Skip to content

O que são métodos indutivos e dedutivos aplicados à economia? – Exemplos

24 de abril de 2021

O método indutivo, é um método de raciocínio, este é baseado na lógica da indução, parte da hipótese particular para tirar conclusões gerais de uma investigação. O método indutivo funciona fazendo generalizações totais, baseando-se em observações específicas de um trabalho ou pesquisa. Isso é feito desta forma porque, a hipótese particular é aquela que transmite informações para poder chegar a uma conclusão sobre um tema.

O método indutivo se caracteriza por ser um método bastante amplo, ou seja, buscam conclusões muito precisas e extensas. Este é um método que usa a criatividade e permite que as pessoas cheguem a conclusões inovadoras. Esse tipo de conclusão geralmente é dado em termos de probabilidades, pois é uma hipótese vital. Esse método é aplicado principalmente em empresas grandes e poderosas.

O método dedutivo é um método de raciocínio usado para deduzir como o próprio nome diz, conclusões possíveis e / ou lógicas de um trabalho, com base em uma série de hipóteses. Levando em consideração esse conceito, é um processo que se realiza e se pensa desde conclusões gerais até conclusões particulares.

No método dedutivo, todas as conclusões devem ser mais do que precisas, devem ser exatas, de modo que todas as hipóteses e premissas utilizadas devem ser reais. Em outras palavras, uma conclusão varia de acordo com a validade das hipóteses tomadas como base. Esse método é usado para atingir o ponto de equilíbrio de uma empresa.

Tipos de métodos indutivos

Existem dois tipos de métodos indutivos, embora seu conceito seja curto, eles influenciam muito o momento ou o momento de se chegar a uma conclusão:

  • Método indutivo completo: a conclusão derivada deste tipo deve ir muito mais longe dos dados de base.
  • Método indutivo incompleto: Um único raciocínio chave é desenhado e não é necessário ir tão fundo.

Tipos de método dedutivo

Existem dois tipos de métodos dedutivos, embora seu conceito seja simples, eles influenciam na hora de tirar uma conclusão importante:

  • Direto: a conclusão está feita partindo de uma única hipótese.
  • Indireto: está feito duas ou mais conclusões, e então junte-se a eles e chegue ao mesmo.

Características do método indutivo e dedutivo

Os métodos têm coisas que os diferenciam uns dos outros, isto é características que os tornam diferentes. Essas características são:

Método indutivo

  • Pode motivar Para estudos autênticos, esses métodos são importantes porque motivam as pessoas, para que possam motivá-las a realizar novos estudos.
  • As conclusões não são necessariamente verdadeiras, as conclusões do método indutivo não são confiáveis, isto é, são prováveis, mas não são certos ou exatos.
  • Elas são realizadas após processos específicos, falta a esse método que as pessoas reflitam sobre todos os cenários possíveis em que uma conclusão pode ser dada.
  • É uma investigação mundialmente usado por cientistas.
  • É usado como parte de um plano de negócios.

Método dedutivo

  • Tudo se faz do geral para chegar ao particular.
  • Usado na vida cotidiana, muitas vezes esse método é utilizado e / ou utilizado pelas pessoas ao nosso redor, até por nós mesmos. Eu deduzo que …
  • Trabalho com os fundamentos da lógica.
  • Não é baseado em experimentação.
  • Os líderes transformacionais o usam muito nas empresas.
  • É sistemático. Isso porque o método dedutivo usa processos muito bem definidos.

método líder dedutivo

Etapas dos métodos indutivos e dedutivos

Etapas devem ser seguidas para o bom funcionamento dos métodos, além de boa observação e intuição, as etapas são as seguintes:

Método indutivo:

  1. Todos os fatos são observados e posteriormente registrados.
  2. Todos os eventos registrados são comparados e estudados.
  3. As generalizações são determinadas.
  4. Essas generalizações são usados ​​para prever.

Método dedutivo:

  1. Os dados são coletados.
  2. Todos os dados são observados.
  3. eu sei identificar Os padrões.
  4. A conclusão desejada é alcançada.

Exemplos de métodos indutivos e dedutivos

Existem exemplos importantes que nos ajudarão a entender exatamente quais são os métodos. Esses exemplos apresentados hoje são muito básicos. São os seguintes:

Método indutivo

Alguém quer se vestir de acordo com o clima, o método indutivo está presente quando a pessoa tem a hipótese deSe estiver frio, ele colocará roupas quentes; se estiver calor, ele colocará roupas descobertas.

Método dedutivo:

  • Hipótese 1: Os humanos são seres vivos.
  • Hipótese 2: Kevin é um humano.
  • Hipótese 2: Kevin é um ser vivo.