Skip to content

O que é Análise e Teoria do Efeito Gargalo em Marketing ou Produção? Exemplo

28 de abril de 2021

Por meio deste guia, falaremos sobre qual é a análise e teoria do efeito gargalo na comercialização ou produção. Sem dúvida, são princípios que você deve conhecer se tiver uma empresa em que seja produzido constantemente.

O que é um gargalo?

Você certamente encontrou o termo “gargalo da garrafa” em diferentes circunstâncias. Na verdade, muito se fala sobre o gargalo no PC, mas esse fenômeno vai além dos computadores. O gargalo também ocorre na produção empresarial.

Um gargalo ocorre quando o processo de produção está atrasado ou deteriorado por um aspecto específico. Normalmente, assim como nas empresas, o gargalo surge quando há falhas em uma fase específica do processo produtivo.

É inegável que conhecer os aspectos que podem causar gargalos é fundamental. Como empreendedores, é preciso eliminar os fatores contraproducentes, pois de uma forma ou de outra irão gerar prejuízos.

Por este motivo, aqueles fatores que podem criar um gargalo devem ser devidamente analisados, conhecendo-os e eliminando as deficiências obterá um sistema muito mais produtivo. Obviamente, antes de prosseguir, você deve estar ciente da diferença e semelhança entre ‘produtividade’ e ‘produção’, princípios que todo empresário deve conhecer

Causas do efeito gargalo na comercialização ou produção

Existem vários motivos pelos quais aparecem gargalos nos sistemas de produção. Na verdade, as causas são muito numerosas e poderíamos dizer que qualquer coisa que atrase a produção pode ser considerada uma gargalo da garrafa. Em qualquer caso, alguns aspectos são os mais recorrentes neste problema, sendo os seguintes os primeiros pontos que deve analisar.

Falta de matéria prima

É inútil ter pessoal preparado e treinado para uma produção nivelada, se é necessária matéria-prima. Se você tem uma empresa dedicada à produção, a matéria-prima é um fator primordial e não deve faltar.

Compreendendo o exposto, evita-se a necessidade de materiais, uma vez que a falta de matéria-prima é um dos gargalos mais recorrentes na produção empresarial. Lembre-se de que uma pessoa que sabe o que é planejamento de produção e controle de estoque não terá problemas ou falhas de matéria-prima.

Máquinas em mau estado

Máquinas em más condições são outra causa de gargalos e devem ser evitadas a todo custo. Certamente a produtividade pode ser comprometida se um dos elementos da produção estiver deteriorado. Nesse caso, simplesmente tente consertar o dano o mais rápido possível.

Você pode não considerar o impacto que máquinas em más condições podem ter, mas certamente representa uma queda na produção. Uma queda de 20% ou mesmo 10% ou 5% na produção pode se traduzir em perdasPortanto, é essencial agir imediatamente.

Falta de espaço de armazenamento

Se você produz em massa, ou seja, em grandes quantidades de produtos, o armazenamento é algo que você deve levar em consideração. Quando não há espaço para armazenar os produtos, o gargalo surge novamente e desorganização sai.

cuidado de produção

Pode parecer insignificante, mas se seus funcionários não sabem o que fazer com a mercadoria, então haverá atrasos. Novamente, esses atrasos resultarão em perdas se as medidas adequadas não forem tomadas.

Pessoal despreparado

Por fim, um dos aspectos mais recorrentes que causam gargalos é o pessoal despreparado. Ter funcionários que não são totalmente treinados, sem dúvida, criará gargalos.

Uma pessoa despreparada vai trabalhar devagar ou desajeitadamente, isso em muitas ocasiões pode gerar atrasos em um nível geral. É melhor treinar adequadamente todos os funcionários e, se possível, contratar pessoal treinado para evitar gargalos causados ​​por pessoas despreparadas.

Por outro lado, nunca deixe de lado a importância da teoria do custo e da produção na economia, pois conhecer este princípio também você pode evitar o gargalo em sua empresa.