Skip to content

Como controlar e desativar o alarme na minha empresa ou casa quando ele é acidentalmente ativado

17 de abril de 2021

A segurança é um aspecto muito relevante hoje, seja para evitar roubo em locais como residência, empresa, entre outros, ou para evitar acidentes devido a falhas em casa (incêndios, falhas elétricas), controle o acesso a determinados locais. Em geral, todos esses aspectos são geralmente monitorados ou controlados por dispositivos de diferentes naturezas, como sistemas de alarme.

Da mesma forma, é importante observar que existem vários sistemas de alarme (Contra incêndio, controlo de acessos, vigilância, entre outros) e para isso são utilizados vários sistemas e aplicações de acordo com o prestador do serviço. Porém, em cada um desses sistemas, você pode manipular os sensores e atuadores de acordo com suas necessidades. Portanto, neste post vamos mostrar como controlar e desativar o alarme em sua empresa ou casa quando ele é acidentalmente ativado.

Controle do sistema de alarme de acordo com sua natureza

O Os sistemas de alarme são classificados em vários tiposNeste post citaremos os mais conhecidos, entre eles os assistidos por App para execução de automação residencial; Além disso, você terá os sistemas clássicos controlados por painéis localizados e controle remoto. Em ambos os casos, será útil saber que você precisa de um elemento intermediário para controlar a ativação e desativação dos alarmes em sua casa ou empresa.

No caso dos aparelhos mais novos, a maioria obedece a projetos voltados para o controle da automação residencial. Neste ponto você pode acessar informações relacionadas ao conceito e função da automação residencial como ramo da eletrônica para melhor compreender o termo. O que mais, esses dispositivos geralmente funcionam em vários softwares controle ou gerenciamento de equipamentos relacionados à proteção da residência ou empresa.

Neste sentido, poderá aceder a estes novos equipamentos como fonte de segurança para a sua casa ou instalações, consoante as necessidades que tiver; já que eles não só funcionam para fornecer controle de acesso, que é um elemento muito importante, mas também permitem que você, entre outras coisas monitorar os estados dos sensores que fornecem informações na presença de fogo, fumaça, intrusos, entre outros.

Alguns dos dispositivos mais utilizados para realizar esta tarefa são o Sonoff Basic, com certeza será útil saber como instalar e configurar o Sonoff para manuseio de alarmes. Nesse sentido, você deve saber que você vai precisar de um smartphone para controlar seu equipamento. Por outro lado, você terá o equipamento, como centros de alarme de incêndio que são comumente gerenciados por controle remoto.

sistema de segurança residencial sem fio

Como desativar o alarme em caso de ativação acidental

No caso de novos dispositivos, softwares como o Google Home costumam ser usados ​​para controlar o equipamento, então você deve acessar de seu smartphone para desativar o alarme em caso de ativação acidental; entretanto, se você tiver um dispositivo Sonoff Basic como hardware para alimentar o seu alarme, você pode reiniciar diretamente no painel do equipamento. Apesar de ser um exemplo, isso se aplica a muitos dos equipamentos atualmente disponíveis no mercado para realizar tarefas de alarme.

Por outro lado, você encontrará dispositivos mais antigos, como painéis de incêndio ou sistemas de segurança controlados remotamente. Nestes casos, a desativação do alarme deve ser feita através do controle remoto. Porém, você encontrará casos em que por motivos de bateria fraca, seja no controle ou no próprio alarme, eles perdem a capacidade de realizar o comando nestes equipamentos e é necessário reiniciar ou substituir a bateria.

Em qualquer caso, deverá sempre tentar desactivar remotamente os alarmes (Via telecomando, Smartphone) e caso isso não surta efeito, terá a opção de desactivação local (no aparelho) através de um botão de reset ou substituindo o baterias em caso de ser necessário. Você também encontrará equipamentos de alarme no mercado que você pode definido para desativar via mensagens de texto padrões com palavras-chave.

Finalmente, se quiser complementar as informações fornecidas, você pode visitar a página oficial do Google Home Assistant, onde verá como fazer configurações usando este software de controle para equipamentos de automação residencial, onde você pode vincular perfeitamente seus alarmes.