Skip to content

Quais etapas devem ser seguidas para realizar uma auditoria externa e interna eficiente e eficaz?

17 de abril de 2021

Neste artigo, falaremos sobre quais etapas seguir para realizar uma auditoria externa e interna com eficiência. Mas primeiro, devemos saber que é uma auditoria. Uma auditoria é um exame sistemático realizado por uma equipe de consultores para identificar um problema dentro de uma empresa e resolvê-lo a tempo, para que a empresa tenha um bom caminho. As auditorias são realizadas semestralmente ou anualmente. Mas quando houver sinais de má gestão contábil, é aconselhável fazer um

A auditoria é um processo positivo para as empresas, quer tenham produzido resultados positivos ou negativos, dão um estatuto da empresa, com o qual serão tomadas medidas para corrigir essas deficiências. Além disso, ajuda ter um informações mais detalhadas sobre sua contabilidade, analisando os objetivos, analisando a gestão e dando recomendações para esta empresa.

Auditoria interna eficaz

A auditoria interna é um tipo de auditoria que se baseia no controle interno e na supervisão de uma empresa. Tem como objetivo identificar áreas onde pode haver uma melhoria. Graças à auditoria interna, você tem a possibilidade de fazer seu próprio exame, o que auxilia na tomada de decisão, reduzindo riscos e aumentando a produtividade. A seguir, deixamos-lhe pontos a ter em consideração para realizar uma auditoria interna eficaz.

Tenha um bom foco

Ao realizar uma auditoria interna, devemos ter uma abordagem integrada, que agiliza cada atividade a ser realizada na auditoria, que permite gerir os sistemas de gestão, esta numa única plataforma, utilizando de forma eficaz os recursos e o esforço.

Perguntas prudentes

Nesta fase, quando temos identificou os erros, devemos fazer perguntas apropriadas, que devem servir para encontrar mais erros ou fatores para melhorar.

Colete o máximo de informações possível

Devemos tentar ter o máximo de informações possível, pois isso pode melhorar a qualidade das observações, com a ajuda de recursos tecnológicos podemos agilizar ainda mais a coleta. Melhor qualidade de dados, os gerentes terão decisões mais precisas

Auditoria externa eficaz

É uma prática onde auditores externos avaliam se uma empresa funciona corretamente, isso com base nos processos e normas que eles têm em sua estrutura. No final deste tipo de auditoria, as conclusões são dadas através de um relatório de auditoria, que apresenta um resumo de onde existem pontos vulneráveis ​​no domínio jurídico e aspectos que necessitam de ser melhorados. Eles são usados ​​para conhecer a situação econômica de uma empresa e calcular seu valor. Agora deixamos algumas dicas para tirar o máximo proveito de uma auditoria externa.

mão com calculadora escrevendo no papel

Envolvendo trabalhadores da empresa

Precisamos ter certeza de que os trabalhadores entendem o benefícios que uma auditoria externa pode trazer para a empresa, para o qual o seu empenho e participação são necessários para atingir os objetivos da empresa. Pois no final, os dados aqui consultados, vão ajudar no aumento da produtividade e na análise da situação financeira.

Descobrindo e buscando soluções para os problemas da empresa

Dos benefícios da auditoria externa, bem como interna, é tornar mais fácil para os grupos de trabalho identificarem problemas potenciais e avisá-los para uma possível solução para eles, que fará parte da estratégia da empresa.

Recrute gerentes de processo

Para conseguir uma auditoria externa eficaz, é preciso preparar os profissionais que atuam na empresa, porque às vezes ficam nervosos, por isso falam mal do seu dia a dia. Nenhuma informação deve ser escondida do auditor, uma vez que com essas informações você vai melhorar o relatório, mas para evitar esta situação, o pessoal deve ser informado de que não é motivo para estar nervoso.

Ter os recursos

Este processo pode ser executado de forma mais suave, por tenha uma atribuição correta recursos humanos, financeiros e técnicos. Podemos fazer isso evitando que vamos analisar como, se o auditor vai examinar todos os processos, é necessário um espaço na empresa para trabalhar, um acompanhante é necessário para ir a diferentes departamentos, etc.