Skip to content

O que é a margem de lucro líquido e como ela é calculada na empresa?

21 de maio de 2021

Cada empresa tem como objetivo tirar o máximo proveito de sua atividade. Para isso, é necessário aplicar vários técnicas de marketing e estratégias de negócios que permitirá atingir este objetivo.

Da mesma forma, essas estratégias não funcionam sozinhas, por isso, ao longo do tempo, foram desenvolvidas diferentes fórmulas matemáticas que têm a função de indicadores. Ou seja, por meio dessas fórmulas podemos conheça o desempenho da empresa em áreas econômicas.

É por isso que devemos saber as fórmulas adequadas para um indicador específico. Bem, então o resultado mostrará o visão geral da situação quantitativamente.

Da mesma forma, esses dados quantitativos nos permitem entender a realidade da empresa. Bem, eles não se referem à contabilização de nada como a linguagem dos negócios na empresa.

Uma dessas fórmulas é a margem de lucro líquido de lucro. Neste artigo iremos explicar tudo sobre este indicativo e como você pode calculá-lo.

Qual é a margem de lucro líquido de uma empresa?

Uma empresa dedicada à venda de bens ou necessidades de serviços obtenha o máximo benefício de sua atividade econômica. É por isso que você deve fazer a melhor administração no que diz respeito aos custos dentro do processo.

Portanto, você deve manter os custos em um ponto em que o lucro seja o melhor. Isso é conseguido controlando os custos. Para isso é necessário aumentar a eficiência dos elementos que compõem sistema produtivo da empresa e desenvolver uma boa estratégia corporativa.

Agora, a margem de lucro líquido é a fórmula que indica com mais precisão os benefícios que uma empresa obteve pelo conceito de vendas que realizou. Mais um exemplo das vantagens da contabilidade financeira.

Muitas pessoas confundem com margem bruta. Mas esses indicativos são completamente diferentes. Bem, a margem bruta determina o lucro levando em consideração apenas o custo de produção. É por isso que as pessoas não consideram este o melhor indicador do lucro de uma empresa.

Por outro lado, a margem de lucro líquido do lucro leva em consideração tanto os custos de produção, custos de transporte, publicidade, impostos, entre outros. Da mesma forma, as pessoas consideram indicativo mais preciso para o lucro que uma empresa tem por meio de suas vendas.

Uma margem de lucro líquido baixa significa que os lucros da empresa caíram. Assim, isso pode ocorrer por diversos motivos, um deles pode ser que os preços do produto caíram no mercado.

Como é calculada a margem de lucro líquido de uma empresa?

Muitos pensam que calcular margem de lucro líquido É muito complicado. Bem, é o contrário, este indicador é obtido por uma divisão simples. Isso é dado pela seguinte fórmula: Margem de Lucro Líquido = Lucro Líquido / Vendas. Onde cada casa significa:

mulher realiza cálculos de lucro

  • Margem de lucro líquido: Lucro da empresa com vendas.
  • Lucro líquido: Refere-se ao lucro total, onde todos os custos operacionais e fiscais estão incluídos.
  • Vendas: Valor total recebido pelas vendas.

Por exemplo, se Lucro líquido = 340.000; Vendas = 3.060.000. Portanto, a margem líquida = 340.000 / 3.060.000 = 0,11 = lucro de 11%.

Como posso melhorar a margem de lucro líquido da empresa?

A fim de melhorar o lucro líquido é preciso implementar o planejamento estratégico da empresa. Para isso, é necessário levar em consideração em diferentes áreas:

Em primeiro lugar, você deve considerar um produto de baixo preço. Bem, é mais fácil vender algo barato do que caro. Portanto, também, leve em consideração o preço que o mercado cobra É muito útil, pois você pode se orientar a partir dele para estabelecer desprezo pelo seu produto.

Da mesma forma, você deve estabelecer uma relação correta de preço e demanda. Porque se sua estratégia for coloque seu preço abaixo de outros, você deve aumentar o valor das vendas para obter um lucro alto.

Finalmente, você deve realizar um controle de custo total. Não é só a produção, isso inclui tudo o que você paga na empresa, desde os serviços públicos, até a publicidade do produto.