Skip to content

Por que o Windows Explorer não encontra arquivos? – Resolva facilmente

9 de fevereiro de 2022

O explorador de arquivos do Windows é uma ferramenta fundamental que está disponível desde o início deste sistema operacional e todas as suas versões, pois com ele podemos obter tudo o que armazenamos no sistema do computador sem perder muito tempo. É por isso que esta ferramenta de acesso, quando falha, parece muito e é que com isso temos diferentes funções muito úteis, como acessar o navegador a partir do CMD.

Mas às vezes tem falhas que podem nos deixar sem esse precioso serviço, pois podem variar entre fechamentos inesperados, erros, não acessa a busca que é realizada, travamentos, bloqueios entre outros mais. Neste artigo, exploraremos as causas de por que isso acontece, veremos as possíveis soluções para que funcione de acordo com o que precisamos, e não podemos prescindir dessa ferramenta útil que o sistema nos oferece.

Qual é o motivo pelo qual o Windows Explorer não procura arquivos?

Quanto às causas que podem causar o mau funcionamento que esta parte do sistema pode ter, às vezes o início do Windows pode ter a ver com o que está acontecendo, fazendo com que ele não inicie seus próprios arquivos corretamente. Mas isso só pode ser conjectura, por isso devemos investigar mais; o que acontece com o explorador.

Em todos os processos que são executados em um sistema operacional, existem possíveis erros e estes são notificados, o que gera que sejam apresentados como respostas, atualizações para esses componentesque prometem resolver o problema que está ocorrendo, desta vez pode ser que esta seja a coisa mais confiável que está causando o problema.

Falhas de atualização do Windows 10

Quanto ao explorador do sistema operacional Microsoft Windows, ele também pode apresentar problemas por esses motivos, pois essas mesmas atualizações são as que geram esse problema, pois quando uma atualização geral do sistema entra em vigor e não a recebe, ele para de corresponder às informações de que precisa para funcionar corretamente.

É por isso que devemos sempre ter em mente fazer as atualizações relevantes, para ser, por assim dizer, na vanguarda do que o explorador útil precisa. Somente receber a atualização pode resolver o problema, embora também possa acontecer que essa não seja a causa do dano, porque se a atualizarmos e ela falhar, devemos continuar investigando.

atualizando o explorador de arquivos

O que fazer quando o explorador de arquivos tem esse problema?

Quando tivermos as atualizações atualizadas, e esta ferramenta continua apresentando vários problemas, sabemos que não é a causa das atualizações. Podemos nos encontrar em uma situação que devemos assumir por conta própria, para isso podemos proceder de maneiras diferentes, uma delas seria Reiniciar o Gerenciador de Tarefas, isso às vezes é muito útil, podemos usar a janela de execução para abri-la a partir do raiz do sistema e veja o que acontece.

O Windows também incorporou em seu sistema um solucionador de problemas encarregado de fazer um check-up e um teste de funcionalidade, para ver e determinar o que está acontecendo. Vamos ver como aplicar essas opções para poder executá-lo de forma eficaz e retorná-lo ao normal. Também podemos criar um atalho para o navegador, para que possamos abri-lo diretamente ou aplicar este solucionador de problemas

Reinicie o navegador

O objetivo fundamental deste reinício é fazer funcionar todos os seus processos internos que o executam, desta forma podemos saber se o problema vem desses serviços. Assim, podemos contar com o acesso às suas funções de forma ativa e abrangente.. Para isso devemos fazer o seguinte.

  1. Iniciar> Gerenciador de Tarefas.
  2. Agora vamos para a seção “Processos do Windows”.
  3. Então, estamos localizados no “Windows Explorer”.
  4. Para reiniciá-lo, clique com o botão direito e clique em “Reiniciar”.
  5. Aguardamos um momento para que ele reinicie e então o executamos.

Abra o ‘solucionador de problemas’

Como mencionamos anteriormente, o Windows possui um solucionador de problemas, que é muito útil para várias atividades que apresentam comportamento incorreto. Com isso podemos executar uma análise do Windows Explorere nos dará um relatório e conselhos que podemos seguir para resolver, para isso devemos prosseguir.

  1. Início> Configurações.
  2. Atualização e segurança.
  3. Solucionar problemas.
  4. Procuramos a opção “Solucionadores de problemas adicionais”.
  5. Clique em “Pesquisa de Indexação”.
  6. O botão “Ativar a solução de problemas” será ativado.

O solucionador de problemas nos informará que, por meio de uma lista de problemas que ocorrem com o Explorer, Depois de marcar as caixas correspondentes, damos “Aceitar”. Em seguida, o solver começará a executar o reparo, resta apenas verificar se esse processo foi eficaz. Uma das maneiras de verificar rapidamente é, se nos permitir excluir arquivos recentes do navegador, isso nos dará um sinal de que tudo está em ordem.

Usando a janela ‘Executar’

Através da janela de execução podemos fazer o que seria um reparo manual do Windows Explorer, que neste caso está localizado com o nome de “Indexação de Arquivos”, para realizar esta ação procederemos da seguinte forma.

reiniciando o explorador do windows

  1. Windows + R para abrir a janela de execução.
  2. Em seguida, copiamos “rundll32.exe shell32.dll, Control_RunDLL srchadmin.dll”
  3. Na caixa inicial “entramos em Indexação”
  4. Na janela que aparece, clicamos em “Opções Avançadas”.
  5. Clique na guia “Tipos de arquivo”.
  6. Marque a opção “Índice de conteúdo e propriedades do arquivo”.
  7. Clicamos em “Aceitar”.
  8. Na mensagem clicamos em “Aceitar”.

Desta forma, a reconfiguração do processo de reconfiguração da Indexação continuará, que seria o mesmo explorador de arquivos do Windows.