Skip to content

De onde vem o DIDI e como começou sua história?

3 de maio de 2021

Possivelmente muitos não sabem muito sobre DiDi e sua história; uma empresa que tem suas origens na China e onde conseguiu acabar com o Uber em todos os sentidos já que acabou adquirindo por 35 bilhões de dólares.

Tecnologia Didi Chuxing é uma empresa dedicada ao transporte. Da mesma forma que outras empresas trabalham como Uber ou Cabify. DiDi é justamente este, um aplicativo que se encarrega de facilitar o transporte de quem precisa se deslocar de um lugar para outro a um preço muito baixo e por sua vez empregar muitas outras pessoas que são motoristas DiDi.

Embora domine toda a China, há relativamente pouco tempo a empresa quis se expandir para a América Latina, algo que está sendo feito de forma progressiva, mas que já mostra resultados positivos.Será que DiDi terá sucesso em destronar Uber?

DIDI e sua história

O criador do DiDi é Cheng wei que depois de trabalhar por muitos anos na divisão de pagamentos móveis da Alipay e Alibaba decidiu criar sua própria agência de viagens. Em 2012 criou o DiDi, que tem um conceito bastante semelhante ao do Uber e das demais alternativas.

Naquela época, o Uber dominava o mercado chinês e Wei possivelmente não tinha ideia do que alcançaria com o DiDi. Um projeto ambicioso, mas com um caminho a percorrer de forma alguma fácil.

A empresa teve um investimento de 15 milhões de dólares pela Tencent. No início competiu com Kuaidi Dache. Outra empresa que teve investimentos do Grupo Alibaba.

Por muito tempo, a competição foi bastante equilibrada. Ambas as empresas receberam investimentos consideráveis ​​até que se chegou a um acordo de fusão, após o nascimento de Didi Kuaidi. Após a fusão, o crescimento da empresa foi impressionante em todos os sentidos, tornando-se quem dominava o mercado.

DiDi vs Uber

Uber tenta competir com DiDi em 2015. No entanto, um ano depois, a empresa relatou que a competição estava perdida, pois a empresa estava perdendo mais de 1 bilhão por ano para poder lidar com a DiDi.

Depois disto DiDi adquire divisão da Uber na China por US $ 35 bilhões. O Uber adquiriu 5,89% das ações da empresa. Isso tudo que fez foi reafirmar ainda mais o posicionamento da DiDi no mercado e levá-la ao topo de uma forma que ninguém imaginaria. Mas tudo isso vem acompanhado de uma estratégia de baixo preço, se você quiser saber como eles fizeram, dê uma olhada neste post e descubra.

viajar confortavelmente com didi

DiDi e sua história para o mundo

Apesar de DiDi dominar a China, não foi até há relativamente pouco tempo que foi anunciado que iria começar a operar em México, Japão, Austrália, Chile e Colômbia. Assim, os planos de expansão da referida empresa estão em cima da mesa e possivelmente nos próximos anos estará disponível em outros países.

Como se não bastasse, a empresa investe em diferentes concorrentes para conquistar mais usuários e obter mais receita. Atualmente estima-se que o preço da empresa gire em torno de 50 bilhões de dólares.

Diferentes tipos de serviços

O aplicativo possui uma seção para escolher o tipo de serviço que deseja. Você pode ir para DiDi Express ou DiDi Premier com o qual você pode escolher o carro com o qual deseja viajar, caso seja realmente exigente neste aspecto.

Ele também tem outra alternativa chamada DiDi Luxe com motoristas muito experientes e carros de alta qualidade. Embora este serviço esteja focado em viagens longas e elas devam ser planejadas com bastante antecedência.

Em suma, DiDi começou como um serviço bastante básico, mas funcional, que aos poucos não só se expandiu, mas também cresceu até se tornar o líder na China. Agora resta saber o que o futuro reserva para o resto do mundo. Se você quiser saber onde DiDi está em algumas partes do mundo, dê uma olhada em nossa análise recente e descubra o quão longe ela chegou.