Skip to content

Como importar facilmente senhas do Firefox para o Chrome ou Edge

19 de abril de 2021

O mundo da navegação teve um desenvolvimento muito importante, conseguindo assim registrar dados importantes que usamos regularmente quando acessamos a internet. Como por exemplo, usuários e senhas; nos economizando muito tempo.

Embora às vezes, quando acessamos com tanta frequência sites onde as senhas estão armazenadas e, portanto, não as usamos, tendemos a esquecê-las; e lembrar as senhas é complicado. É por isso que existe um método de mover estes dados salvos para outros navegadores.

O que são navegadores?

Navegadores são aqueles ferramentas que reconhecem todos os arquivos em uma página, de forma que possamos visualizá-lo facilmente. Existe um grande número de navegadores entre os quais existem três principais que se destacam dos demais, sendo os melhores navegadores da web de 2020.

E estes são relevantes Mozilla Firefox que representa o que há de melhor entre os desenvolvidos por código aberto e que você pode baixar e instalar de forma totalmente gratuita. Há também o Google Chrome que é desenvolvido pela empresa Google e tem várias ferramentas muito boas, e por último há o Edge, que é a versão melhorada do Explorer.

Existem também outros navegadores como Apple Safari, Opera, Maxthon, Flock e entre muitos outros. Embora estes não sejam tão conhecidos; e alguns têm uma diferença muito grande em termos de velocidade e eficiência na abertura de páginas e navegadores que consomem menos recursos.

Onde a senha é armazenada no navegador?

O banco de dados onde as senhas são armazenadas tem um local diferente dependendo do navegador. Por exemplo, para o Google Chrome, há um arquivo criptografado chamado “Dados de login” e é acessado por meio da pasta do usuário no navegador.

Em caso de Mozilla Firefox, o arquivo que armazena as senhas é denominado “Signons.sqlite” E como no Chrome, seu acesso é através da pasta do usuário, agora para o navegador Edge mudo um pouco o processo, e isso porque o Microsoft Edge salva as senhas dentro do mesmo sistema operacional, é mais complexo. Todos os itens acima mencionados são dos melhores navegadores de internet.

Onde as senhas são armazenadas regularmente?

Existe um grande número de sites que utilizam um sistema de cadastro e acesso de usuários, a começar pelas redes sociais. Visto que o objetivo deles é que cada pessoa tenha seu usuário particular e possa fazer uso da rede sob o perfil cadastrado, conhecendo e compartilhando com outras pessoas cadastradas.

Embora também existam outras plataformas que os usuários usam, o páginas com serviço em nuvem por exemplo, isto com o intuito de que cada utilizador tenha os seus ficheiros e os partilhe com quem os deseja, e existem muitos outros sites aos quais ao acedermos podemos ver o sistema do utilizador.

Como importar facilmente senhas do Firefox para o Chrome ou Edge?

janela de fundo branco do programa x navegador

O processo mais simples é fazer o Arquivo de dados ser compatível com outros navegadores, de forma que você só terá que baixar um programa chamado Passwordfox, com o qual podemos acessar todas as chaves que estão registradas no navegador Firefox.

Então, para confirmar que existem as senhas que deseja salvar, selecionamos todas e clicamos na opção de salvá-las em um arquivo ou arquivo em Formato HTML. Que devemos manter em um lugar que possamos lembrar facilmente.

Depois de ter o arquivo HTML na tela, nós o selecionamos com um clique esquerdo, e selecionamos a opção de “abrir com”. Então, na interface pop-up, selecionamos o outro navegador e pronto; As senhas serão salvas no navegador que selecionamos.

Esta é uma ótima ferramenta para pessoas que usam o salvamento de senhas com muita frequência e esquecem as senhas, normalmente essas pessoas não compartilham seu computador e não fazem uso exclusivo dele, por isso não se preocupam com a importância de ter a senha chave salva.