Skip to content

Como abrir discos rígidos do Windows 10 – Desfragmentar e otimizar

3 de janeiro de 2022

No uso diário do computador, utilizamo-lo em diversas tarefas, tanto diretas como pode ser no nosso trabalho, executando programas como Excel ou Word e no nosso uso pessoal como a utilização de jogos online e motores de busca; como tarefas indiretas com programas que executam suas funções automaticamente à medida que os configuramos, como antivírus. Tudo isso resulta em armazenamento de dados no disco rígido. Em discos rígidos, geralmente fazemos partições para organizar o que contêm, como programas e informações pessoais.

A verdade é que esse armazenamento interno não é como pensamos que é feito; porque todos esses objetos são gerencia e armazena diretamente o sistema operacional, neste caso o Windows, para ter acesso rápido a eles quando necessário, O que ocorre é que ele os armazena de forma desordenada, ocupando espaço desnecessário causando lentidão no funcionamento tanto das tarefas de leitura quanto de escrita, o que se denomina fragmentação. Neste artigo, veremos como resolver esse problema.

O que você deve ter em mente antes de desfragmentar e otimizar suas unidades?

Quando precisamos que nosso computador tenha melhor desempenho, pois percebemos que está mais lento, uma das opções é desfragmentar o disco rígido, mas devemos levar em consideração que tipo de disco ele é, pois Se o disco rígido a desfragmentar for do tipo SSD, não é necessário fazer isso, pois não sofre fragmentação. Devemos saber também que esse processo é muito demorado. Isso deve ser feito quando o computador não estiver sendo usado, no caso de o disco ser do tipo HDD, se pudermos fazer esta tarefa porque são eles que sofrem desta doença.

Desfragmentação apenas em discos rígidos mecânicos ou HDD

É isso desaceleração ocorre porque fragmentos espalhados de cada objeto no disco rígido, causam uma bagunça, que demora mais para ser encontrada quando o computador os encontra, o que faz com que a tarefa seja concluída em mais tempo do que deveria, ou seja, o que é fragmentação, isso é algo que pode ser resolvido.

Sim, temos um disco HDD mecânico e o computador é lento, podemos resolver isso seguindo o processo de desfragmentação do Windows 10, para que todos esses fragmentos espalhados possam ser organizados, de forma que quando precisarmos acessar uma tarefa, ela possa ser realizada de forma eficiente e rápida.

Como abrir os discos rígidos do seu computador com Windows 10?

Para ver os volumes dos discos que temos, a primeira coisa que você deve fazer é ir para Iniciar e clicar em Ferramentas Administrativas e Gerenciamento do Computador. Em seguida, vamos para o Gerenciamento de disco para abrir uma janela pop-up, onde os discos rígidos que temos são exibidos.

otimize o seu computador

Deve-se levar em consideração se uma senha foi previamente atribuída a um disco, para este processo é bom retirá-la e depois substituí-la, para evitar que qualquer detalhe possa surgir. Nesta vista, que pode ser gráfica ou em lista, podemos ver o estado do disco e selecionar qual será o que iremos desfragmentar.

Como acessar o aplicativo ‘desfragmentar e otimizar’ em seu PC com Windows 10?

Acessar Essa ferramenta que está integrada no Windows 10 você deve seguir os seguintes passos. Observe que este processo é delicadoCertifique-se de que o equipamento não seja usado e de que você tenha uma fonte confiável de eletricidade para que ele não pare inesperadamente.

Primeiro escrevemos Desfragmentar na inicialização e a opção aparecerá na lista “Desfragmentar disco rígido”, também podemos Acesso pelo Painel de Controle do Windows 10, acessando Todos os elementos do Painel de Controle e clicando em Ferramenta Administrativa na janela pop-up, aqui você dá a opção de Desfragmentar e Otimizar as Unidades.

um disco rígido que não se fragmenta

Quais etapas devem ser seguidas para desfragmentar o computador com êxito?

Depois de localizar o aplicativo de desfragmentação que vem originalmente no Microsoft Windows 10, você só precisa localizar o disco rígido que deseja otimizar, selecioná-lo e clicar no botão Analisar, você deve sempre executar uma análise antes de prosseguirPara saber em que estado se encontra o disco, a aplicação mostra-nos junto ao nome do disco qual o seu estado atual, para sabermos se esta ação pode ser realizada ou não, se está tudo em ordem dá a opção Otimizar , desta forma o processo começará automaticamente