Skip to content

Como conectar uma página da Web em HTML a um banco de dados no Access (exemplo)

18 de abril de 2021

Alguns programadores mostram interesse em vincular sua página a um banco de dados. Ação que os permite gerencie suas informações de uma forma mais organizada.

As tabelas são elementos muito comuns em sites. Dependendo do estilo e design dos mesmos, eles são usados ​​para manter o conteúdo dentro de uma ordem específica.

Atualmente, os bancos de dados não só podem ser lidos, mas também combinados, analisado e até modificado por terceiros. Permitindo adicionar um maior grau de dinamismo às tabelas que são fornecidas dentro de uma página web.

No entanto, nem qualquer tabela é considerada dados informativos. Já que para introduzir um banco de dados em uma página é necessário ter uma ferramenta que facilite essa tarefa.

Por um tempo considerável, a Microsoft anunciou a saída do Access. Um software pronto para criar um espaço confortável para os usuários do Windows gerarem seu banco de dados de forma fácil e eficiente.

Gere um arquivo HTML com o Access para sincronizar uma página com um banco de dados

Embora a versão do Access 2010 seja atualmente considerada uma ferramenta desatualizada, a Microsoft continua a anunciar atualizações para que a comunidade possa continuar a usar seus recursos.

O software Access se encarrega de disponibilizar um espaço para a criação de bancos de dados. Embora seja muito comum através de outros programas, este difere porque permite a exportação para uma página web.

Este acesso está disponível graças ao fato de que este é um suplemento do SharePoint. Um espaço que depois de desenhado e publicado, o conteúdo pode ser visto e utilizado por outros usuários através de seus navegadores.

Portanto, uma vez concluída a criação da tabela com seu conteúdo, em vez de vincular uma página a um banco de dados, este programa exportá-lo automaticamente como um arquivo HTML. Por sua vez, também pode ser publicado na rede.

Crie uma página com um banco de dados exportando-o do Access

Depois de concluída a fase de design do banco de dados, você poderá escolher o formato de uma tabela. Para que a conversão seja feita, selecionando o número de linhas e colunas que deseja que apareça no site.

O acesso possui uma opção chamada “Dados externos”. Isso permite exportar o documento criado com uma extensão HTML, da mesma forma que exporta dados para o Excel.

  • Ao clicar nesta opção, aparecerá uma janela que permitirá que você decida entre suas preferências quanto ao formato de saída. Entre as quais está uma muito importante chamada “Pesquisa”.
  • Esta seção da janela é onde você pode localizar o URL ou endereço de armazenamento. Útil caso o servidor da página da web esteja em seu computador, a partir do página onde você deseja que o banco de dados vincule.
  • Por último, certifique-se de que a fidelidade da tabela criada é mantida mesmo após a conversão através de “Exportar dados com o formato e desenho”.
  • Caso queira visualizar a página com um banco de dados que acabou de criar. Você pode clicar em “Abrir o arquivo de destino”, o que ocorrerá automaticamente no navegador padrão do seu computador.

Ressalta-se que se o resultado final não atender às suas expectativas, trata-se de um arquivo com extensão HTML. O mesmo pode ser editável e melhorado por meio de um editor de páginas, como o DreamWeaver.

Opiniões e conclusões

Embora existam versões do Access na Internet que devam ser consideradas “fora de serviço”, o programa ainda apresenta atualizações e melhorias. Aqueles que permitem vincular este tipo de conteúdo para um site da Internet.

Trabalhar com um banco de dados por meio de uma página é muito útil para aqueles sites que operam por meio da interação das pessoas que o visitam. Já que a troca de informações é contínua.

Por isso é necessário criar registros de tudo que é feito dentro dela, já que a sincronização com um banco de dados é uma opção viável para quem deseja lidar com este tipo de página.