Skip to content

Quais procedimentos substantivos de auditoria são aplicáveis ​​para contas a receber?

23 de abril de 2021

Contas recebíveis são saldos a favor da empresa na frente de terceiros Geradas quando as vendas são realizadas a prazo ou algum serviço é prestado, as contas a receber derivam da própria atividade da empresa e são classificadas como ativo circulante no balanço da empresa.

Contas recebíveis são créditos concedidos pela empresa aos seus clientes para a venda ou prestação de serviços; Para a empresa que concede o crédito, é dinheiro que fica pendente de cobrança pela venda de um produto ou pela prestação de um serviço. As contas a receber podem ser classificadas como:

  • Contas a receber de curto prazo quando as contas são conversíveis em um prazo não superior a 12 (doze) meses.
  • Contas a receber de longo prazo quando as contas são conversíveis em um prazo superior a 12 (doze) meses.

Se o contas a receber não é administrado adequadamente, ou seja, não há controle adequado da carteira vencida ou da carteira que está próxima do vencimento pode gerar ou causar falta de liquidez na empresa portanto, terá que recorrer ao financiamento externo e assumir os custos que isso implica.

Controles internos de contas a receber

Para ter uma carteira saudável de contas a receber Deve ser realizado um conjunto de controles internos que permitam uma gestão adequada para que a empresa possa financiar sua operação com recursos próprios, ou seja, cumprir suas obrigações e cobrir as necessidades sem recorrer a dívidas ou financiamentos. Entre os principais controles que as empresas devem realizar para manter uma carteira saudável estão:

  • Revisões periódicas dos suportes com as informações registradas nos auxiliares de contas a receber.
  • As empresas devem estabelecer políticas de crédito.
  • Confirmar contas a receber enviando extratos de conta clientes a serem reconhecidos por eles.
  • Mantenha um registro das devoluções de vendas, bem como controle de documentos físicos ou notas de crédito para devoluções para venda.
  • A empresa deve estabelecer políticas de devolução de mercadorias, descontos para clientes, promoções entre outras.
  • Verificar diariamente os recebimentos de caixa em resultado da gestão de vendas ou da prestação de um serviço, de forma a evidenciar esse rendimento de caixa e que se encontra registado em contas a receber com os respectivos suportes.
  • A cobrança de contas a receber deve ser administrada por pessoal que não seja o pessoal de vendas.
  • A idade dos saldos de contas a receber deve ser revisado periodicamente para realizar procedimentos de coleta no caso especial no caso de contas a receber que não tenham sido recuperadas.

As empresas estabelecem controles internos para gerenciar adequadamente as contas a receber, mas esses controles deve ser periodicamente revisado e avaliado a fim de estabelecer melhorias no processo. Os procedimentos de auditoria substantivos são procedimentos ou testes de auditoria executados para detectar a materialidade ou erros de materialidade e para obter evidências da auditoria das demonstrações financeiras.

trabalho de auditoria

Os auditores deve avaliar inicialmente os controles internos de contas a receber Através de um questionário sobre o controle interno das contas a receber, entre outros, se os resultados dos testes forem satisfatórios, o escopo dos procedimentos substantivos ou dos testes de auditoria é menor, mas se a avaliação do controle interno das contas a receber não for satisfatória o escopo dos procedimentos substantivos ou testes de auditoria deve ser maior ou mais extenso.

O auditor Você deve aplicar seus critérios ou julgamento e estabelecer se as evidências substantivas ou a evidência de auditoria foi suficiente para que você estabeleça ou conclua que os números auditados são razoáveis. Uma forma de estabelecer o tipo de procedimentos ou testes de auditoria e seu escopo é identificar quais riscos podem se materializar nas demonstrações financeiras.

Um dos riscos mais comuns é a superestimação do contas a receber, feita pelas empresas com o objetivo de apresentar demonstrações financeiras atrativas para Bancos, Investidores ou Acionistas. Ao identificar o risco e levar em consideração o resultado da avaliação dos controles internos, é possível estabelecer o tipo de procedimentos substantivos o testes de auditoria para detectar a ocorrência de risco, entre outros:

Testes de auditoria:

  • Confirmação dos saldos das contas a receber.
  • Reconciliação entre o razão geral e o registrado no sistema contábil.
  • Contabilidade de contas a receber e vendas.
  • Verifica a conversão de contas a receber em moeda estrangeira.
  • Revise a suficiência da provisão para devedores duvidosos ou para créditos de liquidação duvidosa.