Skip to content

Como fazer tabelas dinâmicas no Excel com gráficos passo a passo (exemplo)

28 de maio de 2021

A maneira como temos que trabalhar em projetos diferentes É muito diferente do que tínhamos há algumas décadas, pelas ferramentas de que dispomos para nos ajudar a trabalhar.

No passado, tínhamos que fazer muito trabalho de planilha à mão, com a ajuda de uma calculadora, e rodar todos os relatórios em uma máquina de escrever para um toque profissional.

Felizmente, tudo isso ficou para trás, pois muitos desses processos anteriores eram extremamente lentos e muitas vezes não permitiam que um erro fosse cometido, sendo muito comum na segunda geração.

Além disso, graças às ferramentas dos computadores pessoais de hoje, podemos ficar muito mais relaxados quando se trata de trabalho.

Um computador pode ser encontrado em qualquer local de trabalho ou em qualquer casa, e possui todos os tipos de programas para realizar qualquer tipo de tarefa. trabalho.

Se falamos de trabalho totalmente executivo, temos em mãos uma das melhores suítes de escritório lançadas: Microsoft Office; um conjunto de programas que oferece a oportunidade de escrever, apresentar, inserir dados em planilhas e muito mais.

E é por meio do programa de planilha, Excel, que podemos fazer muito do trabalho pesado que era feito anteriormente em semanas de trabalho árduo.

Com este último em mente, podemos fazer muitos trabalhos complicados em apenas algumas horas graças ao Excel, devido a todas as ferramentas de que dispõe para tornar o processo de cálculo muito mais fácil.

Diante disso, é útil poder conhecer todas as ferramentas disponíveis para trabalhar com Excel de forma eficaz, portanto, a seguir falaremos um pouco sobre uma das ferramentas que possui. Excel para você, que são tabelas dinâmicas.

Como criar uma tabela dinâmica no Excel?

As tabelas dinâmicas são uma opção que o Excel possui para poder realizar cálculos de forma específica, assim como gráficos, todos apresentados de uma forma bastante confortável para o usuário.

Por meio dessas tabelas, podemos inserir grandes quantidades de dados para realizar cálculos simples por meio de seus colunas ou linhas, o que nos deixa com um Excelente visão geral das contas finais de que precisamos por meio dos dados.

Para fazer uma tabela dinâmica, você deve inserir os dados nas células do Excel, fazendo rótulos do que é cada dado ou valor pertencente a cada linha ou coluna.

Cada um desses dados deve ser inserido espertamente e com atenção aos detalhes, e quando estiver pronto, você deve selecionar todas as células que deseja na tabela dinâmica.

Agora, quando todas as células estão sombreadas, você deve ir para o menu “Inserir“E selecione a opção”Tabela dinâmica”. E, dentro das opções que vão surgindo na tela, você deve clicar em “Selecione uma tabela ou intervalo”.

Dentro da tabela ou opção de intervalo, indique o mesmo, indique onde deseja que o relatório da tabela dinâmica seja colocado, selecionando “nova planilha” se você não tiver uma previamente montada para finalmente aceitar.

tabelas dinâmicas de dados excel

Como criar um gráfico dinâmico?

Os gráficos que podem ser feitos a partir de uma tabela dinâmica são chamados de gráficos dinâmicos e podem ser feitos de uma forma extremamente simples.

Primeiro, você deve selecionar as células que deseja representar no gráfico e, em seguida, clicar na opção superior de “Inserir“E então em”Gráfico dinâmico”Para finalmente aceitar e visualizar o gráfico que foi criado a partir dos dados.

Lembre-se de que você sempre pode organizar as coisas um pouco nas células ou através das opções de gráficos dinâmicos para que fiquem exatamente como você deseja.