O WhatsApp busca ser um meio de comunicação em tempo real entre pessoas que estão em diferentes partes do mundo, utilizando funções de mensagens, ligações, videochamadas e ferramentas como compartilhamento de fotos, áudio de voz, localização, entre outras.
Além disso, o WhatsApp não só possui ferramentas para melhorar a experiência de seus usuários ao se comunicar com outras pessoas por meio da plataforma, como também possui ferramentas para melhorar a privacidade do aplicativo e seus usuários. Possui diferentes opções de privacidade, incluindo a opção de bloqueio de impressão digital, abaixo você aprenderá como ativá-lo em seu dispositivo móvel.
Como ativar o bloqueio de impressão digital do WhatsApp no Android?
O WhatsApp é um aplicativo desenvolvido para cumprir suas principais funções, que são mensagens instantâneas, chamadas e videochamadas, além de algumas ferramentas como compartilhar status, fotos, arquivos diferentes, localização, entre outras. No entanto, embora o aplicativo anteriormente oferecesse privacidade a seus usuários ao criptografar mensagens, a privacidade no próprio dispositivo móvel ainda estava em risco por não oferecer uma ferramenta que bloqueasse o acesso ao WhatsApp.
Por isso, o aplicativo WhatsApp para melhorar seus serviços, e pensando na privacidade e segurança de seus usuários, já que dentro do aplicativo geralmente são estabelecidas conversas ou enviados arquivos importantes ou privados, decidiu desenvolver e adicionar ao aplicativo novos funções de bloqueio para Android e iOS. No caso do Android, sua função é conhecida como bloqueio de impressão digital.
A função de bloqueio de impressão digital cumpre precisamente o que seu nome promete, pois quando esta função está ativa, dá aos usuários a opção de poder bloquear e desbloquear o WhatsApp com uma impressão digital previamente cadastrada nas configurações do aplicativo. Ao tentar acessar o WhatsApp, o usuário deve fazê-lo com sua impressão digital, mesmo quando o dispositivo móvel já estiver desbloqueado.
Dispositivos compatíveis e incompatíveis
Graças às sugestões dos usuários, a plataforma WhatsApp ficou encarregada de desenvolver e implementar o bloqueio de impressão digital para acessar o aplicativo, a fim de melhorar a segurança e a privacidade de seus usuários. Pois bem, no dia a dia, mensagens, informações ou arquivos que podem ser de grande importância e que não deveriam ser vistos por outras pessoas costumam ser enviados e também recebidos, portanto, esta função é responsável por garantir que isso seja feito dessa forma.
Infelizmente, embora o WhatsApp queira que todos os seus usuários possam usufruir desse recurso feito especialmente para melhorar sua privacidade, seus dispositivos móveis deve ter algumas orientações para que sejam compatíveis. Como diretriz principal, o aparelho deve possuir um sensor de impressão digital, caso contrário esta função não estará disponível para uso. Além disso, seu sistema operacional deve ser Android 6.0 ou superior, para suportar impressão digital.
Etapas para ativar o bloqueio de impressão digital
No caso de querer adicionar o bloqueio de impressão digital ao WhatsApp, como forma adicional de obter mais privacidade, as etapas para ativá-lo são as seguintes. Primeiro, entre no aplicativo, clique nos três pontos localizados no canto superior direito para exibir as opções, clique em configurações, depois conta e por fim, privacidade, uma vez lá desça até o último opção que é o bloqueio de impressão digitaltoque para ativar a opção.
Uma vez ativada a opção de impressão digital, você deve configurar a impressão digital que terá acesso ao aplicativo, além disso, você pode configurar o tempo que decorrerá antes que seja necessário inserir novamente a impressão digital e decidir se pode ser visualizado o conteúdo das mensagens nas notificações ou não.
Como bloquear o WhatsApp com Face ID ou Touch ID no iPhone?
O aplicativo WhatsApp não só possui ferramentas desenvolvidas para melhorar a experiência de seus usuários ao se comunicar com outras pessoas pela plataforma, como também possui ferramentas para melhorar a privacidade do aplicativo e de seus usuários. Pois bem, dia após dia, as conversas costumam ser realizadas no aplicativo em que são enviadas mensagens e informações que são privadas.
Por isso, o WhatsApp adicionou novos recursos para proteger a privacidade de seus usuários. No caso dos iPhones, eles têm duas opções de privacidade diferentes, que são Face ID e Touch ID. Ao ativar a opção Face ID, será necessário apenas dar uma olhada na tela para que seja detectado pelo dispositivo móvel, tornando-o mais eficiente ao entrar no aplicativo.
Etapas para ativar esses bloqueios
No caso de querer bloquear o WhatsApp no iPhone com Face ID ou Touch ID, como forma adicional de obter maior segurança e privacidade, os passos para ativá-lo são os seguintes. Primeiro, você deve entrar no aplicativo, abrir as configurações, clicar em conta, depois privacidade e lá bloqueio de tela, pressionar e ativar a opção de Exigir Face ID ou Exigir Touch ID, finalmente determinar o tempo de inatividade entre 1 minuto, 15 segundos e um hora. E estaria pronto.
O que fazer se o Touch ID ou Face ID não estiver respondendo?
Antes de começar a usar o recurso Face ID em um dispositivo iPhone ou iPad, o usuário precisa configurar um código previamente. Este código servirá como método preventivo, pois será o que deverá ser inserido em situações em que o Touch ID ou Face ID não respondem, ou após 5 tentativas malsucedidas de reconhecer o rosto do usuário.