Skip to content

Como a depreciação da moeda afeta as exportações e importações

21 de abril de 2021

Cada país ou grupo de países (como a União Europeia) tem uma moeda que, devido a vários fatores, tem um valor que pode mudar constantemente ou ficar estável por um tempo especificado. Este fenômeno tem consequências muito importantes nos mercados comerciais, uma vez que a exportação e importação de produtos não está isenta do fator mencionado.

A flutuação no valor de uma moeda específica inevitavelmente faz com que os preços subam ou descam. Cada autoridade monetária de cada país do mundo tem políticas aderentes a casos como o valor de suas moedas. Falaremos neste artigo sobre altos e baixos e como isso afeta a exportação e importação de produtos internacionalmente.

Como isso afeta o valor das moedas?

O primeiro fenômeno que ocorre quando o valor de uma moeda flutua é a diminuição ou aumento do preço dos produtos. Se os preços de um produto caem em um país em decorrência da desvalorização, como consequência, as exportações aumentam.

Isso ocorre principalmente porque qualquer comprador está procurando o melhores preços do mercado; Por isso, procuram uma forma de conseguir um maior número de clientes e investir naquele que melhor lhes convém.

Os governantes de um país podem ser um fator que determina o valor de exportação de um produto, as diminuições ou aumentos são sua decisão em linhas gerais, claramente baseadas em estudos feitos para determinar a melhor forma de vender o produto em questão.

Em termos de desequilíbrio na balança comercial, o mercado interno, ao perder poder de compra em relação ao exterior, cria um aumento de preços, deixando como resultado o fenômeno da inflação.

As trocas de moeda têm sido usadas como instrumentos de regulação do mercado. Graças à globalização pela qual passa o mundo, uma inevitável redução de tarifas está ocorrendo, tributando a criação de acordos de livre comércio entre países e, além disso, a entrada de produtos.

Como posso saber em que país vale a pena exportar ou importar?

Para internalizar e entender qual país pode ser um local com impacto positivo nas importações e exportações, podemos começar com o indicador de paridade de poder de compra. Este é um conceito que, basicamente, reflete de forma confiável se uma moeda está em situação sobrevalorizada ou, por outro lado, subvalorizada. Isso é feito facilmente comparando os preços de o mesmo produto em mais de um país.

Algumas nações tendem a aderir à desvalorização de uma moeda para que ela se enfraqueça e, conseqüentemente, ganhe certo tipo de competitividade no mercado internacional, devido aos seus preços. Este barco costuma ser pilotado quando a economia está em um estado de protelando ou retrocedendo.

Quando uma moeda é apreciada, ela obtém lucro sobre as outras. Qualquer comprador terá que pagar uma taxa alta para obter itens na moeda fortalecida. Este indicador refere-se a uma economia não tem uma dependência profunda do comércio.

nota de dólar américa

A economia é mais uma questão de oferta e procura, uma vez que, até agora, nenhum país se considera autossuficiente, pois cada um tem um excedente de recursos mas, por outro lado, uma falha ou insuficiência dos outros. Este fator levou à criação de um mercado de bens e serviços utilizando o mercado externo como meio.

Atualmente a moeda que mais funciona como referência mundial é sem dúvida o dólar norte-americano. É quase como qualquer mercadoria do mundo: se o dólar é escasso, seu valor inevitavelmente aumenta, e o mesmo ocorre ao contrário.

Concluindo o tópico

A tendência usada para o dinheiro de uma nação se valorizar ou se desvalorizar, afetando seu valor, também tem um efeito direto sobre as importações e exportações em todo o mundo. A flutuação da moeda tornará o produto mais caro ou mais barato no mercado externo. Uma moeda forte faz com que o comércio com outros países diminua devido à questão da competitividade.

Os compradores estão sempre atentos aos melhores preços do mercado, criando um fenômeno que afeta moedas mais fracas e os ajuda a ter um impacto maior. Esperamos que este artigo tenha sido útil.