Skip to content
Mac

Como personalizar o Windows no meu MacBook? – Em passos simples

1 de fevereiro de 2022

Quando você trabalha como desenvolvedor de software a partir de um MacOS, é comum passar horas com a janela do terminal aberta, pois a partir daí você tem a oportunidade de executar scripts diferentes que se traduzem em tarefas ou configurações que você solicitar ao seu sistema.

Se você não se sentir satisfeito com as cores e a aparência geral do seu terminal atual, informaremos que existem maneiras de ter uma interface personalizada, se você estiver interessado em saber como, continue lendo e informaremos imediatamente.

Como configurar o terminal macOS para desenvolvedores?

A Apple tem se preocupado em tornar o a experiência de usuário mais agradável, considerando que os gostos e necessidades de cada pessoa são diferentes. Além disso, eles promovem a individualidade por meio da personalização do sistema, desde a alteração da imagem de fundo da área de trabalho ou da tela do meu MacBook até a modificação da aparência no terminal.

O terminal OS X é caracterizado por suas cores de fundo brancas extremamente básicas e texto em preto, no entanto, muitos usuários descobriram o benefícios de personalização e execução do iTerm2, se você estiver interessado em saber como ativá-lo no seu Mac, agora informaremos.

Instalar Homebrew

Você, como usuário avançado do sistema OS, costuma estar ciente de configurar aspectos do computador que permitem realizar tarefas diárias com conforto, talvez já tenha realizado ações como personalizar a barra superior do Finder e agora está procurando uma maneira de ajustar o terminal. Para isso você deve começar instalando o gerenciador de pacotes homebrew.

instalar temas via linha de comando

Antes de tudo, você deve ter o kit de ferramentas de desenvolvimento de aplicativos da Apple, o Xcode, instalado, caso não o tenha, abra um terminal tradicional e digite o comando “xcode-select – install”. Então é hora de instalar o Homebrew, para isso você digita o comando “/usr/bin/ruby -e “$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/master/install)”.

Encontre e instale o iTerm2

Agora é hora de instalar iTerm2, um aplicativo que tem as características; a mudança na cor dos rótulos, dependendo do estado atual de cada aba, seleção de forma inteligente, através de cliques duplos e triplos, configuração da Option Key como meta key, e a opção de personalizar um esquema de cores específico, que é o que procuramos neste caso. A partir da mesma janela do terminal, você deve digitar “brew cask install iterm2”.

Instale ZSH e Oh-My-ZSH

Para poder customizar o ambiente do iTerm tanto em fontes quanto em temas e janelas, você deve cumprir mais alguns passos, trata-se de instale o plug-in Oh My-ZSH, que por sua vez requer que você instale o ZSH primeiro, executando a seguinte instrução no terminal “brew install zsh”. Agora você precisará escolher um código de download dependendo do seu ambiente, para Wget “sh -c “$(wget https://raw.github.com/ohmyzsh/ohmyzsh/master/tools/install.sh -O -)” , enquanto que em Curl “sh -c “$(curl -fsSL https://raw.github.com/ohmyzsh/ohmyzsh/master/tools/install.sh)”

Encontre, instale e personalize um tema

Para todos os desenvolvedores, o sistema de linha de comando do shell, ZSH, será familiar, embora hoje nos concentremos em aproveitar a estrutura do utilitário de console, Oh My Zsh, para personalizar o tema gráfico e instalar plugins em nosso terminal. este plug-in oferece um catálogo de mais de 150 temas de personalização.

  • Para exibi-los em ordem alfabética e escolha o de sua preferência, acesse: https://github.com/ohmyzsh/ohmyzsh/wiki/Themes.
  • Em seguida, execute no terminal “open ~/.zshrc”, para abra o arquivo em um editor de texto.
  • Localize a variável “ZSH_THEME” e edite-o com o nome do tema de sua escolha, por exemplo, “ZSH_THEME=”agnoster””.
  • Agora para personalizar o tema escolhido, você deve feche o terminal atual e abra o iTerm2, vá em “Preferências➝ Perfis ➝ Cores”, localize o botão “Predefinições de cores” no canto inferior direito, onde você pode escolher a paleta de cores de sua preferência.

instalar um tema no macbook é simples

Como usar a linha de comando do terminal do meu Mac?

Se você ainda não é usuário de MacOs, antes de tudo compre seu MacBook no site oficial da Apple, desta forma você pode desfrutar do processo no conforto de sua casa, e você pode ter acesso a benefícios e vantagens que esses dispositivos oferecem.

Por exemplo, um terminal repotenciado e personalizado sob medida para suas necessidades. iTerm2 é uma alternativa de terminal que permite várias funcionalidades extras, se você já o instalou agora é conveniente para você saiba um pouco mais sobre como funciona, então continue a ler.

Usando comandos básicos

Há uma série de comandos básicos no iTerm2 que permite ocultar o MacBook Dock, para executar, nova tag: command + t, fechar tag: command + w, alternar para tela cheia: command + enter, pesquisar: command + f, tela dividida vertical: command + d e tela horizontal split: comando + shift + d.

Usando comandos avançados

Com o iTerm2 você também pode executar características avançadas que se tornam especialmente úteis em suas tarefas como desenvolvedor, entre eles, Triggers, com os quais você pode configurar dissipadores de calor para palavras-chave, Badge, que atribui uma marca d’água a cada janela facilitando sua identificação, ou escape-codes, que permite configurar ações ao um comando é inserido em uma janela específica.