Skip to content

O que é a plataforma Microsoft Azure? Como funciona e para que serve?

19 de abril de 2021

A computação avança cada vez mais rápido do que nas décadas anteriores, facilitando um melhor manuseio da informação digital. Para isso, foi criado plataformas de armazenamento de dados em nuvem virtual, que são controlados e organizados a partir de redes informatizadas. Nesse caso, você deve ter ouvido falar do Microsoft Azure como um conceito de computação em nuvem; mas você pode estar se perguntando o que é e como funciona.

O que é o Microsoft Azure?

Microsoft Azure é, um plataforma de armazenamento de pagamento público para o uso permitido pela Microsoft. Graças ao computador host, você pode rapidamente compilar e gerenciar aplicativos na rede global do data center da Microsoft. Você pode até criar páginas da web com o Microsoft Azure facilmente graças ao novo serviço que tem em sua plataforma.

O servidor desta plataforma possui uma estrutura flexível como, por exemplo, servidores tangíveis, máquinas eletrônicas, sistema de desenvolvimento e armazenamento.

Obviamente, deve-se ter em mente que, quando se trata de armazenamento público, isso não significa que o público em geral tenha acesso. Só aqueles tem as credenciais correspondentes Eles podem entrar no portal do Azure, onde todos os servidores são gerenciados.

Como funciona o Microsoft Azure?

Antes de criar uma conta no Microsoft Azure, você pode querer saber como funciona e quais as vantagens que ela tem, conforme explicamos aqui.

No armazenamento, podemos incluir Backup, que é um serviço de backup remoto, que é gerenciado online por empresas. Neste caso, a plataforma Microsoft gera uma conexão online remotamente, copiando e armazenando os arquivos do seu computador.

Este tipo de programa permite coletar, compactar, circular dados dos servidores do provedor, bem como o proteção de seus dados armazenados. As alterações feitas são salvas na nuvem do Azure automaticamente.

E dependendo da necessidade que você apresenta, existem outros servidores, como Blob Storage, que são para dados genéricos, ou Disk Storage, para máquinas virtuais.

O software de virtualização é uma tecnologia que dá a oportunidade de executar sistemas operacionais mutuamente diferentes, com convidados únicos. Além disso, realiza uma reprodução virtual de um hardware no servidor, capaz de aumentar os servidores virtuais em um curto espaço de tempo com Windows ou Linux.

De acordo com as circunstâncias exigidas pela empresa ou usuário desta plataforma, pagando pelos minutos em trabalhos específicos.

Por outro lado, mencionamos que outras funções que o Microsoft Azure tem para você como usuário deste serviço de nuvem digital.

  1. Avaliação: você vai realizar uma varredura de dados em tempo real.
  2. Data center: você pode contratar DB em modo PaaS ou IaaS.
  3. Facilitadores: com o desenvolvimento de aplicativos pode conter execução da nuvem digital.
  4. DevOps: crie e integre software de desenvolvedor.
  5. IA e Aprendizado de Máquina: você poderá desenvolver serviços acadêmicos, bits e serviços equipados com inteligência artificial.
  6. Documentação: você tem diante de si a possibilidade de gerenciar o diretório atual da nuvem sincronizado com o resto dos serviços.
  7. Conexão: através das redes você pode implantar serviços como VPN, atribuir um endereço IP estático na máquina virtual.
  8. Garantia: terá um serviço de segurança para que a infraestrutura não tenha nenhum risco.

Vantagens de usar o Microsoft Azure

Mostramos brevemente as vantagens de usar o Plataforma Microsoft Azure para armazenamento digital hoje.

benefícios do microsoft azure

  1. Flexibilidade: a implementação de longos períodos de retorno pode ser simplificada, além de agilizar a configuração adaptando-se às condições do sistema em um curto espaço de tempo.
  2. Pagamento por uso: graças ao avanço da tecnologia da informação, você evitará a aquisição de máquinas físicas e sua manutenção será coisa do passado.
  3. Ferramentas: com a grande simplicidade desta plataforma você tem material para monitorar capacidade e desempenho da mesma. Além disso, pague apenas pelo que você realmente precisa com a previsão da escala que a plataforma gera.

E como informação importante, você pode adicionar um disco rígido à sua máquina virtual usando o Windows 10 e, assim, expandir mais o espaço do mesmo. Esperamos que este artigo seja muito útil para você ao usar o Microsoft Azure e todos os serviços que ele fornece a seus usuários.