Skip to content
Mac

Como formatar um disco rígido externo usando meu MacOS Big Sur? – Reinicializar o sistema

20 de janeiro de 2022

Como já sabemos, existem três sistemas operacionais, que são os que têm mais demanda no mercado à medida que vão surgindo. Software livre para Windows, Mac OS e, claro, Linux com suas várias apresentações. Todos eles variam em relação aos formatos que usam para discos rígidos, embora o fato seja que, para MacOS, eles não podem usar aplicativos Linux ou Windows para fazer uma conexão e reconhecer o disco.

É por isso que devemos saber como executar um formato, o que nos permite usá-lo neste caso no MacOS Big Sur, sem nenhum problema. Para isso, também é necessário saber como alterar as permissões de um disco rígido externo em um computador Mac, pois pode acontecer que, se essas permissões não estiverem configuradas corretamente, possamos ter pProblemas ao acessar as informações que contém.

Como o formato do disco afeta a formatação no Mac?

Quanto aos formatos internos que o Mac manipula, existem vários e alguns possuem subformatos que possuem suas particularidades, em suas características observamos que alguns são estritamente para o sistema operacional que a Apple nos oferece. Uma vez que apenas com o formato MacOS Plus podemos fazer modificações através de computadores Mac, isso influencia nossa liberdade de usar o drive externo, obviamente não podemos usá-lo em outros sistemas operacionais.

Agora os outros formatos de disco como Ms-DOS (FAT) e ExFAT eles são muito mais dinâmicos e acessíveis. Porque com estes temos liberdades, para podermos interagir com os outros sistemas operativos que temos à mão, sem muitas limitações ou problemas de compatibilidade. Isso é uma vantagem quando precisamos usar nossa unidade externa em outros computadores que não são da linha Mac.

Mac OS X Estendido

Nesta série podemos obter diferentes formatos que nos oferecem diferentes características específicas, no caso do Mac OS Extended, não é compatível com os sistemas operacionais Windows. Embora suporte recursos avançados como Unicode, metadados ricos entre outros.

MacOS Plus com registro e MacOS Plus maiúsculas e minúsculas, nestes casos o com registro preserva a integridade do disco em seus volumes e este reconhece as letras maiúsculas e minúsculas dos volumes, permitindo que você tenha uma visão mais precisa dos mesmos .

laptop na mesa

MS-DOS (FAT)

Este formato é suportado pelo Windows, mas tem limitações quanto à segurança e capacidade de armazenamento. De qualquer forma, por razões de segurança, devemos saber como colocar uma senha em um disco rígido externo, pois se fizermos essa configuração anterior ao usá-lo em outro sistema operacional, ele nos solicitará uma senha

ExFAT

No caso deste formato, é o mais utilizado, pois tem a capacidade de ser aquele que é compatível com todos os outros sistemas operacionais, sem problemas. Além de ser leve, rápido e sua segurança é melhorada, ou seja, com este formato teremos problemas com nosso disco rígido nem com os sistemas operacionais disponíveis para transferir informações.

Este formato também permite múltiplas conexões, por exemplo, se queremos conectar dois computadores a um disco rígido externo com duas entradas USB, podemos fazê-lo porque não possui limitações entre sistemas operacionais e podemos trabalhar dessa maneira se precisarmos.

Qual é o procedimento para realizar a formatação do disco rígido?

Agora, para executar essa formatação, usaremos como exemplo o último formatar o que é o mais comum de todos os ExFAT, e assim nos dar uma ideia concreta de como realizar esse procedimento em Big Sur. Vale ressaltar que este procedimento é rápido sem muito procedimento ou rotas a serem percorridas, vejamos:

  • Abrimos a localização do disco e clicamos com o botão direito e depois excluímos.
  • Agora veremos como é feita a formatação, desta forma simples e curta.
  • Em seguida, serão mostradas as ações que foram feitas. E será tudo com este simples procedimento que o disco será formatado.

use sua unidade externa em big sur

Como verificar se o disco rígido foi realmente formatado no seu Mac?

Para isso, basta localizar o disco, veremos que ele terá apenas a letra atribuída automaticamente e não terá nenhum arquivo dentro vai ficar limpo Por outro lado, o formato padrão será definido como compatível com o computador em que foi formatado.