Skip to content

Quais são as características e ideias centrais da economia tradicional?

22 de abril de 2021

Um dos pilares básicos de qualquer sociedade é a organização econômica. Ao longo da evolução do homem, diversos sistemas econômicos se desenvolveram, adaptando-se às necessidades de cada povo. Neste artigo, vamos falar sobre o características e principais ideias da economia tradicional.

No entanto, antes de falar especificamente sobre economia tradicional, você deve ter uma ideia geral do que são. sistemas econômicos que foram formados ao longo dos anos. Continue lendo, pois na próxima seção explicaremos resumidamente a classificação desses sistemas.

Tipos de sistemas econômicos

Podemos classificar os sistemas econômicos de acordo com a existência ou não de propriedade privada, ou de acordo com a forma como as decisões são tomadas e as atividades produtivas são coordenadas. No primeiro caso, temos dois tipos de economia: a economia capitalista e a economia socialista ou planejado.

No caso do sistema capitalista, pessoas e empresas realizam a produção e comercialização de bens e serviços seguindo as tendências de mercado, regidas pela oferta e demanda. Nisso, o dinheiro desempenha um papel importante no dia a dia da população. É também chamada de economia livre.

Por outro lado, em um sistema socialista o estado substitui a propriedade privada por um sistema em que os meios de produção e distribuição de bens e serviços são coletivos. Isso visa que as classes sociais desapareçam e que todos os indivíduos tenham a mesma riqueza. Normalmente requer muito planejamento.

Se classificarmos os sistemas econômicos dependendo de como as decisões são tomadas, dá origem à economia tradicional, à economia autoritária e à economia de mercado. Estas últimas são as próprias economias capitalistas, nas quais a população toma as decisões, com as vantagens e desvantagens que isso acarreta.

As economias autoritárias, Como o seu nome indica, são aqueles em que as decisões são tomadas por um poder ou autoridade central, que normalmente é o Estado como proprietário dos meios de produção. Na próxima seção, falaremos mais sobre as características da economia tradicional.

Características e principais ideias da economia tradicional

A economia tradicional é um sistema que É baseado em costumes, crenças e tradições (perdoe a redundância) típico de uma região ou uma determinada sociedade ou comunidade. Nesse sentido, as decisões econômicas são pautadas pelas competências adquiridas na prática rotineira, ao longo dos séculos, das mesmas atividades.

Uma das características mais básicas da economia tradicional é que a renda é gerada a partir de atividades como agricultura, pecuária, pesca e caça, além da produção de artesanato. Da mesma forma, em linhas gerais ele geralmente não usa dinheiro, mas troca como método de marketing e troca.

Isso condiciona que as economias tradicionais tenham um baixo nível de produtividade, que funciona basicamente para a autossuficiência da comunidade, mas isso não permite que exista um sistema de globalização ou comércio internacional com importação ou exportação de bens ou serviços.

características e ideias da economia tradicional

Embora possa parecer primitivo para você, este tipo de economia ainda praticado em muitas partes do mundo. Acima de tudo, os sistemas tradicionais foram mantidos no Oriente Médio, Ásia e África; mas você também pode conseguir comunidades que a praticam se espalhando por toda a América.

Idéias nas quais a economia tradicional se baseia

  • Os recursos devem ser distribuídos de forma equitativa entre os membros da comunidade.
  • Todos os membros da comunidade participam de uma forma ou de outra do processo produtivo e sabem da importância do trabalho que realizam.
  • Produzem o que precisam para viver, sem ambições de obter lucros extras pela atividade que desenvolvem e sem se preocupar com a importância de manter as relações internacionais.
  • O meio ambiente deve ser conservado, pois é a fonte da maioria (senão de todos) os recursos que usam para subsistir e produzir outros itens. No entanto, eles também são dependentes das condições da natureza, sendo seriamente afetados pelas mudanças climáticas e pela poluição.

Esperamos que com este artigo as características e principais ideias da economia tradicional tenham ficado claras para você. Não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!