Skip to content

Como desinfetar um telefone evitando danificar seus componentes? – O Melhor Truque

19 de novembro de 2021

Os dispositivos móveis podem parecer inofensivos e invulneráveis ​​a olho nu, mas na verdade eles são habitat de incontáveis ​​vírus ou bactérias, devido à sujeira a que estão expostos. Essa sujeira não é apenas uma ameaça ao usuário do telefone, mas ao próprio dispositivo móvel; uma vez que pode comprometer a integridade de alguns dos componentes do referido dispositivo. Felizmente, foram desenvolvidas maneiras de limpar o dispositivo sem expô-lo a danos.

O que deve ser evitado para não danificar o seu celular ao desinfetá-lo?

Seguir o procedimento adequado é tão importante quanto usar os materiais corretos ao desinfetar seu dispositivo móvel. Caso contrário, alguns componentes externos ou internos podem ser comprometidos; cenários que podem se tornar irreversíveis.

  • Não use nenhum tipo de papel para secar a tela: Guardanapos, toalhas de papel e papel higiênico quebram facilmente quando expostos à umidade. Portanto, algumas pequenas porções podem entrar nas ranhuras do dispositivo e obstruí-las.
  • Use tecido macio: O pano de microfibra é a melhor escolha para limpar o seu dispositivo; Se você tiver um pano para limpeza de lentes, fique à vontade para usá-lo. O material deste tipo é mais eficiente na limpeza de superfícies sensíveis ao toque.
  • Não use algodão de qualquer tipo: As bolas de algodão e os isótopos têm a mesma reação que o papel à umidade. Esse material pode deixar fiapos entre as ranhuras do dispositivo móvel.
  • Não borrife o produto de limpeza no telefone: Mesmo que o seu dispositivo seja resistente à água ou fique submerso nela, como é o caso de alguns dispositivos Samsung, Panasonic e Sony Xperia 10 III; Você não deve aplicar nenhuma substância líquida diretamente em qualquer parte do telefone durante o procedimento de limpeza.
  • Não use produtos de limpeza abrasivos: Limpador de vidros, vinagre, alvejante e até mesmo removedor de maquiagem podem ser bastante agressivos para os componentes do dispositivo. Tornando a tela do telefone mais vulnerável a arranhões e menos sensível às suas mãos.
  • Não limpe o telefone com ar comprimido: Alguns componentes internos do dispositivo móvel podem ser afetados adversamente se você usar ar comprimido para limpá-lo.

O que você deve fazer antes de limpar seu celular para evitar danos?

Você deve tomar certas medidas em consideração antes de aplicar o procedimento correspondente para limpar seu dispositivo móvel. Essas ações reduzirão o risco de danos durante a desinfecção e a tornarão mais eficaz.

desinfetar um telefone

Lave as mãos e seque-as muito bem

A maioria dos danos causados ​​aos componentes internos do dispositivo móvel é causada pela exposição à umidade; especificamente a umidade da água. Este cenário inclui aqueles dispositivos que são resistentes à água para serem submersos, uma vez que essa característica tem suas limitações. No entanto, é extremamente necessário que lave as mãos antes de manusear seu dispositivo móvel para desinfetá-lo.

Então, depois de lavá-los com bastante água e sabão, seque-os muito bem; para que, ao pegar no telefone, não o molhe. Além disso, você reduzirá a exposição do telefone a bactérias que podem estar em suas mãos.

Desligar o telefone celular

Sob nenhuma circunstância você deve limpar seu dispositivo móvel enquanto ele estiver conectado à fonte de alimentação do carregador. Isso pode comprometer não apenas a integridade do seu telefone, mas também a sua.

Portanto, você deve desinfete seu dispositivo móvel apenas quando ele estiver desligado. Além disso, se a bateria do mesmo for removível, não hesite em removê-la antes de limpar o telefone. Isso impedirá que a tela do telefone acorde enquanto você o limpa e executa comandos não intencionais.

Como você desinfeta um telefone de qualquer vírus sem danificá-lo?

Para desinfetá-lo corretamente é necessário que você tenha aplicado as recomendações fornecidas acima, antes de iniciar o processo de limpeza. Além disso, você precisa de álcool e uma toalha de pano apropriada.

  desinfetar um telefone de qualquer vírus

Usando álcool isopropílico

O álcool é uma substância que evapora facilmente, portanto, mesmo quando alguma porção do álcool entra em contato com um componente interno; não representa uma ameaça à sua integridade. É por essa característica que o álcool isopropílico e o álcool etílico permitem limpar a tela do celular e o resto, sem esperar efeitos negativos.

Então, depois de lavar e secar as mãos, bem como desligar o celular; o primeiro passo é aplicar uma pequena quantidade de álcool isopropílico na toalha. Será o suficiente para umedecer o tecido, não precisa ser encharcado.

Depois disso, você deve prosseguir para esfregue cuidadosamente o seu dispositivo móvel com a toalha que você umedeceu. Certifique-se de cobrir as laterais do telefone, bem como a tela e a parte traseira. Para limpar as lentes da câmera, você pode fazer o mesmo procedimento, com uma nova inserção de pano.

Quando terminar, e o dispositivo parecer completamente seco, você pode passar outro pedaço do mesmo pano sobre o dispositivo sem molhar. Além disso, se você usar uma capa para o seu telefone, poderá aplicar o mesmo procedimento para limpá-lo. Dependendo do material dele, você pode até lave completamente com água e sabão.