
No passado, os vídeos analógicos preservavam eventos importantes que eram gravados em fita e podiam ser reproduzidos em um VHS. Atualmente, é possível recuperar o conteúdo dessas fitas antigas em um PC e você pode até gravar um CD com o vídeo no Windows. Recomendamos que você leia este artigo com o qual você aprenderá Como transferir ou capturar vídeo analógico ou VHS para o meu PC facilmente
O que é um vídeo analógico?
Um vídeo analógico é um formato usado em fitas. O processo de captura das imagens é realizado em materiais fotossensíveis que recebem variações na intensidade da luz, sendo refletidos em um suporte magnético.
Geralmente, um vídeo analógico é editado de forma linear e a qualidade pode diminuir quando a fita se deteriora ou quando as cópias são feitas.
O que é VHS?
VHS significa “Video Home System” e refere-se a um vídeo analógico e sistema de gravação de áudio criada pela empresa JVC nos anos setenta. O VHS costuma ser chamado de “videocassete”. O VHS é composto de duas bobinas internas e um formato de caminho para uma fita de meia polegada.
O VHS possui uma abertura para a inserção das fitas. Esta abertura possui uma tampa que possui um mecanismo para abri-la automaticamente quando uma fita é inserida.
Como transferir ou capturar vídeo analógico ou VHS para o meu PC facilmente
Se você deseja transferir ou capturar um vídeo analógico ou VHS em seu PC de uma forma simples, você precisa um conversor e um computador com uma unidade de CD-DVD. Se você não tiver o conversor, pode optar por converter um cabo HDMI em RCA em casa. Para realizar o processo de captura de vídeo, siga os passos que explicamos a seguir.
Obtenha o conversor certo
Antes de transferir ou capturar vídeo analógico ou VHS em seu PC, você deve pegue um conversor que permite conectar o VHS ao computador. Esta ferramenta deve possuir três conectores: um conector RCA fêmea com as cores vermelho, amarelo e branco, um conector S-video e outro conector USB para estabelecer o link com o equipamento.
É importante ressaltar que o conversor deve ser do tipo OUT, ou seja, deve permitir que o vídeo seja transferido do VHS para o computador. Esses tipos de conversores vêm com um CD de instalação ou permitem o download de um arquivo de instalação do site do fabricante.
Faça as conexões
Depois de comprar o conversor, você deve estabelecer conexões entre o equipamento e o VHS. Para isso, conecte a extremidade RCA ao reprodutor ou VHS (de acordo com cada cor) e o conector USB ao seu PC.
Instale o software conversor
Insira o CD de instalação (que vem com o conversor) na unidade de CD-DVD e aguarde enquanto software conversor é executado automaticamente. Se isso não acontecer, vá até “Este Computador” em seu computador e clique duas vezes na unidade para executar seu conteúdo. Em seguida, iniciará o processo de instalação no seu PC.
Configure o aplicativo
Depois de concluída a instalação do software, acesse-o para usar suas funções. Com este programa, você pode gravar apenas uma seção do vídeo analógico ou todo o seu conteúdo.
Além disso, é necessário definir qualidade de imagem e áudio. Porém, a qualidade da imagem não será muito alta porque os vídeos analógicos não foram gravados nas mesmas condições que conhecemos hoje.
Capture ou transfira o vídeo em seu PC
Quando terminar de configurar o aplicativo, faça a captura de vídeo analógico em seu PC. Para isso, pressione o botão “Capturar vídeo” e o software executará todas as ações necessárias. Após a conclusão desta tarefa, você receberá um arquivo digital que será armazenado no seu PC.
Se quiser verificar a qualidade do arquivo, você pode abri-lo em um reprodutor como o “VLC Media Player” para visualizar seu conteúdo em um reprodutor especial. Baixe esta ferramenta do site oficial da Videolan. Se você não consegue assistir ao vídeo com o VLC, não se preocupe porque é muito fácil consertar problemas comuns de VLC no Windows.