Skip to content

O que é, para que serve e qual é a Origem da Web Semântica ou 3.0?

18 de abril de 2021

Justamente quando você pode pensar que a tecnologia atingiu seu ponto mais alto de evolução, novas tecnologias continuam surgindo. ferramentas para facilitar a pesquisa, comunicação, educação e recreação por meio de canais digitais.

Os desenvolvedores de software nunca param de se surpreender com cada programa ou dispositivo. Mesmo algo que, até hoje, pode parecer tão básico, como a web, é capaz de atingir muito mais abrangência. relevante do que você poderia ter imaginado.

O que é Web 3.0?

Também conhecida como Web Semântica, é uma forma de descrever o grau de interatividade que as pessoas podem ter através da internet, isso se deve à transformação da web em banco de dados.

Precursores da Web 3.0

Claro, quando você vê o número da web, isso implica que as webs 1.0 e 2.0 devem ter existido. Por um lado, a web 1.0 refere-se ao estado mais básico da WWW (World Wide Web), foi desenvolvida nos anos 60.

Nesse tipo de site, apenas texto poderia ser inserido, ou seja, não havia outra forma de interagir com a página por meio de outros elementos, por isso era bastante limitado.

Com a web 2.0, surgida em 2004, procurou-se acabar com as limitações apresentadas pelo design anterior, oferecendo como principal atractivo um elevado índice de interactividade com os utilizadores.

Isso gerou um impacto considerável, já que parte deste pode ser visto refletido nas redes sociais. Outro de seus pontos fortes é diversidade de conteúdo, não apenas dedicado ao texto, mas também às imagens e, ao longo dos anos, a qualquer outro tipo de conteúdo multimídia.

Para que serve a web 3.0?

Apesar de ser considerada como algo em construção, existem algumas plataformas com esse tipo de tecnologia como piloto: ou seja, plataformas que servirão de experimento para detectar erros, resolva-os e realize a melhoria correspondente.

Muito se fala em transformar a web em uma espécie de assistente pessoal. Usaria filtros de gosto e preferência de cada um dos usuários para realizar pesquisas inteligentes.

Para que serve a web 3.0?

O que você quer dizer com isso? Bem, em vez de fazer uma pesquisa e ter que fazer comparações com os resultados de diferentes páginas, a web pode se tornar tão intuitiva, com base em todas as informações que você forneceu, para oferecer exatamente o que você deseja, procura ou tem interesse em.

Maior grau de interação

Em outras palavras, o que se busca com essa nova tecnologia é transformar seu computador em um dispositivo que possa entendê-lo:

  • Entenda seus gostos, seus interesses e qualquer outro tipo de informação pessoal.
  • Bem como seu histórico de pesquisa e visitas a páginas da web para otimizar o processo de pesquisa.
  • Não só será capaz de fornecer maior precisão ao analisar e pesquisar as palavras-chave de sua pesquisa, mas também interpretar o contexto da mesma.

Abordagem da realidade

O web 3.0 Ainda está em fase de testes, no entanto, muitas plataformas adotaram alguns dos recursos que serão capazes de oferecer quando estiver com 100% de suas capacidades. As consequências que isso pode ter hoje são interessantes de revisar. Você se atreve?

  • O conexão com a internet deve ser mais rápido. Assim, à medida que esse tipo de tecnologia se estabelece, os provedores de serviços de internet acharão necessário aumentar sua capacidade.
  • A conexão por meio de diferentes dispositivos seria altamente beneficiada com um alto índice de eficácia.
  • Haverá mais e mais teias tridimensionais. Um excelente exemplo seria Google Earth.
  • Personalização, novamente, está presente neste artigo. Será um elemento fundamental no desenvolvimento da web 3.0, com plataformas que se adaptam muito mais às necessidades e gostos de cada um dos seus utilizadores.

Rumo a uma nova era

Na web você pode encontrar muito mais informações sobre este assunto mais do que interessante que ainda está em desenvolvimento. Não há nada de concreto ainda, mas sem dúvida, o futuro do Rede contém algo simplesmente surpreendente.