Skip to content

Como criar um disco de recuperação e reparo do sistema no Windows 10?

10 de junho de 2021

Quando há problemas no Windows 10 e não é possível iniciá-lo corretamente, devemos criar um disco de recuperação para reparar o sistema operacional. Se você quer saber Como criar um disco de recuperação e reparo do sistema no Windows 10? preste atenção neste artigo porque ele oferece uma solução viável.

Como criar um disco de recuperação e reparo do sistema no Windows 10?

Existem bugs que afetam a produtividade do sistema operacional Windows 10. Consequentemente, diminui a produtividade e impede o uso normal do equipamento. Nessas circunstâncias, é oportuno recorrer a uma alternativa que facilite o restabelecimento do sistema.

Aqui estão todas as informações que você precisa saber sobre os discos de reparo e recuperação do sistema e o método para criar um disco de reparo com o objetivo de corrija qualquer falha o que impede a inicialização normal do Windows 10.

Antes de começar, pode ser necessário ativar o ambiente de recuperação do Windows WinRe. Sem mais delongas, continuamos com este guia.

O que é um disco de reparo e recuperação?

Um disco de reparo e recuperação é uma unidade externa que contém uma cópia do sistema operativo e os drivers que foram instalados em um computador. Esse disco permite que o computador seja restaurado ao estado anterior em reparo ou reinicialização do sistema.

Nesse sentido, o Windows 10 oferece uma ferramenta de reparo e recuperação que pode ser armazenada em um dispositivo USB; isso é chamado “Unidade de recuperação”. Além disso, é possível usar uma unidade de CD ou DVD conhecida como “Disco de reparo do sistema”.

Para que serve o disco de reparo e recuperação?

O disco de reparo e recuperação é utilizado para reparar erros e reinstalar o sistema a partir de uma versão genérica que não dependerá de nenhum usuário ou conta associada, evitando assim baixar e instalar o Windows 10 do zero. Com um disco de reparo e recuperação é possível realizar uma restauração do computador ou criar um backup.

Crie o disco de recuperação e reparo do sistema operacional Windows 10

Antes de criar o disco de recuperação, você deve obter uma memória USB que tenha 16 GB mínimo de espaço. O processo é semelhante à criação de um USB inicializável com Rufus e também recomendamos fazer backup dos dados no Pendrive antes de começar.

Este dispositivo de armazenamento irá ajudá-lo a criar o disco de reparo e recuperação do sistema Windows 10.

Computadores Windows 10

Primeiros passos

Inicialmente, você deve ir ao menu iniciar e na tecla Windows do tipo teclado “Disco de recuperação”. Você verá duas opções para selecionar “Criar uma unidade de recuperação”. Posteriormente, será aberta uma janela na qual você deve conceder permissões de administrador para usar o aplicativo.

Conseqüentemente, você pode seguir o procedimento a partir de uma interface dinâmica. Lá, você deve escolher o tipo de unidade. Você deve selecionar a opção “Faça backup dos arquivos do sistema” e clique no botão “Avançar”.

Use memória USB

A interface irá pedir-lhe para conectar uma memória USB e ao mesmo tempo irá avisá-lo que deve ter pelo menos 16 Gb de espaço disponível. Os dados que o aparelho contiver naquele momento serão apagados, portanto, deve-se tomar precauções antes de utilizar o Pendrive que armazenará uma cópia do sistema.

Exclua dados da memória USB

Assim que você conectar a memória USB, a interface irá avisá-lo de que executará um apagamento dos dados para sobrescrever o disco de recuperação. Então, você tem que pressionar o botão “Para criar” para confirmar e iniciar o processo de criação do disco.

Processo para criar um disco de reparo do sistema no Windows 10

Assim que o processo de criação do disco de reparo e recuperação for iniciado, você deve espere vários minutos até que a interface indique que o disco foi criado com sucesso. Depois disso, os problemas que levaram a esse método de recuperação devem ser resolvidos.

O processo acima se destina especificamente à unidade de armazenamento que contém o sistema operacional, mas também é possível reparar um disco rígido externo danificado e recuperar as informações.