Skip to content

Como calcular a depreciação com a função AMORTIZ.PROGRE no Excel (exemplo)

22 de abril de 2021

O Excel possui várias ferramentas para gerenciar e organizar dados. Desde fazer uma agenda diária no Microsoft Excel até funções como AMORTIZ.PROGRE para cálculos financeiros. É por isso que neste artigo vamos ensinar-lhe como calcular a depreciação com a função AMORTIZ.PROGRE no Excel

O que é a função AMORTIZ.PROGRE no Excel?

Se você quer saber como calcular depreciação Com a função AMORTIZ.PROGRE do Excel, é possível aplicar um procedimento que será de grande utilidade para você. Freqüentemente, essa função é usada para obter o cálculo da depreciação para cada período contábil.

Atributos da função AMORTIZ.PROGRE no Excel

Para calcular a depreciação com a função AMORTIZ.PROGRE no Excel, uma série de parâmetros são necessários para dizer ao aplicativo o que eles são os argumentos exigidos por esta função. Falando em datas, com o Excel também podemos calcular facilmente datas futuras ou de vencimento.

Como calcular a depreciação com a função AMORTIZ.PROGRE no Excel

Se você quer aprender a calcular a depreciação com a função AMORTIZ.PROGRE do Excel, você deve ter este aplicativo que faz parte do pacote Office disponível no site oficial da Microsoft, bem como saber perfeitamente a sintaxe dessa função e siga um procedimento que explicaremos a você mais tarde.

Qual é a sintaxe da função AMORTIZ.PROGRE?

A sintaxe da função AMORTIZ.PROGRE no Excel inclui os seguintes parâmetros: o custo do ativo ou a data da sua compra, a data em que termina o primeiro período, o valor residual do ativo no final da sua vida útil, o período, a taxa de depreciação e o ano base. Com todos esses elementos, você pode calcular facilmente a depreciação no Excel.

Para realizar cálculos precisos, é uma boa ideia aprender a usar todas as fórmulas do Excel em uma planilha. Por esse motivo, a sintaxe é relevante para a compreensão do comportamento das funções.

Os parâmetros ‘Base anual’ e ‘Taxa de depreciação’

O parâmetro ‘base’ é opcional e depende de um valor numérico que vai de 0 a 4. Os valores “0” e “2” são para 360 dias no sistema norte-americano, “1” está vinculado à base atual, “3” para 365 dias um ano e “4” para 360 dias por ano no sistema europeu.

Por outro lado, a “taxa de depreciação” varia de acordo com a vida do ativo. Se o ativo tiver entre 3 e 4 anos, a taxa é de 1,5. Enquanto um ativo entre 5 e 6 anos tem uma taxa de 2 e aqueles ativos com mais de 6 anos têm uma taxa de depreciação de 2,5.

Calcule a depreciação com a função AMORTIZ.PROGRE no Excel

Se precisar calcular a depreciação com a função AMORTIZ.PROGRE no Excel, deve-se incluir em uma planilha: o valor ou custo do ativo, a data de compra do ativo, a data final do primeiro período, o valor residual, o período, a taxa de amortização e a base anual.

Usando Pc

Assumindo que cada um destes valores estão incluídos nas células B1, B2, B3, B4, B5, B6, B7 e B8; coloque o cursor na célula onde deseja ver o resultado, escreva a fórmula = AMORTIZ.PROGRE (B1; DATA (ano; mês; dia); DATA (ano; mês; dia); B4; B5; B6; B7; B8) e pressione “Enter”.

Conselhos ao inserir a fórmula

Você deve use a função DATE já que podem aparecer erros quando os usuários inserem datas em formato de texto. Os argumentos da função de data sempre seguem a seguinte ordem: ano, mês e dia separados por “;” (sem aspas)

Insira a função na barra de fórmulas

Você pode usar a barra de fórmulas para calcular a depreciação com a função AMORTIZ.PROGRE no Excel. Para fazer isso, clique em “fx”. Localize a categoria “Financeiro” e clique em “AMORTIZ.PROGRE”. Selecione cada parâmetro da planilha e pressione o botão “OK”.

A barra de fórmulas permitirá que você insira todas as funções que desejar e, posteriormente, poderá conhecer a função utilizada em uma célula com a função UDF se precisar.