Skip to content

Como atribuir um endereço IP estático a uma máquina virtual no Microsoft Azure? (Exemplo)

14 de abril de 2021

Para resolver a mudança contínua de IP em máquinas virtuais, você precisará criar um endereço IP estático com o Microsoft Azure. Desta forma, poderá manter a comunicação com esta máquina virtual que possui um endereço IP público, mas garantindo que não irá mudar constantemente.

Além disso, existem outros benefícios e razões pelas quais você pode precisar atribuir este tipo de endereço IP ao seu Máquinas virtuais, sendo um conhecimento que nunca fará mal se você usar o Azure, ou planeja começar a usá-lo. Uma das razões pelas quais ter um IP estático é continuar a conectar sua Máquina Virtual a outras através de uma rede sem fio.

Atribua o IP estático com o Microsoft Azure na máquina virtual

Como esperado, antes de atribuir qualquer endereço IP, você deve primeiro inserir a porta oficial do Microsoft Azure e fazer login. Se não tiver uma conta, você pode criar uma rapidamente e sem a necessidade de um cartão de crédito e, em seguida, localizar o conjunto separado de “Máquinas virtuais” no menu lateral e pressione-o.

Desta forma, você verá os elementos virtuais que possui. Agora você terá que selecionar a unidade à qual deseja atribuir o IP estático com o Microsoft Azure.

As opções desse elemento serão abertas, onde você deve localizar o rótulo “Endereço IP público” ou “DNS”, localizado no lado direito da tela, continue clicando nesse link.

Assim, irá mostrar-lhe o endereço que está estabelecido no momento. No painel esquerdo, você deve selecionar o item “Contexto”.

Nele irá dizer que tipo de endereço ele possui e, embaixo, haverá uma barra onde você deve escrever “MyPublicIpAddress”, então selecione “Estático” no tipo de IP que você deseja e pressione “Aceitar”. Se os outros valores já estiverem configurados, basta ir à página de resumo e salvar os dados ou criá-los.

Criação de uma máquina virtual

Você pode criar uma máquina virtual e atribuir a ela o endereço IP estático com o Microsoft Azure, basta seguir algumas etapas simples. Primeiro, depois de fazer logon no Azure, você deve selecionar “+ Criar um recurso”Do canto superior esquerdo da tela.

Em seguida, você deve escolher “Processar”, onde você encontrará o elemento “Máquina virtual Windows Server”, Clique nele para continuar. Agora você deve preencher os campos obrigatórios, como nome, senha, localização e outros semelhantes. Depois disso, é recomendado que você use os valores padrão para finalmente acertar “Aceitar”.

Por último, terá que escolher um tamanho para a referida máquina virtual e, agora, pode realizar o procedimento anterior para poder aplicar um IP estático a ela com o Microsoft Azure.

Para melhorar o desempenho de sua máquina virtual, a melhor coisa que você pode fazer é adicionar um disco rígido a ela.

Por que atribuir IPs estáticos?

Esta é a única maneira de evitar a reinicialização da máquina virtual de perder endereço IP público que ele utilizou, na verdade, é uma forma de manter a comunicação constante e mais segura por meio desses dispositivos.

Além disso, garante que o redirecionamento para os sites de interesse seja feito de forma adequada, sem apresentar problemas ou inconvenientes.

Um aspecto positivo deste procedimento é que você pode fazer isso mesmo quando a máquina virtual está desligada e nenhum endereço dinâmico atribuído. Para isso, basta selecionar a máquina em questão e realizar o procedimento que antes podia ver em detalhes.

PESSOA TRABALHANDO

Usos do Microsoft Azure

A importância de poder atribuir endereços estáticos do Azure reside no uso adequado desse serviço da Microsoft.

O mesmo é uma nuvem chamado como público, com um recurso pago e com o qual é possível implementar, coletar e gerenciar rapidamente certos aplicativos em uma rede de dados de condição global. Outro grande uso que o Microsoft Azure pode oferecer é a criação de páginas da web.

Ele também permite que você armazene dados em tais servidores mundiais. Suportando a criptografia do mesmo e as cópias de backup e, claro, um mecanismo incrível de recuperação de informação.

Na verdade, as máquinas virtuais são apenas algumas das grandes possibilidades que o Azure oferece, tanto para Linux como para Windows, cuja capacidade é bastante considerável e adequada aos fins e objetivos definidos.