
A Internet é uma faca de dois gumes. Pode ser uma ótima ferramenta, mas se não a usarmos corretamente, podemos nos machucar. Desta vez, queremos nos concentrar neste último aspecto e comentar sobre um tipo de ataque amplamente utilizado por pessoas mal-intencionadas. Em seguida, vamos te ensinar como evitar e proteger seu navegador contra ataques de clickjacking.
O que são ataques de clickjacking?
Clickjacking também é conhecido como sequestro de clique, sobreposição de iframe ou ataque de deslocamento de IU. Podemos definir o ataque de clickjacking como a técnica maliciosa que os cibercriminosos implementam para convencer suas vítimas a fazer clique em um link, URL ou botão que parece inofensivo e seguro; mas a realidade é que é um código malicioso.
Quando os usuários clicam em links ou botões inofensivos, eles abrem as portas de seus computadores para que hackers roubem informações pessoais, instalem malware ou até mesmo assumam o controle dos computadores. Alguns até fazem isso para roubar “curtidas” nas redes sociais.
O clickjacking funciona da seguinte maneira: o hacker cria um site falso ou usa páginas vulneráveis; a fim de incorporar um infravermelho transparente abaixo de um link, botão ou página legítima. Portanto, quando o usuário clica naquele item que parece seguro, o iframe embutido pelo hacker é executado no computador e abre as portas para todas as informações confidenciais.
Por exemplo, se você entrar em uma página da web e vir uma publicação que diz: se você clicar aqui, você ganhará muito dinheiro, o invasor alinha um botão oculto com o botão real. Ao clicar nesse botão, você estará clicando no botão invisível, então o hacker começará a agir no seu dispositivo.
Os cibercriminosos também podem usar a mídia social para adicionar código malicioso a seus botões mais populares, como os botões “Curtir” no Facebook e Instagram. Embora esse ataque possa parecer inofensivo, ele também pode ser usado para propósitos mais mortais, como assumir o controle total de sua equipe.
Este tipo de ataque é difícil de detectar porque o hacker cuida de disfarçar seus códigos malignos como parte legítima de um site; também tira proveito da curiosidade, da fraqueza humana e do desejo de obter coisas gratuitas para trapacear.
Como evitar e proteger meu navegador contra ataques de clickjacking
- A principal medida que os usuários podem tomar para evitar esse ataque é usar o julgamento e seja cauteloso ao usar a internet. Isso é importante porque os atacantes cibernéticos usam a ingenuidade de suas vítimas e a fraqueza humana para executar ações inconscientemente.
- Não clique em links ou ofertas suspeitas que pareçam muito atraentes porque podem ser uma farsa. Esses tipos de ameaças são um dos muitos perigos das mídias sociais.
- Utiliza navegadores reconhecidos por sua segurança, entre eles Google Chrome, Safari, Firefox, Opera; e atualizá-los com frequência.

- Instale extensões em seu navegador para complementá-lo. Entre eles estão NoScripr ou NotScript que se encarregam de bloquear aquelas páginas ou seções que considere perigosas.
- Instale antivírus em seus computadores com proteção de navegador e mantenha-os atualizados para evitar vulnerabilidade no sistema. Se você não sabe qual baixar, consulte a lista que preparamos com os melhores antivírus gratuitos e pagos para PC.
- Tenha cuidado com as páginas que usam seu próprio ponteiro; porque eles podem exibir um ponteiro falso que é usado para fazer a vítima clicar em botões falsos.
- Também é recomendado configurar um modelo de navegação manualmente com o objetivo de que os iframes tenham um fundo escuro e, assim, evitem elementos transparentes colocados por hackers em páginas da web autênticas.
- Configure e melhore a segurança do seu Firefox, Chrome, Opera ou qualquer outro navegador que você use.
- Desative o JavaScript ou plug-ins específicos em seu navegador, que são funções automáticas com certa vulnerabilidade.
Evite ser vítima de pessoas inescrupulosas que abundam na internet, tomando as medidas necessárias para proteger o seu navegador e dispositivo eletrônico. Nunca pense que você não será vítima desses cibercriminosos, sempre seja cauteloso e use o bom senso ao usar a internet.