Skip to content

Como evitar o abuso excessivo ou o vício do uso do telefone celular no trabalho

26 de abril de 2021

O uso excessivo de telefones celulares no trabalho pode afetar negativamente o desempenho dos funcionários. Nesse sentido, recomendamos que você leia este artigo com o qual você aprenderá como evitar o abuso excessivo ou o vício no uso de telefones celulares no trabalho

O que é nomofobia?

Nomofobia é uma doença que ocorre em pessoas que dependem excessivamente do celular para realizar qualquer ação no dia a dia. Nomofobia ocorre quando um indivíduo sente medo estar longe do seu dispositivo móvel. Essa circunstância produz uma sensação de solidão e isolamento.

A nomofobia é a consequência da exposição extrema às tecnologias e à internet tão populares na sociedade. Embora se saiba que os telefones celulares podem ser úteis para manter uma comunicação eficaz no trabalho, o abuso pode transformar esse meio em um fator negativo para qualquer pessoa.

Sintomas de dependência de telefone celular

Geralmente, o vício em celular costuma ser detectado quando a pessoa tem o celular como primeira prioridade, colocando em segundo plano as relações interpessoais, o trabalho ou os estudos. Os nomofóbicos muitas vezes substituem facilmente a comunicação tradicional usando as mídias sociais mais populares.

Outro sintoma claro é uso continuado do telefone celular para qualquer atividade que reduza o contato com outras pessoas. Além disso, é comum que um nomofóbico observe a tela do dispositivo a cada poucos minutos ou sinta estresse quando o telefone está ausente.

Como evitar o abuso excessivo ou o vício no uso de telefones celulares no trabalho

O abuso ou o vício do uso de telefones celulares no trabalho é um mal generalizado. Não apenas no local de trabalho, mas em todos os ambientes. Está dependência extrema Isso pode ser evitado seguindo as etapas mencionadas abaixo.

Use o telefone apenas durante o intervalo

Isso pode ser um grande desafio para uma pessoa viciada em seu telefone celular. Por isso, é útil aproveitar o tempo de descanso para se atualizar no dispositivo móvel. Desta forma, você pode reduzir os níveis de ansiedade e você evitará que o departamento de recursos humanos rotule seu vício em dispositivos móveis como uma fraqueza dos funcionários.

Silenciar o telefone

Outra maneira de evitar o vício do telefone é mudo dispositivo móvel enquanto você está trabalhando. Você também pode optar por ativar o modo avião para evitar o recebimento de chamadas irrelevantes durante o horário comercial.

Coloque o telefone em outro lugar

Este método requer um alto nível de autocontrole para uma pessoa com nomofobia. Para conseguir isso, você deve ter força de vontade, isolar telefone para não olhar para ele, guarde o aparelho em uma bolsa ou em outro espaço. Com esta medida, você terá poder sobre o seu dispositivo.

mulher usando telefone celular

Desinstale os jogos

Algumas pessoas são viciadas em jogos de seus telefones celulares. Uma maneira de evitar o uso excessivo do dispositivo e uma correspondente perda de tempo é desinstalar jogos para passar mais tempo longe do objeto.

Não use o telefone enquanto interage com outras pessoas

Ficar constantemente olhando para o telefone durante uma interação com outros funcionários pode ser uma ação desagradável e desrespeitosa. Além disso, é um sintoma inequívoco de nomofobia.

Aproveite seus momentos de comunicação direta e compartilhe naturalmente com o resto da equipe. Você pode se divertir se se acostumar a deixar o dispositivo em segundo plano.

Desative a confirmação de leitura no WhatsApp

A menos que seu trabalho seja vender mais nas redes sociais, você pode aproveitar a opção de ter controle sobre aplicativos como o WhatsApp. Isso consiste em desabilitar recibo de leitura das mensagens. Portanto, você poderá responder às mensagens em outro horário fora do horário de trabalho.