Skip to content

Como limpar o histórico do navegador de arquivos no Windows 10 – guia completo

7 de novembro de 2021

O sistema operacional Windows 10 traz muitos novos recursos para usuários de PC, bem como novas funções que o tornam mais fácil de usar. Uma dessas tarefas era o histórico do navegador de arquivos ou também histórico do explorador de arquivos; Prosseguiremos explicando passo a passo como você pode excluir este registro para não desperdiçar os recursos do seu computador.

Quais são as etapas para excluir o histórico do explorador de arquivos do seu PC?

o Histórico do navegador do Windows 10 Funciona de forma semelhante aos navegadores da Internet, ou seja, registram as pesquisas feitas pelo usuário. No entanto, isso pode se tornar um problema para o cache ou RAM do seu computador se houver um histórico muito longo, tornando-o mais lento no trabalho e ainda mais se ordenar os arquivos em suas pastas for algo que você não costuma fazer e apenas recorrer o uso do mecanismo de pesquisa.

Para resolver isso, recorremos a limpar log do navegador e existem diferentes métodos que você pode tentar, vamos dizer-lhe quais são alguns deles.

Diretamente da pasta de download

Com este método é usado para eliminar ou apagar o lixo, pastas temporárias e histórico do Windows 10 abrindo a pasta “Downloads” ou “Downloads”, embora você possa abrir qualquer pasta para excluir um log de pesquisa específico.

  1. Depois de abrir a pasta de download ou a desejada, você deve clicar na barra de pesquisa.
  2. Feito isso, você irá para a guia “Pesquisar” que deve estar habilitada ao executar a etapa anterior. Lá, localizamos a opção “Pesquisas recentes”.
  3. Clicamos e será apresentado um menu com várias opções e a mais importante, a que nos interessa no momento, é “Limpar histórico de pesquisa”.
  4. Clicamos nessa opção e pronto, esperamos que o processo termine.

Normalmente, não deve demorar tanto, mas se nossa história for muito cheia, nosso PC vai demorar para apague todo o histórico do nosso navegador de arquivos.

Outro método válido que também pode ser feito a partir da própria pasta de download ou de qualquer outra, é clicar com o botão direito diretamente na barra de endereço, ao lado da barra de pesquisa. Isto irá mostrar um menu e ao final de tudo está a opção “Excluir histórico”; Este método terá o mesmo efeito que o explicado anterior, exceto que é mais “direto”.

Usando comandos ‘Shift + Del’

Com os métodos anteriores, vimos como excluir todo o histórico do navegador de arquivos, no entanto, e se quisermos excluir apenas um item ou alguns itens específicos? Para esta tarefa, temos o uso de um comando ou atalho de teclado o qual é:

Claro, é necessário primeiro encontrar o resultado que queremos excluir e, em seguida, usar o comando. Diremos quais são as etapas a seguir:

  1. Abra qualquer pasta em seu computadorSe você tiver a pesquisa em um navegador específico, recomendamos que abra essa pasta especificamente nesse momento.
  2. Em seguida, vá até a barra de pesquisa e comece a escrever as iniciais do resultado que você deseja excluir.
  3. Quando ele aparecer, mova o cursor do mouse para passar o mouse sobre o resultado específico, mas sem clicar, apenas para fazê-lo aparecer pré-selecionado.
  4. Finalmente, use o comando que mencionamos, ou seja, “Shift + Del.”

Fazendo isso, você pode deletar o resultado que deseja rapidamente sem apagar os outros. Você pode fazer isso quantas vezes quiser, caso haja vários resultados de pesquisa específicos.

limpador de espaço em disco do windows 10

Qual é a maneira de limpar o cache do explorador de arquivos do Windows 10?

Quando você limpa o histórico de pesquisa como dissemos antes, você, por sua vez, está limpando a memória cache do Windows 10 explorer, sim, uma parte dele. A melhor maneira de eliminar esses “arquivos temporários” que ficam armazenados no cache do nosso PC e que não envolvem apenas resultados de pesquisa, mas outros dados, é com programas de terceiros.

Os antivírus atuais, em sua maioria, vêm com a funcionalidade de eliminação de arquivos residuais ou lixo, históricos de navegação (tanto em navegadores de Internet como os do explorador de arquivos), arquivos antigos e outros. Embora isso também possa ser personalizável e você possa escolher especificamente exclua o cache do navegador de arquivos do Windows 10.

O problema com esse problema é que vários desses antivírus exigem uma assinatura para desbloquear essa função. No entanto, você também pode procurar programas gratuitos que, embora não sejam antivírus, são responsáveis ​​pela limpeza do nosso PC e, entre eles, eliminam esse cache.

Você pode pesquisar na web programas para limpar o cache e instalá-los em seu computador, são fáceis de usar e não representam grandes complicações; isso garante que você realmente excluiu seu histórico de pesquisa.

laptop com caixa de ferramentas e logotipo do windows 10

É muito fácil certificar-se disso, basta abrir a pasta onde você excluiu os registros de pesquisa e clicar nela. Navegador de pesquisa do Windows 10 File Explorer; Caso você tenha apagado todo o histórico, não deverá aparecer um menu com sugestões de busca, se for específico deverão aparecer os demais registros, mas não aquele que você apagou.

Além disso, é possível que a opção “Pesquisas recentes” não apareça ativada na guia de pesquisa se você tiver excluído todo o seu histórico.

Reiniciando seu PC

Sempre certifique-se de que, após fazer qualquer alteração em seu PC, como limpe o cache e o histórico do navegador de arquivos do seu PC, reinicie-o, pois isso garante que as alterações foram realmente feitas. Depois de reiniciá-lo, você pode entrar no File Explorer novamente e verificar se o histórico está presente.