Skip to content

Como ativar e configurar o bloqueio dinâmico no Windows 10 de forma rápida e fácil? (Exemplo)

26 de abril de 2021

As versões do sistema operacional Windows, especialmente a 10, oferecem muitas funções úteis e opções de configuração para os usuários. No entanto, muitos dos que fazem uso deste software não sabem como tirar o máximo proveito das opções de configuração. O processo de habilitar e configurar o Windows 10 Dynamic Lock é algo que muitos desconhecem.

À medida que novas versões do Windows 10 aparecem, ele adiciona pequenas funções que podem ser muito úteis. Mas o conhecimento de como manuseá-los, configurá-los e seus benefícios muitas vezes é desconhecido para os usuários.

O que é bloqueio dinâmico?

O bloqueio dinâmico é uma função que permite que o computador se bloqueie automaticamente, quando um dispositivo, como um telefone, se afasta uma certa distância e sai do alcance de conexão com o computador.

Foi criado sob a premissa de que, se você se esquecer de travar o computador antes de movê-lo e se afastar dele, só o faça oferecendo maior segurança aos seus dados de forma simples. Impedir o uso ou manipulação do equipamento por outros usuários.

Esta opção é utilizada principalmente em equipamentos móveis, pois para seu funcionamento o computador deve possuir Bluetooth. Tecnologia não comumente apresentada em computadores de mesa, a menos que dispositivos especializados sejam adicionados a ela. Por este motivo, em todos os computadores não é possível ativar e configurar o bloqueio dinâmico do Windows 10 tão fácil quanto o processo de desativação do serviço antimalware do Windows 10.

Além disso, é necessário ter um celular Android ou iPhone que servirá para avisar ao computador que o usuário saiu do espaço e proceda ao bloqueá-lo. Deve-se notar que, uma vez que a tecnologia utilizada é o Bluetooth, o alcance que o dispositivo deve se afastar para bloquear dependerá do alcançar os dispositivos tem que se desconectar.

Etapas para habilitar e configurar o Windows 10 Dynamic Lock

Antes de ativar a função de bloqueio dinâmico, o telefone deve primeiro ser sincronizado com o computador. Para fazer isso, você deve inserir as configurações do computador clicando no ícone de engrenagem, que se encontra no menu Iniciar do Windows 10.

Depois de entrar na configuração, você deve procurar a opção “Dispositivos” e clique nele. Esta ação levará a outro menu onde você verá a opção “Bluetooth e outros dispositivos.”

Ao selecionar esta opção, você encontrará um botão para ativar ou desativar o Bluetooth do computador. Ele mostrará que está ativado quando ficar azul. Uma vez ativado, clique na opção “Adicionar Bluetooth ou outros dispositivos“Que é identificado com um símbolo de “Adição”.

Esta opção exibirá um menu onde você encontrará a opção “Bluetooth”. Selecioná-lo iniciará a pesquisa de dispositivos próximos com bluetooth ativado. O computador não deve demorar muito para reconhecer e exibir o nome do dispositivo na tela.

Se não mostrar, você precisa reiniciar o bluetooth em ambos os computadores. Caso o erro persista, deve-se proceder à reinstalação dos drivers bluetooth no computador para proceder à ativação e configuração do bloqueio dinâmico do Windows 10.

Quando o dispositivo móvel aparecer na tela, clique nele. Em seguida, um serial aparecerá na tela do computador e na tela do celular. Esses números devem coincidir e, em seguida, selecionar no computador a opção “Ligar“E do telefone o botão”Parceiro”. Ao concluir essas etapas, os dois dispositivos já estarão sincronizados.

restrição do windows 10

Uma vez que os dois dispositivos estão conectados, o bloqueio dinâmico será ativado. Para isso você deve ir para a seção “Contas”Na configuração do equipamento clique na aba “Opções de login”.

O título aparecerá no menu de opções de login “Bloqueio dinâmico” com uma caixa de seleção. Clicar nele irá ativá-lo. Concluindo assim o processo de ativação e configuração do bloqueio dinâmico do Windows 10.