Skip to content

O que é saque bancário ou saque a descoberto e como fazê-lo e quais são as taxas? – Vantagens e desvantagens

28 de abril de 2021

Um cheque especial é quando fazemos uma compra ou cancelamos um serviço sem perceber que não temos todo o dinheiroNo entanto, a operação é realizada corretamente. Isso acontece porque o banco também cancela sua despesa.

Ou seja, descoberto bancário é uma classe de crédito que o banco concede a um cliente em um momento preciso, que fica então responsável por cobrar da sua conta poupança ou conta-corrente o valor da operação realizada e acrescenta-se a esta, uma taxa à parte pelo saque a descoberto.

Por outro lado, um cheque bancário funciona como um ferramenta financeira que os clientes solicitam dos bancos e depois os utilizam para fazer certos pagamentos por meio dele.

Um cheque bancário, também conhecido como Cheque Bancário, é um método de pagamento geralmente usado quando se trata de uma grande quantia em dinheiro. O mesmo deve estar disponível na conta do emissor, para que o titular do mesmo possa levantá-lo sem problemas no momento em que o banco valida a informação. Saques e saques bancários são usados ​​nas estratégias que os bancos aplicam para aumentar seus clientes.

Tipos de saques bancários e descobertos

Existem vários tipos de saques bancários, entre os mais comuns temos o Torções postaisTrata-se de um instrumento financeiro que é transportado de um local para outro e também pode ser emitido pelo banco em nome dos clientes.

Cheques bancáriosNeste tipo de saque, o banco paga o cheque e depois recolhe esse dinheiro em dinheiro ou obtém diretamente da conta do emitente, o banco deve garantir que o saque será pago no momento do cheque.

Cheques certificados, Os cheques visados ​​devem ser carimbados e assinados por um operador do banco do titular, o que adiciona validade e confirma que o emissor do referido cheque tem dinheiro suficiente em sua conta para cobrir o pagamento do cheque emitido por qualquer que seja a quantidade de dinheiro nele contida .

Saques bancáriosEstes saques bancários referem-se a operações realizadas por determinadas instituições financeiras, não necessariamente apenas bancos, podendo ser nacionais ou internacionais. Essas operações funcionam de forma semelhante aos cheques, ou seja, o emissor do cheque garante à instituição que possui a liquidez necessária no momento da apresentação do documento para seu saque.

Quanto aos descobertos bancários, existem apenas dois tipos. O descoberto bancário autorizadoÉ quando você concorda antecipadamente com o banco sobre o uso deles e define as comissões para eles.

E nós temos o saque a descoberto bancário não autorizadoIsso ocorre quando nada foi acordado com o banco e você também fica com um cheque especial. Devemos ter em mente que é possível cair no saque a descoberto não autorizado quando ultrapassamos o limite daqueles que foram autorizados. Estes geralmente cobram comissões mais altas.

Vantagens e desvantagens de um saque bancário ou descoberto

Os saques a descoberto permitem que você conclua com êxito suas transações, mesmo se ficar sem fundos suficientes, evite a rejeição ou devolução de cheques, o procedimento para obter um é geralmente mais rápido do que solicitar um empréstimo regular.

Mas também, além do fato de que os descobertos têm um alto valor em comissões, podem afetar significativamente o seu histórico bancário se você não cumprir o pagamento dos mesmos.

Uma das vantagens de fazer saques bancários é que você diminui a possibilidade de perder dinheiro. No entanto, perder o documento de validade da minuta representa um grande problema para quem foi endereçado.

uma mão segurando um cheque

Como fazer saque bancário e saque a descoberto?

Um saque bancário pode ser feito de diferentes maneiras, emitindo um cheque ou fazendo transações por meio de entidades financeiras não bancárias, como MoneyGram, onde você pode verificar e rastrear sua transferência de dinheiro.

Para poder fazer um cheque especial autorizado deve contactar um consultor ou operador do seu banco e chegar a um acordo onde está autorizado a efectuar este tipo de movimento em seu nome, o contrato estipula o montante, o prazo de pagamento e a percentagem de comissão.