Skip to content

Como criar ou fazer um balanço no Excel para contabilidade e contas

31 de maio de 2021

O programa Excel é um dos mais populares em termos de criação de balanços ou comparações de dados Isso ocorre porque criar planilhas ou fazer formulários no Excel para inserir dados é uma das tarefas mais fáceis de realizar.

Portanto, o que você deve ter em mente ao usar o Excel para fazer um balanço patrimonial é conheça o básico que compõem o balanço. Ou seja, saber o que são Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido ou Patrimônio Líquido, tanto em geral quanto os dados que compõem cada um em sua empresa.

Então, vamos mostrar as etapas que você deve seguir para que você aprenda como fazer um balanço para contabilidade no Excel facilmente.

Quais conceitos incluir em um balanço patrimonial para contabilidade no Excel?

Uma das melhores opções para fazer um balanço é o programa Excel. Bem, você pode use de forma simples e confortável esta plataforma mesmo quando você não lida com fluência com o conceito que define o que é uma planilha.

No entanto, para criar um balanço Para a contabilidade, é fundamental que você conheça os termos que compõem o balanço patrimonial. Portanto, a primeira coisa a fazer é conhecer os conceitos básicos que compõem uma demonstração da posição financeira, pois é o que se apresenta nesta ferramenta.

O primeiro desses elementos são Ativos, que são os ativos que a empresa possui. Da mesma forma, o segundo elemento é composto pelos Passivos da empresa, que são as obrigações de pagamento ou saídas de mercadorias que a empresa possui.

Finalmente, o capital da empresa que refere-se ao dinheiro que a mesma pessoa possui, bem como os ativos convertidos em dinheiro que possui. Este conceito é formado com respeito a todos os Ativos menos todos os Passivos da empresa.

Como fazer um balanço para contabilidade no Excel facilmente?

Depois de entrar no Excel em seu computador ou na plataforma online do Microsoft Office, a primeira etapa para criar um balanço para a contabilidade Nesta plataforma é necessário estabelecer na primeira linha o nome da empresa para a qual efetuamos o referido saldo, juntamente com o período a que corresponde o referido saldo.

Posteriormente, você deve estabelecer uma seção para Ativos, que você entenderá da coluna B a E. Definindo o título de cada operação na célula correspondente. Da mesma forma, você deve estabelecer a seção Passivos da coluna H a K, deixando as colunas A e F livres para listar cada uma delas.

Mais tarde, você deve definir as seções internas correspondentes de Ativos, ou seja, definir atual, fixo e posterior diferido. As demais colunas correspondentes a esta seção serão para você inserir os valores de cada ativo, deixando a última para mostrar o total de cada tipo de ativo.

logotipo do aplicativo excel

Da mesma forma, você deve repetir este processo sob o conceito e seção de as responsabilidades que a empresa tem. Definindo, também, atual, fixa e diferida. Finalmente, você terá que estabelecer uma célula na seção Passivo para mostrar o Patrimônio Líquido.

O que devo ter em mente para fazer um balanço patrimonial no Excel?

Excel é um dos melhores ferramentas para a criação de planilhas, e também é a melhor maneira de criar um balanço patrimonial de maneira rápida e fácil.

Desta forma, deve-se considerar que a importância da criação deste tipo de balanços permite que empresas, organizações e até mesmo pessoas associadas a atividades de negócios, uma visão geral da economia da empresa.

Portanto, considerando que as fórmulas do Excel que você deve usar para criar esta planilha são as mais simples. Você deve ter cuidado com os dados que manipula, pois é essencial que, ao fazer um balanço geral no Excel, o as informações que você tem são precisas e concretas no que diz respeito aos Ativos e passivos disponíveis para a empresa.