Ao instalar uma Rede Privada Virtual (VPN) você o faz considerando os benefícios que esses servidores proporcionam, maior segurança para navegação em redes públicas, proteção de informações confidenciais, acesso a conteúdos exclusivos de uma região geográfica, conexão a uma rede de teletrabalho e muito mais .
No entanto, pode você não está satisfeito com a funcionalidade da sua VPN ou não sabe se está conectado a um e se funciona com a empresa que administra aquele servidor ou simplesmente não precisa mais dele. Nesse caso, você deseja desinstalá-lo completamente do seu computador e, em seguida, detalhamos como remover uma VPN do Windows 10.
Quais são os métodos que você pode usar para remover a VPN do seu computador?
Existem várias opções para desinstalar uma VPN do seu sistema operacional, em todos os casos você só precisa de um pouco de tempo e atenção, já que o processo é bem simples. Agora explicamos as quatro principais formas de eliminar a VPN.
Usando conexões de rede
Quando a VPN não mostra a opção de desconexão nas redes disponíveis, o método a seguir é ir diretamente às conexões de rede, assim:
- Abra a seção de pesquisa, localize-o colocando o mouse no canto inferior direito da área de trabalho.
- Escreva “Ncpa.cplicono”, abra o resultado, com isso insira as conexões de rede. Em seguida, pressione “Win + R” ao mesmo tempo, isso abrirá o terminal do sistema, digite o seguinte “ncpa.cpl”, clique em aceitar.
- Agora, clique com o botão direito do mouse na VPN que você deseja desconectar e escolha a opção “Status”. Vou ao aba “Geral” e clique em desconectar.
- Preparar! Essa VPN não está mais vinculada ao seu computador.
Com as configurações do Windows
No caso de criar e configurar uma VPN e depois pretender registar-se, a forma tradicional e mais conhecida de eliminar uma ligação é através do painel de configuração do Windows 10:
- Acesse o início, na parte inferior esquerda da área de trabalho. Na barra esquerda você encontrará o símbolo de uma engrenagem, que corresponde à configuração, abra-a.
- Localize “internet e rede”, uma vez lá, escolha “VPN”
- Clique no servidor para desativar e selecione a opção “Remover”, Duas vezes para confirmar.
- Preparar! Você se livrou da VPN, pode verificá-la acessando a central de rede e compartilhamento, lá você verificará que o ícone do adaptador não está visível.
Se você usar a janela do prompt de comando
Esta opção vai um pouco além, pode ser mais confortável você ir diretamente ao terminal de comando para inserir a linha de código correspondente, se for o caso, você deve:
Vá, como nos casos anteriores, para o menu Iniciar. Escreva lá “cmd.”, Clique com o botão direito no resultado e escolha “executar como administrador”.
Na venda que aparece, digite: rasphone -R “Nome” (A palavra nome deve ser substituída pela identificação exata da VPN a ser removida). Você dá enter e voila!, adeus VPN!
No PowerShell
Esta interface de execução de comandos é outra opção, muito útil para remover uma VPN do seu sistema sem deixar nenhum tipo de rastro:
- Primeiro, como de costume, o menu Iniciar do Windows.
- Você procura o PowerShell, clica com o botão direito do mouse no resultado e escolhe “executar como administrador”.
- Digite o comando: Get-VpnConnection e pressione enter, você verá todas as conexões VPN atuais e seus respectivos dados de identificação. Escolha o nome do que você deseja excluir.
- Agora escreva: Remove-VpnConnection –Nome “Nome -Força“(A palavra nome, você deve substituí-la por aquela que corresponde à VPN que você deseja excluir), depois pressione enter. Pronto! VPN excluída.
Como você pode apagar os rastros de log da VPN no seu PC?
É comum que as VPNs acumulem registros indesejados em seu computador, mesmo que você o tenha desabilitado, esses registros continuarão armazenar dados de suas atividades, arquivos e sistema em geral. Para se livrar deles, certifique-se de realizar uma limpeza de baixo nível em seu computador.
É necessário que você tenha o máximo de cuidado ao realizar essas depurações do sistema, você pode excluir por engano um arquivo vital dele, impedindo que ele continue funcionando corretamente. A melhor opção sob este alerta é Criar um backup completo. lembre-se que mudar o endereço IP fixo não é um jogo
Localize rastros de VPN excluído em seu sistema, é um trabalho de formiga, consiste em verificar determinados locais e comprovar a existência ou não de arquivos dependentes dele. Execute as etapas a seguir e limpe todos os logs de VPN:
Excluir registro do cliente: Na opção de pesquisa na barra de tarefas, digite “regedit”, escolha o editor de registro nos resultados. Digite os seguintes endereços “HKEY_LOCAL_MACHINE SOFTWARE” e “HKEY_CURRENT_USER SOFTWARE” um por vez.
Verifique cuidadosamente as chaves que se referem à VPN excluída, se você encontrar uma que armazena dados e deseja excluí-la, clique com o botão direito do mouse no item e exclua.
Remova o adaptador de rede: Abra o Gerenciador de Dispositivos, para isso pressione simultaneamente “Win + R”, digite: devmgmt.msc, localize “adaptadores de rede”, exiba a lista do que está instalado no sistema, verifique um a um os serviços relacionados à VPN . Para confirmar sua origem, dê um duplo clique e olhe na aba do driver, se tiver certeza de removê-lo, clique com o botão direito nele e selecione “Desinstalar dispositivo” e depois marque a caixa “Remover o software do driver para este dispositivo”
O que recomendação final, não limpe dados importantes em seu computador, sem antes ter um conhecimento mínimo de como funciona a estrutura do sistema. Caso contrário, como resolver problemas após a exclusão de um arquivo relevante, você pode interromper completamente a atividade do seu sistema operacional.