Skip to content

Como dar aulas virtuais por WhatsApp usando didática passo a passo (exemplo)

19 de abril de 2021

Diante de tantas mudanças pelas quais o mundo está passando recentemente, tivemos que mudar nossa maneira de fazer até as tarefas mais cotidianas; para se adaptar a tudo o que está acontecendo. E uma das atividades que mais mudou, sem dúvida, foi receber e ensinar de forma normal. Por isso, se você quer inovar neste campo, hoje mostramos como dar aulas virtuais no WhatsApp usando didática passo a passo.

Quer você lecione como professor de escola ou simplesmente queira começar a ministrar um curso ou seminário, os conselhos que daremos a seguir serão, sem dúvida, de grande ajuda para cumprir essa tarefa. Recomendamos que você continue lendo e descubra como tirar o melhor proveito do aplicativo WhatsApp para dar aulas virtuais com facilidade e rapidez.

Como dar aulas virtuais no WhatsApp?

Quem hoje não tem o aplicativo WhatsApp no ​​smartphone? Esta famosa rede social é usada em todo o mundo por mais de 2.000 milhões de usuários. E é compreensível, pois oferece uma muitas opções que nos permitem manter contato com nossos entes queridos e até mesmo iniciar um negócio de forma simples e prática.

Se você quiser e precisar, pode até usar o WhatsApp como uma excelente ferramenta para ministrar aulas virtuais. Mas como você pode usar o WhatsApp dessa forma? Bem, a seguir daremos algumas dicas para criar uma sala de aula virtual e aproveitar ao máximo seu aplicativo WhatsApp.

Como usar o WhatsApp para dar aulas virtuais?

WhatsApp nos oferece um Infinitas possibilidades que até nos permitem usá-lo para dar aulas virtuais. Sem dúvida uma das melhores, é a opção de formar grupos com quem quisermos e assim compartilhar informações de uma forma mais simples e generalizada.

A partir dos mesmos grupos, é possível compartilhar com os demais vídeos, arquivos, mensagens, fotos e áudios de até 100 MB que facilitarão muito a tarefa de ensino online. Tudo que você precisa fazer para usá-los é criar um grupo e convidar participantes. Além disso, você pode criar grupos nos quais apenas o administrador fala e abrir o chat ao público de vez em quando, para que tudo funcione melhor.

Por outro lado, o WhatsApp também tem suas famosas videochamadas. As videochamadas do WhatsApp podem hospedar até 8 participantes, que podem contribua com suas ideias de uma maneira ordenada. Basicamente, o WhatsApp pode ser visto como uma excelente opção para ministrar aulas virtuais.

Dicas para dar aulas virtuais no WhatsApp

É verdade que hoje temos muitas ferramentas que facilitam nossos estudos e, neste caso, ministramos e recebemos aulas virtuais. Mas podemos não saber como usá-los da melhor maneira possível e isso atrapalha o tempo que gastamos ensinando. É por isso que agora damos algumas dicas que podem ser muito úteis quando dar aulas no WhatsApp:

  • Tente se apoiar com outras ferramentas. É sempre bom usar várias ferramentas que facilitam o nosso trabalho, e dar aulas virtuais com o Google Classroom ou apoiá-lo em algumas outras ferramentas desse tipo, será de grande ajuda para você.

smartphone com whatsapp e notebook

  • Sempre se esforce para manter a ordem. Por não ter aulas presenciais, confusão e dúvidas estão na ordem do dia, mas se você tentar comunicar com pedido e você incentiva os alunos a fazerem também, tudo fluirá muito melhor. Além disso, estabeleça regras de comportamento, assim como faria em uma sala de aula normal.
  • Crie atividades divertidas e diferentes. Isso é especialmente útil se você ensinar crianças, pois tarefas monótonas podem desmotivá-las. Use grupos do WhatsApp para criar discussões ou jogar jogos nas videochamadas, é algo que sem dúvida os anima.
  • Tente compartilhar como se estivesse pessoalmente. Claro, cada professor e grupo de alunos é diferente, mas fazer videochamadas e até mesmo usar o Zoom para dar aulas virtuais pode ser muito útil.

Esperamos que todo este guia possa ser de grande utilidade para você, e que você consiga criar uma sala de aula virtual de qualidade com a ajuda do aplicativo WhatsApp.