Atualmente, o que é quase uma atividade automática é compactar e descompactar um arquivo ZIP ou RAR com o WinRAR, ou seja, esse aplicativo é o preferido pela maioria dos usuários para essas funções. Principalmente, graças à sua ampla compatibilidade, versatilidade, custo e facilidade de uso, porém, é um aplicativo que uma vez instalado, ele cria raízes em seu sistema, tornando difícil removê-lo completamentemesmo quando você não precisa dele.
Acontece que o WinRAR, no processo de verificação da segurança dos arquivos, aplica protocolos de incorporação de soma de verificação CRC32 ou BLAKE2 a cada um deles. Se ultimamente você está querendo desinstalar os programas que você menos usa, ou apenas isso software está gerando erros ao tentar descompactar arquivos, e você já decidiu que deseja removê-lo completamente do seu computador, continue lendo, explicaremos tudo o que você precisa saber.
O que acontece com os programas do seu PC se você desinstalar o WinRAR?
WinRAR é um dos aplicativos mais poderoso do mercado, para criar e abrir arquivos nos formatos RAR ou ZIP, e embora também exista a possibilidade de fazer uma unidade flash USB inicializável com o Windows 10 usando o WinRar, se você já tomou a decisão de removê-la completamente do seu computador, pode ter dúvidas sobre as implicações de tomar essa ação.
Embora muitos programas que você baixa para o seu computador venham inicialmente em um formato compactado, depois de descompactá-los e instalá-los com sucesso no seu computador, eles permanecerão lá, a menos que haja uma falha extraordinária ou você tome a decisão de desinstalá-los. Em outras palavras, WinRAR é um plugin autônomo, a única coisa que afetará você se você desinstalá-lo é que não terá mais suas funções, embora existam outras boas alternativas para esse fim, entre elas: 7-Zip, PeaZip ou B1 Free Archiver.
Como desinstalar o WinRAR do seu PC corretamente?
Se o motivo pelo qual você deseja desinstalar o aplicativo é devido à ignorância de como ele funciona, recomendamos que você leia como descompactar um arquivo rar dividido em partes no WinRAR facilmente. Embora, sim é definitivo que você deseja excluir esta ferramenta das suas opções no Windows 10, mostramos abaixo as maneiras de alcançá-lo.
Das configurações do aplicativo
A maneira tradicional de desinstalar qualquer aplicativo do seu computador, você não pode deixar de experimentá-lo, pois pode poupar muitas etapas desnecessárias, se for eficaz. Desta forma é usando o painel de configuração do seu sistema:
- Clique no menu iniciar, localizado na barra de tarefas, uma vez lá selecione o símbolo de engrenagem correspondente a “Configurações”.
- Em seguida, você deve clicar na seção “Aplicativos”, para que você veja “Aplicativos e recursos”, uma lista completa dos aplicativos e programas instalados em seu PC.
- Localize o WinRAR, clique nele, então você pode exibir opção de desinstalação. Clique nele e confirme clicando em “Sim”. Com isso ele seria completamente removido do seu sistema, você pode vê-lo porque ele não aparece mais na lista de aplicativos.
Direto do aplicativo
Embora a partir do painel de configuração o processo de desinstalação do WinRAR seja extremamente simples, existe outra maneira de fazê-lo ainda mais simples, e consiste em simplesmente ir ao menu iniciar do seu computador (você pode clicar na tecla WIN para acessá-lo ), depois localize o WinRAR (você pode escrevê-lo, para encontrá-lo mais rápido), agora você só precisa dar clique com o botão direito sobre ele e escolha a opção “Desinstalar””.
Agora será exibido o Painel de Controle, para que você possa continuar o processo da seguinte forma, clique novamente no nome do programa em questão, e na parte superior dos aplicativos, localize o botão de desinstalação para clicar nele, na nova janela você deve clicar em “Sim”, assim estará confirmando a decisão, aguarde a conclusão do processo e imediatamente notará como o WinRAR não está mais disponível na lista de programas do painel.
Como remover os fragmentos ou arquivos restantes do WinRAR?
Quando você executou um processo de desinstalação, de qualquer aplicativo ou programa, em seu computador, é normal que ainda haja resquícios ou vestígios destes em seus arquivos. Acontece que sempre software instalado armazena dados no nível do disco hard, como backup das alterações ou preferências que você ajustou neles, cache e outros.
No caso do WinRAR, se você deseja excluir qualquer registro ainda armazenado em seu PC, você pode ir para o seguinte caminho “normalmente c:Program FilesWinRAR”, e lá você procura por “%ProgramFiles%WinRAR”, caso você recupere a(s) pasta(s), clique com o botão direito sobre ela(s) e selecione excluir. Você também pode se livrar da licença acessando o seguinte endereço “C:Users[NOMBRE-USUARIO]AppDataRoamingWinRAR”, procure uma pasta chamada “%APPDATA%WinRAR”, basta clicar com o botão direito do mouse e excluir.
Depois de executar essas etapas, não haverá vestígios de WinRAR em seu computador, mas se no futuro você vir a necessidade de um programa para abrir ou compactar arquivos e considerar essa sua melhor opção, você ainda pode tê-lo de volta, você deve baixá-lo apenas da página oficial do WinRAR.