantagens dos negócios de atacado

Os negócios atacadistas são parte importante da cadeia de distribuição, além de uma série de aspectos positivos que veremos a seguir.

Eles têm preços de custo mais baixos

Empresários do comércio atacadista, têm seu lucro na venda a baixo custo, mas constante de grandes quantidades de produtos. Esta é a estratégia de negócios mais utilizada neste comércio.

Circulam grandes quantidades de mercadorias

Ao negociar com grandes quantidades de produtos, grandes somas de dinheiro são manuseadas, então você deve tentar ter uma boa rede de contatos, para que esse movimento ocorra constantemente. Além disso, esses contatos proporcionam a oportunidade de conhecer outros empreendedores, que podem ser clientes ou sócios da empresa.

Desvantagens dos negócios de atacado

Já falamos das vantagens do atacado, mas é hora de falar das desvantagens que estes têm, que, como tudo se movimenta em grande quantidade, se algo der errado pode ser um grande prejuízo, além de naquela, tem desvantagens mesmo para o mercado geral.

Movimento de mercadoria

Mencionamos esse ponto antes, mas pode ser positivo para a empresa e pode prejudicá-la, porque perder estoque no atacado significa muitos produtos e dinheiro. Este é precisamente o oposto que a filosofia Lean Six Sigma implementa.

Controle de qualidade difícil

Por ter grandes quantidades de mercadorias, pode ser difícil verificar o perfeito estado de 100% dos produtos, para o qual um controle de estoque perfeito não é garantido.

Aumente os preços

Este ponto prejudica a empresa e o mercado em geral. No caso da empresa, ter uma grande empresa significa que você tem que ter um grande capital, pois tem que arcar com transporte, grandes instalações, entre outras despesas. A receita vem da mesma forma em grandes quantidades. Este tipo de empresas requer um grande fluxo de dinheiro.

moedas e caneta na folha

Já do ponto de vista do mercado, graças ao fato de o atacadista ser mais um intermediário, eles aumentam o preço do produto final.