Skip to content

Como instalar o Linux e o Windows 10 no mesmo computador juntos? (Exemplo)

21 de abril de 2021

Explicamos como você pode instalar Windows e Linux no mesmo computador. É um processo bastante simples e leva alguns minutos para ser concluído.

Escolha uma distribuição Linux e crie um USB inicializável

O Linux é um sistema operacional que se divide em várias distribuições, ou seja, várias versões do mesmo sistema operacional, mas com características diferentes. Se você deseja saber mais sobre este assunto, o convidamos a ler o seguinte artigo que explica o que são todas as versões do sistema Linux e suas características. Existem alguns com menos memória RAM e outras versões mais modernas. A maioria é gratuita e pode ser instalada em inicialização dupla com qualquer versão do Windows.

Depois de baixar a versão do Linux que você escolheu para o seu computador, você deve criar um disco inicializável para instalar o Linux.

Como o Linux não pesa quase nada, ele cabe em um pendrive básico de 2 GB para que você não tenha limitações na hora de instalá-lo. Recomendamos que você use Ubuntu GNOME uma vez que é nele que este tutorial se baseia. Você pode baixá-lo aqui.

Inicialize o computador a partir do drive USB

Ao ligar o computador, uma tela preta com letras brancas aparecerá. Na parte inferior da tela aparecerá uma caixa com várias opções, cada uma com uma chave associada, como F2, F12 ou Excluir.

Dependendo do seu computador, a janela de inicialização varia. Esta tela é onde você acessará o BIOS, onde você escolherá que seu PC execute o sistema operacional instalado no USB em vez de iniciar com o Windows normalmente.

Recomendamos que você pressione as teclas mencionadas acima mais de uma vez até que uma janela apareça com os dispositivos USB conectados. Quando você localizar o USB cujo nome corresponde ao pendrive onde você salvou o linux, pressione Enter.

Prossiga para instalar o Linux

A primeira coisa que aparecerá são as opções de idioma. Selecione espanhol, e dependendo da distribuição, a próxima janela que aparecerá varia. Qualquer uma dessas opções pode aparecer:

  • Experimente o Linux sem instalar: inicie uma sessão temporária onde você possa instalar o Linux a partir daí.
  • Instale o Linux
  • Outras opções

Você pode optar por instalá-lo de uma vez ou tentar primeiro. Recomendamos que você tentar antes de instalar para que você possa visualizar claramente qual é o sistema operacional.

Crie uma inicialização dupla com Windows e Linux

Ao instalar o Linux, você deve selecionar várias opções conforme aparecem em cada etapa. O instalador o orienta em todo o processo.

Depois de configurar o teclado, você deve configurar o Wi-fi, embora por padrão a opção que você prefere não se conectar a uma rede Wi-Fi neste momento será selecionada.

Na próxima etapa, você escolherá como deseja que a instalação seja, a instalação normal é recomendada, mas você pode escolher a que preferir. Em seguida, você terá a opção de instalar o Ubuntu junto com o Windows e o sistema irá instalá-lo automaticamente.

Na próxima vez que você ligar o computador, duas opções aparecerão, se você deseja entrar com o Windows ou com Linux.

O que você pode fazer se tiver Linux e quiser instalar o Windows?

Isso não é tão simples, mas uma maneira de fazer isso seria instalar um boot com Windows e Linux a partir do Linux, seria criar uma partição e instalar windows lá, mas exigindo este formato NTFS, você pode ter problemas durante a instalação e também terá que reinstalar o GRUB com um disco de recuperação

Chá Recomendamos ter o Windows instalado e instalar o Linux a partir dele pois é mais simples e menos arriscado seguir as etapas já mencionadas acima. Esperamos que tenha ajudado você e se você quiser saber mais sobre o Linux, lembre-se de ler outros artigos como O que são arquivos de registro do Linux e para que eles servem? Além de recomendar Como criar diretórios e subdiretórios no Linux com o ” comando mkdir “.