Skip to content

O que é, para que serve e para que é a Origem da Página da Web 2.0?

27 de abril de 2021

A rede mundial de computadores possui um número incalculável de sites, fato que obrigou seus desenvolvedores a fazerem uma ampla classificação. Onde não só o tópico em discussão é levado em consideração, mas também outros aspectos muito importantes são afetados.

Entre esses aspectos estão os evolução do mesmo. Por exemplo, páginas da web 2.0, um conceito que foi aplicado a um grande número de sites que são visitados regularmente pelos usuários, que se caracterizam principalmente pelo seu desenvolvimento e desenvolvimento.

O que é uma página da web 2.0?

O que é?

Normalmente, o termo 2.0 é atribuído em produtos de informática, a um programa que foi modificado pelos desenvolvedores do mesmo, e na maior parte, é muito melhor do que o produto original. Mas este conceito é algo diferente da página web 2.0

A verdade é que as páginas da web 2.0 são consideradas um Fenômeno social onde a participação dos usuários nos sites aumentou exorbitantemente em relação às anteriores. Ou seja, neste caso o usuário interage muito mais.

O usuário nessas páginas agora pode expresse sua opinião com mais frequência, deixando de lado o conceito de que as pessoas acessavam a rede quase sempre de forma passiva e conversavam de maneira muito leve com outra pessoa no site

Para que serve a página da web 2.0?

Desde o seu início, o conceito revolucionou surpreendentemente o mundo, começando com o abordagem de pessoas à distância. Ou seja, pessoas que estavam localizadas em diferentes nações ou continentes estão muito mais conectadas.

Outro aspecto para o qual essas páginas servem é que, desde sua implementação, melhor compartilhamento de informações sobre vários tópicos. Por exemplo, pesquisar certos métodos para estudantes de engenharia costuma ser complexo, mas existem professores na Internet com quem podemos contar.

Outro fator relevante é o mercado e a comercialização de alguns produtos, normalmente os lojistas estão em constante sonegação de impostos que incidem sobre suas vendas. Por isso, muitos deles preferem fazer essa troca por meio desses tipos de páginas.

Qual é a origem da página da web 2.0?

Por incrível que pareça, esse termo já tem mais de 20 anos desde seu primeiro uso, feito por Darcy DiNucci em 1999, em um artigo intitulado “Futuro desfragmentado.” Mas foi realmente até 2004 que o referido artigo realmente ganhou popularidade.

Neste ano, o cientista da computação Dale Dougherty da empresa Tim O’Reilly realizou sua primeira reunião no Web 2.0 em outubro de 2004. Onde também participaram as empresas Batelle e Medialive, dando a primeira contribuição significativa para o conceito deste novo termo computacional.

Quais sites são considerados páginas da web 2.0?

Dentre as páginas que estão dentro deste sistema, podemos citar aquelas que possuem um Sistema de blog como Blogger.com ou WordPress.com. O principal motivo é a incrível atividade dos usuários nesses sites.

wordpress

Também podemos citar as populares redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e entre outros. No qual os usuários acessam com muita regularidade diariamente para compartilhar conteúdo e imagens com outras pessoas.

Outros sites são aqueles onde você pode fazer upload de arquivos como imagens, vídeos, músicas e outros. Por exemplo, YouTube que é a página por excelência para a visualização de vídeo, existem também as plataformas com serviço na nuvem, entre muitas outras.

Podemos dizer que web 2.0 é um termo que realmente mudou a percepção e o conceito do que é navegar do ponto de vista dos usuários. Tornando-o muito mais amigável e extrovertido, melhorando exponencialmente a experiência de quem o utiliza.

Finalmente, esperamos que este artigo tenha ajudado você. No entanto, gostaríamos de saber a sua opinião: acha que as páginas da web 2.0 são inovadoras e oferecem maior eficiência? Deixe-nos a sua resposta nos comentários.