Skip to content

Como particionar uma memória Micro SD e vincular aplicativos do Android (exemplo)

17 de abril de 2021

A atualização de aplicativos é sinônimo de mais ocupação no armazenamento interno do seu dispositivo móvel. Para usuários de telefone gama média-baixa Isso pode ser bastante irritante, pois afeta a operação do dispositivo.

Essa situação pode se tornar incômoda e angustiante, pois poderia não se estender apenas aos próprios aplicativos, mas também a outros elementos que ocupam espaço no sistema móvelComo resultado, você deve liberar constantemente o espaço de armazenamento interno.

Uma solução do Android 6.0

Os cartões de memória Micro SD são grandes aliados para liberar espaço nos dispositivos, salvando arquivos como fotos e músicas neles, ajudar o armazenamento interno do dispositivo fique um pouco mais claro.

No entanto, com atualizações constantes, as memórias pareciam não ser suficientes. Diante desse problema, o Google colocou à disposição de seus usuários a possibilidade de poder baixe e instale aplicativos diretamente para o cartão SD evitando congestionamento no armazenamento interno do telefone.

Divida sua memória de maneira simples

Se você tem o versão 6.0 ou posterior do Android, o procedimento é muito mais simples do que nas versões anteriores.

Você pode fazer isso em seu dispositivo, seguindo as seguintes etapas:

  • Insira as configurações do seu telefone.
  • Clique na opção Configurações do sistema.
  • Acesse a seção Formulários.
  • Escolha o aplicativo que você deseja mover.
  • Você verá um botão com a opção de Mudare, em seguida, escolha a opção Micro SDDesta forma, os dados do aplicativo serão transferidos.

Considerações para versões anteriores

Se o seu dispositivo Android tiver uma versão anterior a 6.0, não se preocupe. A maneira como você pode instalar aplicativos diretamente no cartão de memória Micro SD é mais metódica, mas igualmente simples.

Para que este processo seja realizado, é importante que você tenha o superusuário ou permissão de root do seu dispositivo móvel.

Não apenas qualquer Micro SD

Existem diferentes tipos de cartões Micro SD, que variam de acordo com a capacidade de armazenamento, o mais recomendado para esta função seria o tipo 6.

Este tipo de cartão Micro SD pode ser caro, mas proporcionarão uma experiência melhor, poupando momentos incômodos e tediosos com os aplicativos, pois capacidade de memória é ótima para o bom funcionamento do mesmo.

Programas para particionar memórias Micro SD

Depois de considerar essas diretrizes, você precisará do programa que o ajudará a realizar o processo. Entre os programas que você pode usar, estão Assistente de partição MiniTool, Partition Magic Y Paragon Partition.

Porém, o mais recomendado de todos é o MiniTool Partition Wizard, um programa leve com uma interface simples e eficiente.

Iniciando o processo de partição

Assim que o programa for baixado e instalado, você pode iniciar o processo de particionamento do seu cartão Micro SD. Este procedimento está dividido em duas partes.

processo de partição

Partição destinada a dados

  • Conecte o Micro SD ao seu computador. Isso será reconhecido automaticamente pelo programa.
  • Formate o cartão clicando com o botão direito no gráfico referente ao armazenamento do cartão e pressionando a opção Excluir.
  • Assim que o cartão estiver formatado, repita o passo anterior, mas desta vez, clique na opção Crio.
  • Uma janela será aberta para escolher os parâmetros de partição do cartão. Escolha a opção Primário na seção de Criar como.
  • Na seção Sistema de arquivo, você escolherá a opção FAT32, é importante que este seja o seu formato.
  • Dê um nome à partição.
  • Escolha o tamanho da partição nas seções posteriores.
  • Pressione OK.

Partição para aplicativos

  • Clique com o botão direito no gráfico de armazenamento e pressione a opção Crio.
  • Na seção Criar como, você continuará com a opção Primário.
  • Enquanto, na seção Sistema de arquivo, você escolherá a opção Ext2.
  • Pressione OK.

Depois de concluir essas etapas, você pode baixar aplicativos como Link2SD, que permite mover os aplicativos para a partição criada de forma simples. Reinicie o dispositivo e comece a mover os aplicativos para o cartão Micro SD.

Se você precisa aprender como formatar um telefone celular Android a partir do PC facilmente, você pode acessá-lo clicando aqui.