Skip to content

Como usar a função VLOOKUP ou HLOOKUP na planilha do Excel facilmente (exemplo)

28 de abril de 2021

Microsoft Excel, é uma ferramenta que nos permite rastrear as informações que armazenamos. Este sistema possui várias funções, entre as quais podemos citar duas muito úteis, mas pouco conhecidas. Essas funções são conhecidas como VLOOKUP e HLOOKUP em uma planilha do Excel.

Para isso é importante ter uma noção de como todas as fórmulas do Excel são utilizadas em uma planilha. Isso permitirá que você entenda como usar e combinar as funções DIREITA e ESQUERDA no Excel ou combinar muitas outras funções.

VLOOKUP ou HLOOKUP são algumas funções interessantes que nos permitem realizar uma pesquisa avançada de informação e até de algumas semelhanças. Mas como isso funciona?

VLOOKUP ou HLOOKUP em uma planilha do Excel

Função da Fórmula VLOOKUP

A fórmula VLOOKUP (pesquisa vertical) é uma função usada para pesquisar valores e encontrar um número em uma coluna do Excel ou de um elemento específico. É ainda possível usar a função VLOOKUP em duas tabelas de pesquisa ao mesmo tempo.

É basicamente baseado em quatro partes; Se esses quatro aspectos estiverem organizados corretamente, a fórmula pesquisará nossos dados com sucesso.

Primeira parte o valor na pesquisa: basicamente, é o valor que queremos encontrar dentro dos parâmetros da planilha Excel. Uma vez identificados, podemos dar lugar ao próximo mecanismo de busca.

Parte dois o intervalo: Este motor deve estar sempre na primeira coluna (se não for assim, a fórmula não pode ser executada). Vejamos um exemplo, se o que queremos pesquisar está na célula B2, seu intervalo de pesquisa deve ser B.

Parte TRÊS o número da coluna: devemos selecionar as colunas envolvidas na operação. Vejamos um exemplo: se nosso valor de pesquisa estiver nas células B2: D11; B deve ser a primeira coluna, a seguinte (C) deve ser a segunda coluna e assim por diante até que o intervalo de valores completo seja alcançado.

Parte quatro Valor VERDADEIRO / FALSO: Também podemos especificar se queremos obter correspondências ou semelhanças (VERDADEIRO) ou se queremos obter as informações exatas na pesquisa (FALSO).

Se você não colocar nenhum desses valores, a fórmula o considerará automaticamente como verdadeiro; o que significa que ele pesquisará quaisquer semelhanças que tenha com o valor de pesquisa.

Agora, a execução desta fórmula deve ser precisa; Por exemplo. = VLOOKUP (o valor da pesquisa; intervalo; número da coluna; verdadeiro ou falso).

Função da fórmula HLOOKUP

A Fórmula HLOOKUP (pesquisa horizontal) é usada quando queremos pesquisar um valor no topo de uma tabela de dados específica. Com esta fórmula, podemos pesquisar valores de comparação quando estes estão na coluna esquerda dos dados de pesquisa.

A fórmula é assim: = HLOOKUP (valor a ser encontrado; Pesquisar array em; o indicador de linha; [ordenador]) Cada segurança é baseada em uma ação específica. Cada ação na fórmula HLOOKUP é colocada da seguinte maneira.

O valor da pesquisa (obrigatório). Este valor é o que queremos encontrar, deve estar na primeira linha da tabela. Para ativar a pesquisa, o valor pode ser um nome, uma referência ou um texto.

A matriz de pesquisa (obrigatório). É a tabela de informações na qual os dados da pesquisa estão localizados. Para fazer isso, devemos usar um intervalo, uma referência do intervalo ou o nome do intervalo no qual queremos obter as informações. Cada valor do array pode ser: numérico ou textual, desde que seja um caractere válido.

Indicador de linha (obrigatório). O número de linhas envolvidas na operação é colocado aqui. Se colocarmos um indicador menor que nosso valor de pesquisa, ele automaticamente gerará um erro, o mesmo acontecerá se for maior.

Computador (opcional). É o valor lógico fornecido pelas especificações de pesquisa. Se não for colocada, a fórmula irá automaticamente considerá-la verdadeira e procurar por semelhanças. É representado como verdadeiro ou falso.

explicação da fórmula de pesquisa de função

Devemos colocar os valores “Verdadeiro ou falso” especificamente. Se for verdade, teremos que fazê-los em ordem crescente. Se for falso, nenhuma ordem específica é necessária na matriz de pesquisa.

Este artigo ajudou você? Lembre-se de que você pode deixar suas dúvidas e sugestões na caixa de comentários. Se você gostou desta informação, compartilhe com seus amigos!