Skip to content

Por que as correlações são importantes na análise de risco em um portfólio?

24 de abril de 2021

Para começar antes de falar sobre a importância da correlação na análise de risco de uma carteira é importante definir o termo carteira financeira; que nada mais é do que um grupo de ativos financeiros pertencentes a uma mesma carteira, no qual uma organização pode investir.

É por isso que a análise de risco de uma carteira será tão importante, já que é uma tarefa ou atividade financeira que consiste em estudar e analisar o mercado para determinar o risco que um investimento acarretaria.

Da mesma forma, a correlação na análise de risco de uma carteira basicamente refere-se ao comportamento dos ativos para concluir se eles atendem a uma série de características ou não.

Nesse sentido, deve-se entender como uma carteira pode ser criada, para então estudar todas as variáveis ​​que as afetam e que por sua vez ajudarão a determinar o grau de risco que ela pode representar para os investidores.

O que é correlação na análise de risco de uma carteira?

Para determinar a importância da análise de risco em um portfólio, é imperativo que você primeiro entenda qual é a diferença entre fazer um investimento financeiro e um econômico. Embora a princípio pareçam sinônimos, a verdade é que não são, e a diferença mais relevante reside no fato de a aplicação financeira ser realizada em ativos como títulos, ações, bolsa de valores, entre outros.

Se falamos sobre as correlações na análise de risco em uma carteira, é importante entender em princípio o conceito de correlação no nível financeiro. Que nada mais é do que o estudo que é feito para determinar quando dois ou mais ativos se movem na mesma direção; Também deve ser observado que a correlação terá alguns dos seguintes valores, que são -1, 0, 1.

  • Neste caso, o valor -1 é indicativo de uma correlação negativa perfeita.
  • Um valor 0 indica que não há correlação.
  • E finalmente o número 1 será significativo da correlação positiva perfeita.

Além disso, é importante notar que, na realidade ou na prática, é bastante improvável de alcançar correlações negativas ou positivas perfeitas; portanto, ao estudar a correlação, você verá que esse indicador geralmente está localizado entre os valores 1 e -1, sem incluir seus valores.

Na mesma linha, deve-se mencionar que ativos terão uma correlação positiva quando ambos se movem na mesma direção ou direção; enquanto no caso de ambos os ativos terem direções totalmente opostas, estaremos observando uma correlação negativa.

equipe unida avaliando índices financeiros

Como saber em qual portfólio investir?

Em geral, antes de fazer um investimento, deve-se analisar o nível de risco que ele pode representar; Para isso, um dos índices ou indicadores mais importantes a avaliar será a correlação. E mais se pretende investir 1 milhão de dólares sem perdê-los, por isso os especialistas costumam recomendar o estudo da carteira.

Da mesma forma, o ideal é conseguir um portfólio que tenha ativos diferentes e que estes se movam ou tenham direções diferentes; ou seja, se você observar que seu portfólio inclui 2 ou mais ativos com o mesmo endereço, investimento pode ser considerado arriscado.

Portanto, é aconselhável pesquisar ou obter um portfólio com vários ativos e que cada um se move em direções diferentes; Resumindo, alguns ativos descem enquanto outros sobem.

Neste caso você terá um portfólio com um custo mais estável, então você não enfrentará flutuações constantes; sendo o objetivo que todo investidor busca.

Por fim, se você está pensando em investir em portfólio e não sabe como fazê-lo, é recomendável contate um especialista na área; como contabilista ou contabilista, pois com estes receberá o aconselhamento financeiro de que necessita para tomar a melhor decisão na hora de investir.