Skip to content

Como detectar zonas queimadas em telas OLED de TV e smartphones? (Exemplo)

28 de abril de 2021

Saber como detectar áreas queimadas em telas OLED pode ser muito útil, seja um Dispositivo móvel Android ou iPhone, como uma televisão.

Embora este seja uma das tecnologias mais avançadas que existem hoje para criar as telas de diversidade de dispositivos, apresenta um problema recorrente e são as conhecidas áreas queimadas.

Por que algumas áreas dessas telas estão danificadas?

Embora esses painéis oferecem melhor contraste do que outras tecnologias, graças ao seu manuseio mais nítido do preto e à intensidade de outras cores; além de menor consumo de energia, são mais sujeitos a danos e muito mais caros.

Razões pelas quais o número de usuários que prefere dispositivos com esses painéis e que não são incentivados a usá-los é semelhante.

Nesse sentido, as zonas queimado em telas OLED de smartphones e televisores se originam, principalmente, por dois fatores que estão inter-relacionados.

A primeira é que essa tecnologia é baseada na fabricação de componentes orgânicos, que tendem a se degradar com o uso constante muito mais rápido do que outros materiais.

O que leva ao segundo ponto, ou seja, o uso prolongado Com imagens estáticas, favorece muito que certas áreas da tela sejam afetadas.

Por exemplo, as barras de notificação e atalho em telefones; Como os placares de jogos esportivos ou apresentações semelhantes em televisores, eles causam queimaduras nos pixels dessas áreas.

Como posso saber se há áreas queimadas nas telas OLED?

Às vezes é possível detectar se há áreas queimadas em telas OLED, televisores e smartphones, pois os espaços com uma coloração mais clara são visualizados no painel.

Se este não for o seu caso, ou você não perceber nenhuma diferença, pode tentar este método que verá a seguir, que é o mais fácil e rápido de usar.

Agora, para poder verificar se um de seus dispositivos OLED tem áreas queimadas, você só precisará reproduzir uma imagem ou fotografia a cores fixas por alguns segundos.

Por exemplo, você pode usar o Hulu na Smart TV ou assistir ao Netflix do seu dispositivo na TV. Então você pode começar a perceber se há algo errado.

Poderá verificar o estado do painel, uma vez que, se estiver intacto, deverá ver uma imagem uniforme e limpa. Por outro lado, se houver áreas queimadas, os pixels nelas parecerão muito mais escuros do que nas outras áreas.

A imagem que você usará para o teste deve ser totalmente unicolor e pode ser qualquer (amarelo, vermelho, roxo, verde, azul…), Mas recomenda-se que seja bastante intenso ou animado para que o processo seja muito mais fácil.

O que posso fazer se houver áreas queimadas na tela OLED?

Se você conseguiu detectar as áreas queimadas nas telas OLED de qualquer um dos seus dispositivos, é melhor entrar em contato com ele serviço técnico da empresa.

Pois, se o equipamento ainda estiver dentro do período de garantia, eles terão que substituí-lo sem nenhum custo adicional (se assim for estabelecido), pois um possível dano de queimadura nos pixels da tela deverá ser coberto por ele. Você também pode tentar consertar pixels mortos na tela do telefone ou na tela OLED.

folha de reparador

Caso contrário, ou seja, se o seu televisor ou telefone já não tiver garantia, o mesmo serviço técnico pode prestar-lhe um orçamento para reparo da tela.

É importante considerar duas coisas se você estiver entrando em contato com a empresa. A primeira é que você deve ser claro ao falar sobre o seu problema, explicando que a tela OLED tem queimaduras, para que eles possam fornecer a ajuda necessária.

E a segunda é que você nunca deve praticar métodos ou procedimentos para verificar a exibição ou repará-lo que possa afetá-lo de alguma forma.

Por quê? Pois bem, se você realizar uma operação que acaba danificando o painel, você perderá qualquer possibilidade de conserto em garantia, podendo até mesmo acabar danificando totalmente o seu aparelho.