Skip to content

Como migrar o sistema operacional para SSD ou HDD no AOMEI Partition Assistant Pro (exemplo)

14 de abril de 2021

Com o passar do tempo, os computadores perdem sua eficiência e até algumas de suas funções, por isso é necessário migrar o sistema operacional (SO) para outro computador ou disco SSD e HDD.

Mas por que é uma opção viável? Quando usamos um computador por um longo período de tempo, armazenamos informações sem pensar na possibilidade de que ele seja danificado em algum momento.

No dia em que isso acontecer, só podemos pensar em como vamos recuperar todos os documentos de grande importância e os conteúdos multimídia que não foram salvos em outro lugar.

A migração do sistema operacional permite obter todo este tipo de dados, incluindo as configurações do computador e os arquivos nele contidos.

Isso funciona como um backup, que pode ser instalado no disco rígido de outro computador, para continuar trabalhando com seu conteúdo de outro computador.

Atualmente isso só pode ser conseguido por software, por isso este artigo trata do referido programa e como utilizá-lo de forma eficiente para fazer o backup necessário para continuar a desfrutar do seu computador.

AOMEI Partition Assistant Pro: o software ideal para migrar o sistema operacional do seu computador

Partition Assistant Pro é uma das últimas versões lançadas pela empresa AOMEI Technology, projetada para gerenciar partições do disco rígido que são necessários nos computadores que funcionam com o Windows.

Seu objetivo é salvar o computador que apresenta falhas diante de uma situação específica, o que é feito de forma eficiente por meio de seu assistente de recuperação.

Recursos do Partition Assistant Pro

Principalmente, é responsável por gerar ou criar as partições necessárias de um sistema operacional, incluindo os programas, o conteúdo documentado e sua configuração, para poder extraí-lo e instalá-lo em outro computador com maior otimização.

Da mesma forma, no caso de o computador falha ao iniciar, gera um assistente de inicialização que permite que o computador volte a funcionar, para continuar a utilizá-lo ou criar o backup necessário.

No caso de serem necessários trabalhos profissionais, AOMEI funciona como um assistente ideal para o completar, facilitando assim o trabalho do utilizador.

Por que motivos o sistema operacional deve ser migrado para outro computador?

Quando os sistemas são particionados, geralmente são feitos para transferir todas essas informações para outro disco rígido e, em seguida, continue a administrá-lo confortavelmente.

No entanto, isso não é feito simplesmente por causa disso. Durante o uso de computadores, podem surgir situações que levem a esses tipos de soluções.

Um dos principais é quando falta espaço no disco rígido. Motivo pelo qual ainda não é viável utilizá-lo, pois impede o correto funcionamento e armazenamento de novos conteúdos.

Além disso, também pode acontecer que o PC funcione com defeito. O sistema pode exigir uma atualização. Para melhorar aqueles aspectos negativos que não permitem que o computador funcione corretamente.

Como migrar o sistema operacional Windows do AOMEI Partition Assistant Pro?

Depois de instalar o programa em seu computador, tudo o que resta é inicie o arquivo executável para iniciar o procedimento de particionamento.

A tela principal é composta por duas colunas: à esquerda com as opções e funções do software, e à direita os discos que ficam disponíveis dentro do computador.

migrar o sistema operacional Windows do AOMEI Partition Assistant Pro

A primeira opção é a que você vai usar: “Migrar sistema operacional para SSD ou HDD”. É o responsável por clonar todo o sistema operacional para transferi-lo para outro disco rígido com capacidade igual ou superior ao anterior.

Para isso, basta selecionar o disco onde a cópia será armazenada e permitir que o procedimento seja concluído automaticamente.

No final, você pode continuar aproveitando o sistema operacional com o qual tem trabalhado por meio de seu novo disco rígido. Y sem precisar reinstalar o Windows ou copie cada um dos arquivos usados ​​anteriormente.

É por isso que migrar o sistema operacional é muito eficiente. Principalmente no caso de apresentar possíveis situações que comprometam o correto funcionamento do equipamento.